TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543 |
Resumo: | Objetivo: identificar estratégias de ensino facilitadoras para a formação do Enfermeiro na visão de discentes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em três universidades do sul do Brasil, por questionário semiestruturado, com 258 discentes de Enfermagem, entre março e abril de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: sobre estratégias de ensino, verificou-se que as facilitadoras da aprendizagem durante aulas teóricas relacionavam-se aos recursos audiovisuais 67 (33,16%), aulas dinâmicas 67 (33,16%), discussão de artigos 60 (29,70%), trabalhos em grupo 47 (23,26%). As estratégias de ensino menos citadas foram: seminários, resumos de aulas anteriores e artigos, estudo de caso. Sobre estratégias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaram outras oportunidades de aprendizado além daquelas oferecidas no currículo da graduação. Conclusões: conclui-se que os discentes consideram múltiplas formas facilitadoras utilizadas como estratégias de ensino, sendo as mais citadas aulas dinâmicas, trabalhos em grupo e problematização. |
id |
UFPR-15_1be47141e12b1d2054d29ba4c003a05e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/55543 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDYESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA EN LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA: ESTUDIO DESCRIPTIVOESTRATÉGIAS DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO DESCRITIVOEnfermería; Educación en enfermería; Educación superior; Aprendizaje; Estudiantes de enfermería; Docente de enfermería.Enfermagem, EnsinoEnfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior; Aprendizagem; Estudantes de enfermagem; Docente de enfermagem.Nursing; Nursing education; Higher education; Learning; Nursing students; Nursing professor.Objetivo: identificar estratégias de ensino facilitadoras para a formação do Enfermeiro na visão de discentes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em três universidades do sul do Brasil, por questionário semiestruturado, com 258 discentes de Enfermagem, entre março e abril de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: sobre estratégias de ensino, verificou-se que as facilitadoras da aprendizagem durante aulas teóricas relacionavam-se aos recursos audiovisuais 67 (33,16%), aulas dinâmicas 67 (33,16%), discussão de artigos 60 (29,70%), trabalhos em grupo 47 (23,26%). As estratégias de ensino menos citadas foram: seminários, resumos de aulas anteriores e artigos, estudo de caso. Sobre estratégias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaram outras oportunidades de aprendizado além daquelas oferecidas no currículo da graduação. Conclusões: conclui-se que os discentes consideram múltiplas formas facilitadoras utilizadas como estratégias de ensino, sendo as mais citadas aulas dinâmicas, trabalhos em grupo e problematização.Objetivo: identificar estrategias de enseñanza que sean facilitadoras para la formación del Enfermero en la visión de discentes de enfermería. Método: estudio cuantitativo, descriptivo y transversal, que se realizó en tres universidades del sur de Brasil, por medio de cuestionario semiestructurado, con 258 discentes de Enfermería, entre marzo y abril de 2014. Se analizaron los datos por estadística descriptiva con frecuencias absolutas y relativas. Resultados: acerca de las estrategias de enseñanza, se verificó que las facilitadoras del aprendizaje durante clases teóricas se asociaban a los recursos audiovisuales 67 (33,16%), clases dinámicas 67 (33,16%), discusión de artículos 60 (29,70%), trabajos enequipo 47 (23,26%). Las estrategias de enseñanza menos citadas fueron: seminarios, resúmenes de clases anteriores y artículos, estudio de caso. Sobre estrategias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaron otras oportunidades de aprendizajeademás de aquellas ofrecidas en el currículo de la graduación. Conclusiones: se concluye que los discentes consideran múltiples formas facilitadoras utilizadas como estrategias de enseñanza, siendo las más citadas clases dinámicas, trabajos enequipoy problematización.Objective:To identify teaching strategies that facilitate nurses’ training according to the views of nursing studentsMethod: A quantitative, descriptive and cross-sectional study carried out in three universities in the south of Brazil, through a semi-structured questionnaire, with 258 nursing students, in March and April, 2014. Data were analyzed by descriptive statistics using absolute and relative frequencies. Results:Regarding teaching strategies, it was found that the audiovisual resources: 67 (33.16%), dynamic classes: 67 (33.16%), discussion of scientific articles: 60 (29.70%), group work 47 (23.26%) were the strategies that facilitate learning during lecture classes. Less cited teaching strategies included seminars, summaries (students are asked to summarize what they learned in previous classes) and discussion of scientific articles and case studies. On facilitating strategies, 48 (20%) students sought other learning opportunities