Validação de livro eletrônico interativo para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Elizabete Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Antonini, Marcela, Costa, Christefany Régia Braz, Pontes, Priscila Silva, Gir, Elucir, Reis, Renata Karina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198996
Resumo: Objetivo: validar um material educativo digital interativo no formatode livro eletrônico sobre prevenção e redução do risco cardiovascularna perspectiva das pessoas vivendo com vírus da imunodeficiênciahumana. Método: trata-se de um estudo metodológico baseado nateoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, queenvolve produção tecnológica. Os dados foram coletados em todoo Brasil por meio de um questionário virtual composto por itenspara avaliação geral, visual, linguagem, usabilidade, conteúdo eaparência do material educativo. Para atestar a validade, adotou-seo Índice de Concordância mínimo de 80%. Resultados: participaramdo estudo 309 pessoas vivendo com vírus da imunodeficiênciahumana, a maioria (84,3%) do sexo masculino, com idade entre 19e 65 anos e ensino superior completo (29,3%). Mais de 90% dosparticipantes avaliaram o livro como adequado para tirar dúvidas erealizar cuidados preventivos à saúde cardiovascular. Todos os itensavaliados alcançaram índice acima de 0,80. A avaliação geral de todosos itens alcançou média de 0,92, sendo a avaliação geral (0,97) eo conteúdo (0,94). Conclusão: o material educativo mostrou-seválido, adequado e pertinente para promover a alfabetização emsaúde, e poderá contribuir com a promoção da saúde e prevençãode doenças cardiovasculares.
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spelling Validação de livro eletrônico interativo para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIVValidation of an interactive electronic book for cardiovascular risk reduction in people living with HIVValidación de un libro electrónico interactivo para la reducción del riesgo cardiovascular en personas que viven con VIHHIV; Cardiovascular Diseases; Health Education; Health Literacy; Educational Technology; Validation Study.VIH; Enfermedades Cardiovasculares; Educación en Salud; Alfabetizacíon em Salud; Tecnología Educacional; Estudio de Validación.HIV; Doenças Cardiovasculares; Educação em Saúde; Letramento em Saúde; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação.Objetivo: validar um material educativo digital interativo no formatode livro eletrônico sobre prevenção e redução do risco cardiovascularna perspectiva das pessoas vivendo com vírus da imunodeficiênciahumana. Método: trata-se de um estudo metodológico baseado nateoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, queenvolve produção tecnológica. Os dados foram coletados em todoo Brasil por meio de um questionário virtual composto por itenspara avaliação geral, visual, linguagem, usabilidade, conteúdo eaparência do material educativo. Para atestar a validade, adotou-seo Índice de Concordância mínimo de 80%. Resultados: participaramdo estudo 309 pessoas vivendo com vírus da imunodeficiênciahumana, a maioria (84,3%) do sexo masculino, com idade entre 19e 65 anos e ensino superior completo (29,3%). Mais de 90% dosparticipantes avaliaram o livro como adequado para tirar dúvidas erealizar cuidados preventivos à saúde cardiovascular. Todos os itensavaliados alcançaram índice acima de 0,80. A avaliação geral de todosos itens alcançou média de 0,92, sendo a avaliação geral (0,97) eo conteúdo (0,94). Conclusão: o material educativo mostrou-seválido, adequado e pertinente para promover a alfabetização emsaúde, e poderá contribuir com a promoção da saúde e prevençãode doenças cardiovasculares.Objetivo: validar un material educativo digital interactivo enforma de libro electrónico sobre prevención y reducción del riesgocardiovascular desde la perspectiva de las personas que viven con elvirus de la inmunodeficiencia humana. Método: se trata de un estudiometodológico basado en la teoría de la investigación evaluativa, deltipo análisis de resultados, que incluye producción tecnológica. Losdatos fueron recolectados en todo Brasil a través de un cuestionariovirtual compuesto por ítems de evaluación general e ítems que evalúanel aspecto visual, el lenguaje, la usabilidad, el contenido y la aparienciadel material educativo. Para comprobar la validez se adoptó un Índicede Concordancia mínimo del 80%. Resultados: participaron en elestudio 309 personas que viven con el virus de la inmunodeficienciahumana, la mayoría (84,3%) era del sexo masculino, tenía entre 19y 65 años y estudios superiores completos (29,3%). Más del 90%de los participantes calificaron el libro como adecuado para aclarardudas y realizar cuidados preventivos para la salud cardiovascular.Todos los ítems evaluados alcanzaron un índice superior a 0,80. Laevaluación general de todos los ítems alcanzó una media de 0,92, laevaluación general fue 0,97 y la de contenido 0,94. Conclusión: elmaterial educativo demostró ser válido, adecuado y relevante parapromover la alfabetización en salud y puede contribuir a la promociónde la salud y a la prevención de enfermedades cardiovasculares.Objective: to validate interactive digital educational material inthe form of an electronic book about the prevention and reductionof cardiovascular risk from the perspective of people living with theHuman Immunodeficiency Virus. Method: this is a methodologicalstudy based on the theory of evaluation research, of the resultsanalysis type, which involves technological production. The datawere collected throughout Brazil by means of a virtual questionnaireconsisting of items for general, visual, language, usability, contentand appearance assessment of the educational material. A minimumAgreement Index of 80% was adopted in order to certify validity.Results: 309 individuals living with the Human ImmunodeficiencyVirus participated in the study, the majority (84.3%) being male,aged between 19 and 65 years old and with complete highereducation (29.3%). More than 90% of the participants assessed thebook as suitable for solving doubts and providing preventive carefor cardiovascular health. All the items evaluated reached an indexabove 0.80. The general evaluation of all the items reached a mean of0.92, with general assessment (0.97) and content assessment (0.94).Conclusion: the educational material proved to be valid, adequateand relevant to promote literacy in health, and could contribute tohealth promotion and to the prevention of cardiovascular diseases.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19899610.1590/1518-8345.5568.3512Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3512Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3512Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35121518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198996/183130https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198996/183131https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198996/183132https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Elizabete Santos Antonini, Marcela Costa, Christefany Régia Braz Pontes, Priscila Silva Gir, Elucir Reis, Renata Karina 2022-06-15T18:45:14Zoai:revistas.usp.br:article/198996Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-15T18:45:14Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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