TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Aida Maris
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Jessika Rodrigues, Caveião, Cristiano, Hipolito, Ana Carla Lemos, Mantovani, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543
Resumo: Objetivo: identificar estratégias de ensino facilitadoras para a formação do Enfermeiro na visão de discentes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em três universidades do sul do Brasil, por questionário semiestruturado, com 258 discentes de Enfermagem, entre março e abril de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: sobre estratégias de ensino, verificou-se que as facilitadoras da aprendizagem durante aulas teóricas relacionavam-se aos recursos audiovisuais 67 (33,16%), aulas dinâmicas 67 (33,16%), discussão de artigos 60 (29,70%), trabalhos em grupo 47 (23,26%). As estratégias de ensino menos citadas foram: seminários, resumos de aulas anteriores e artigos, estudo de caso. Sobre estratégias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaram outras oportunidades de aprendizado além daquelas oferecidas no currículo da graduação. Conclusões: conclui-se que os discentes consideram múltiplas formas facilitadoras utilizadas como estratégias de ensino, sendo as mais citadas aulas dinâmicas, trabalhos em grupo e problematização.
id UFPR-15_1be47141e12b1d2054d29ba4c003a05e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/55543
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDYESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA EN LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA: ESTUDIO DESCRIPTIVOESTRATÉGIAS DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO DESCRITIVOEnfermería; Educación en enfermería; Educación superior; Aprendizaje; Estudiantes de enfermería; Docente de enfermería.Enfermagem, EnsinoEnfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior; Aprendizagem; Estudantes de enfermagem; Docente de enfermagem.Nursing; Nursing education; Higher education; Learning; Nursing students; Nursing professor.Objetivo: identificar estratégias de ensino facilitadoras para a formação do Enfermeiro na visão de discentes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em três universidades do sul do Brasil, por questionário semiestruturado, com 258 discentes de Enfermagem, entre março e abril de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: sobre estratégias de ensino, verificou-se que as facilitadoras da aprendizagem durante aulas teóricas relacionavam-se aos recursos audiovisuais 67 (33,16%), aulas dinâmicas 67 (33,16%), discussão de artigos 60 (29,70%), trabalhos em grupo 47 (23,26%). As estratégias de ensino menos citadas foram: seminários, resumos de aulas anteriores e artigos, estudo de caso. Sobre estratégias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaram outras oportunidades de aprendizado além daquelas oferecidas no currículo da graduação. Conclusões: conclui-se que os discentes consideram múltiplas formas facilitadoras utilizadas como estratégias de ensino, sendo as mais citadas aulas dinâmicas, trabalhos em grupo e problematização.Objetivo: identificar estrategias de enseñanza que sean facilitadoras para la formación del Enfermero en la visión de discentes de enfermería. Método: estudio cuantitativo, descriptivo y transversal, que se realizó en tres universidades del sur de Brasil, por medio de cuestionario semiestructurado, con 258 discentes de Enfermería, entre marzo y abril de 2014. Se analizaron los datos por estadística descriptiva con frecuencias absolutas y relativas. Resultados: acerca de las estrategias de enseñanza, se verificó que las facilitadoras del aprendizaje durante clases teóricas se asociaban a los recursos audiovisuales 67 (33,16%), clases dinámicas 67 (33,16%), discusión de artículos 60 (29,70%), trabajos enequipo 47 (23,26%). Las estrategias de enseñanza menos citadas fueron: seminarios, resúmenes de clases anteriores y artículos, estudio de caso. Sobre estrategias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaron otras oportunidades de aprendizajeademás de aquellas ofrecidas en el currículo de la graduación. Conclusiones: se concluye que los discentes consideran múltiples formas facilitadoras utilizadas como estrategias de enseñanza, siendo las más citadas clases dinámicas, trabajos enequipoy problematización.Objective:To identify teaching strategies that facilitate nurses’ training according to the views of nursing studentsMethod: A quantitative, descriptive and cross-sectional study carried out in three universities in the south of Brazil, through a semi-structured questionnaire, with 258 nursing students, in March and April, 2014. Data were analyzed by descriptive statistics using absolute and relative frequencies. Results:Regarding teaching strategies, it was found that the audiovisual resources: 67 (33.16%), dynamic classes: 67 (33.16%), discussion of scientific articles: 60 (29.70%), group work 47 (23.26%) were the strategies that facilitate learning during lecture classes. Less cited teaching strategies included seminars, summaries (students are asked to summarize what they learned in previous classes) and discussion of scientific articles and case studies. On facilitating strategies, 48 (20%) students sought