in addition to those offered in the undergraduate program.Conclusions:It is concluded that the nursing students perceive many facilitating methods as teaching strategies. The strategies most often reported were dynamic classes, group work and problematization.Universidade Federal do ParanáPeres, Aida MarisRocha, Jessika RodriguesCaveião, CristianoHipolito, Ana Carla LemosMantovani, Maria de Fátima2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquantitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5554310.5380/ce.v23i4.55543Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)2176-91331414-853610.5380/ce.v23i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31218https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31219https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31220Direitos autorais 2018 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:15:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/55543Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:15:40Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY ESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA EN LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA: ESTUDIO DESCRIPTIVO ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO DESCRITIVO |
title |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY |
spellingShingle |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY Peres, Aida Maris Enfermería; Educación en enfermería; Educación superior; Aprendizaje; Estudiantes de enfermería; Docente de enfermería. Enfermagem, Ensino Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior; Aprendizagem; Estudantes de enfermagem; Docente de enfermagem. Nursing; Nursing education; Higher education; Learning; Nursing students; Nursing professor. |
title_short |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY |
title_full |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY |
title_fullStr |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY |
title_full_unstemmed |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY |
title_sort |
TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY |
author |
Peres, Aida Maris |
author_facet |
Peres, Aida Maris Rocha, Jessika Rodrigues Caveião, Cristiano Hipolito, Ana Carla Lemos Mantovani, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Jessika Rodrigues Caveião, Cristiano Hipolito, Ana Carla Lemos Mantovani, Maria de Fátima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Aida Maris Rocha, Jessika Rodrigues Caveião, Cristiano Hipolito, Ana Carla Lemos Mantovani, Maria de Fátima |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermería; Educación en enfermería; Educación superior; Aprendizaje; Estudiantes de enfermería; Docente de enfermería. Enfermagem, Ensino Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior; Aprendizagem; Estudantes de enfermagem; Docente de enfermagem. Nursing; Nursing education; Higher education; Learning; Nursing students; Nursing professor. |
topic |
Enfermería; Educación en enfermería; Educación superior; Aprendizaje; Estudiantes de enfermería; Docente de enfermería. Enfermagem, Ensino Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior; Aprendizagem; Estudantes de enfermagem; Docente de enfermagem. Nursing; Nursing education; Higher education; Learning; Nursing students; Nursing professor. |
description |
Objetivo: identificar estratégias de ensino facilitadoras para a formação do Enfermeiro na visão de discentes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em três universidades do sul do Brasil, por questionário semiestruturado, com 258 discentes de Enfermagem, entre março e abril de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: sobre estratégias de ensino, verificou-se que as facilitadoras da aprendizagem durante aulas teóricas relacionavam-se aos recursos audiovisuais 67 (33,16%), aulas dinâmicas 67 (33,16%), discussão de artigos 60 (29,70%), trabalhos em grupo 47 (23,26%). As estratégias de ensino menos citadas foram: seminários, resumos de aulas anteriores e artigos, estudo de caso. Sobre estratégias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaram outras oportunidades de aprendizado além daquelas oferecidas no currículo da graduação. Conclusões: conclui-se que os discentes consideram múltiplas formas facilitadoras utilizadas como estratégias de ensino, sendo as mais citadas aulas dinâmicas, trabalhos em grupo e problematização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion quantitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543 10.5380/ce.v23i4.55543 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v23i4.55543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31218 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31219 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cogitare Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cogitare Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018) Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018) Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v23i4 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068301947371520 |