Portais corporativos como ferramenta para o relacionamento com o cliente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79258 |
Resumo: | Ainda em evolução no ambiente real, a discussão sobre o relacionamento com o cliente se desloca para o mundo virtual, tornando o marketing de relacionamento, a Internet e os portais corporativos parte do novo dia a dia das empresas. O objetivo deste trabalho foi investigar de que maneira os portais corporativos contribuem para promover e desenvolver o relacionamento entre as empresas e seus clientes. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, baseada em estudo de caso único. Para a análise do problema, a primeira fase buscou compreender os objetivos estratégicos da empresa em relação ao seu portal corporativo e as ferramentas utilizadas para, através dele, criar e desenvolver o relacionamento com seus clientes. Esta investigação foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com os executivos diretamente envolvidos com o portal corporativo da empresa em estudo. Utilizando a triangulação sequenciada, o resultado obtido nas entrevistas forneceu o embasamento para a segunda fase da investigação, o survey realizado com os clientes da empresa em análise. Esta segunda fase investigou a relação do cliente com o portal corporativo, e seu entendimento em relação aos mesmos itens apontados pela empresa como seus objetivos para o portal. Ao final deste estudo foram confrontados os objetivos da empresa e o entendimento dos clientes, emergindo daí considerações sobre a eficiência do portal para a consecução dos objetivos do marketing de relacionamento e, ainda, contribuições para um melhor posicionamento das ferramentas dispostas no portal frente à estratégia da empresa e às necessidades e expectativas de seus clientes. |
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Portais corporativos como ferramenta para o relacionamento com o clienteCORPORATE PORTALS AS A TOOL FOR CUSTOMER RELATIONSHIP DOI:10.5773/rai.v1i1.924Corporate PortalsInternetCustomer RelationshipMarketing relationship.Portais corporativosInternetRelacionamento com clienteMarketing de relacionamentoAinda em evolução no ambiente real, a discussão sobre o relacionamento com o cliente se desloca para o mundo virtual, tornando o marketing de relacionamento, a Internet e os portais corporativos parte do novo dia a dia das empresas. O objetivo deste trabalho foi investigar de que maneira os portais corporativos contribuem para promover e desenvolver o relacionamento entre as empresas e seus clientes. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, baseada em estudo de caso único. Para a análise do problema, a primeira fase buscou compreender os objetivos estratégicos da empresa em relação ao seu portal corporativo e as ferramentas utilizadas para, através dele, criar e desenvolver o relacionamento com seus clientes. Esta investigação foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com os executivos diretamente envolvidos com o portal corporativo da empresa em estudo. Utilizando a triangulação sequenciada, o resultado obtido nas entrevistas forneceu o embasamento para a segunda fase da investigação, o survey realizado com os clientes da empresa em análise. Esta segunda fase investigou a relação do cliente com o portal corporativo, e seu entendimento em relação aos mesmos itens apontados pela empresa como seus objetivos para o portal. Ao final deste estudo foram confrontados os objetivos da empresa e o entendimento dos clientes, emergindo daí considerações sobre a eficiência do portal para a consecução dos objetivos do marketing de relacionamento e, ainda, contribuições para um melhor posicionamento das ferramentas dispostas no portal frente à estratégia da empresa e às necessidades e expectativas de seus clientes.Still evolving in the real environment, the discussion about the customer relationship moved to the virtual world, making the relationship marketing, the Internet and the corporate portals part of the new business day-by-day. The objective of this study was to investigate how corporate portals help to promote and develop the relationship between companies and their customers. In order to achieve this objective, we developed an exploratory research, based on a single case study. For the analysis of the problem, the first phase sought to understand the company's strategic objectives in relation to its corporate portal and the tools used to, through it, establish and develop relationships with their customers. This research was conducted through in-depth interviews with executives directly involved with the company’s corporate portal. Using triangulation, the result obtained in the interviews provided the basis for the second phase of the investigation, the survey conducted with clients of the company under review. This second phase investigated the relationship of the clients with the corporate portal, and their understanding with respect to the same items listed by the company as their goals for the portal. At the end of this study, it was compared the company’s goals and the understanding of customers about these goals, emerging hence considerations about the efficiency of the portal to the achievement of the relationship marketing objectives, and also, contributions to a better positioning of the corporate portal tools opposite to the company strategy and to the needs and expectations of their customers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79258INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 1 (2012); 231-2562515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79258/83329Zilber, Silvia NovaesFischer, Neide CaldeirãoNohara, Jouliana Jordaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T18:13:54Zoai:revistas.usp.br:article/79258Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T18:13:54Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
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