other learning opportunities in addition to those offered in the undergraduate program.Conclusions:It is concluded that the nursing students perceive many facilitating methods as teaching strategies. The strategies most often reported were dynamic classes, group work and problematization.Universidade Federal do ParanáPeres, Aida MarisRocha, Jessika RodriguesCaveião, CristianoHipolito, Ana Carla LemosMantovani, Maria de Fátima2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquantitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/5554310.5380/ce.v23i4.55543Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)2176-91331414-853610.5380/ce.v23i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31218https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31219https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31220Direitos autorais 2018 Cogitare Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:15:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/55543Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:15:40Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
ESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA EN LA GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA: ESTUDIO DESCRIPTIVO
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO DESCRITIVO
title TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
spellingShingle TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
Peres, Aida Maris
Enfermería; Educación en enfermería; Educación superior; Aprendizaje; Estudiantes de enfermería; Docente de enfermería.
Enfermagem, Ensino
Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior; Aprendizagem; Estudantes de enfermagem; Docente de enfermagem.
Nursing; Nursing education; Higher education; Learning; Nursing students; Nursing professor.
title_short TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
title_full TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
title_fullStr TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
title_full_unstemmed TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
title_sort TEACHING STRATEGIES IN UNDERGRADUATION IN NURSING:A DESCRIPTIVE STUDY
author Peres, Aida Maris
author_facet Peres, Aida Maris
Rocha, Jessika Rodrigues
Caveião, Cristiano
Hipolito, Ana Carla Lemos
Mantovani, Maria de Fátima
author_role author
author2 Rocha, Jessika Rodrigues
Caveião, Cristiano
Hipolito, Ana Carla Lemos
Mantovani, Maria de Fátima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Aida Maris
Rocha, Jessika Rodrigues
Caveião, Cristiano
Hipolito, Ana Carla Lemos
Mantovani, Maria de Fátima
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Enfermería; Educación en enfermería; Educación superior; Aprendizaje; Estudiantes de enfermería; Docente de enfermería.
Enfermagem, Ensino
Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior; Aprendizagem; Estudantes de enfermagem; Docente de enfermagem.
Nursing; Nursing education; Higher education; Learning; Nursing students; Nursing professor.
topic Enfermería; Educación en enfermería; Educación superior; Aprendizaje; Estudiantes de enfermería; Docente de enfermería.
Enfermagem, Ensino
Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação superior; Aprendizagem; Estudantes de enfermagem; Docente de enfermagem.
Nursing; Nursing education; Higher education; Learning; Nursing students; Nursing professor.
description Objetivo: identificar estratégias de ensino facilitadoras para a formação do Enfermeiro na visão de discentes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em três universidades do sul do Brasil, por questionário semiestruturado, com 258 discentes de Enfermagem, entre março e abril de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: sobre estratégias de ensino, verificou-se que as facilitadoras da aprendizagem durante aulas teóricas relacionavam-se aos recursos audiovisuais 67 (33,16%), aulas dinâmicas 67 (33,16%), discussão de artigos 60 (29,70%), trabalhos em grupo 47 (23,26%). As estratégias de ensino menos citadas foram: seminários, resumos de aulas anteriores e artigos, estudo de caso. Sobre estratégias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaram outras oportunidades de aprendizado além daquelas oferecidas no currículo da graduação. Conclusões: conclui-se que os discentes consideram múltiplas formas facilitadoras utilizadas como estratégias de ensino, sendo as mais citadas aulas dinâmicas, trabalhos em grupo e problematização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543
10.5380/ce.v23i4.55543
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543
identifier_str_mv 10.5380/ce.v23i4.55543
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55543/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31218
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31219
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/55543/31220
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cogitare Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cogitare Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)
Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)
Cogitare Enfermagem; v. 23, n. 4 (2018)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v23i4
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068301947371520