Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13963 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a refletir sobre o conteúdo da disciplina de ética profissional oferecida atualmente pelo Curso de Terapia ocupacional da USP a partir da reforma curricular do Curso em 2001 e do conteúdo específico previsto pelos Cursos da USP na área de saúde. As autoras inicialmente conceituam os campos temáticos da "Ética", "Bioética" e "Ética Profissional", que consideram relevantes para a formação ética em saúde na atualidade. Em seguida apresentam levantamento realizado no Sistema "Jupiterweb", entre março e abril de 2005, de disciplinas oferecidas por Cursos na área de saúde. A partir da análise de conteúdo das disciplinas, identificam e reafirmam a relevância dos campos temáticos apresentados além de "Outros temas", envolvendo Direito, Administração e Legislação Sanitária. Cursos como os de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia contemplam os três principais campos temáticos. A ampliação do referencial teórico para além dos códigos de ética se justifica pelas múltiplas necessidades da população atendida por estes profissionais, pela complexidade do conceito de saúde que vem sendo adotado e pelo envolvimento dos profissionais da reabilitação em situações limites que passaram a compor seu cotidiano. Salientam as autoras que a atuação profissional em saúde requer combinação cuidadosa de conhecimentos técnicos e respeito aos valores humanos, ameaçados pela desigualdade social e de acesso a serviços como os de saúde e educação. A organização da disciplina de ética profissional do Curso de TO nestes três campos temáticos têm possibilitado aos estudantes refletirem sobre seu comprometimento ético em experiências pregressas, atuais e em ações profissionais futuras. |
id |
USP-43_496527e940d8c313461baad783185b4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/13963 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist O ensino da ética ao profissional de saúde na USP: a formação ética do terapeuta ocupacional EthicsBioethicsprofessional^i2^seducatOccupational therapy^i2^sethÉticaBioéticaÉtica Profissional^i1^seducaTerapia Ocupacional^i1^sét O presente artigo se propõe a refletir sobre o conteúdo da disciplina de ética profissional oferecida atualmente pelo Curso de Terapia ocupacional da USP a partir da reforma curricular do Curso em 2001 e do conteúdo específico previsto pelos Cursos da USP na área de saúde. As autoras inicialmente conceituam os campos temáticos da "Ética", "Bioética" e "Ética Profissional", que consideram relevantes para a formação ética em saúde na atualidade. Em seguida apresentam levantamento realizado no Sistema "Jupiterweb", entre março e abril de 2005, de disciplinas oferecidas por Cursos na área de saúde. A partir da análise de conteúdo das disciplinas, identificam e reafirmam a relevância dos campos temáticos apresentados além de "Outros temas", envolvendo Direito, Administração e Legislação Sanitária. Cursos como os de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia contemplam os três principais campos temáticos. A ampliação do referencial teórico para além dos códigos de ética se justifica pelas múltiplas necessidades da população atendida por estes profissionais, pela complexidade do conceito de saúde que vem sendo adotado e pelo envolvimento dos profissionais da reabilitação em situações limites que passaram a compor seu cotidiano. Salientam as autoras que a atuação profissional em saúde requer combinação cuidadosa de conhecimentos técnicos e respeito aos valores humanos, ameaçados pela desigualdade social e de acesso a serviços como os de saúde e educação. A organização da disciplina de ética profissional do Curso de TO nestes três campos temáticos têm possibilitado aos estudantes refletirem sobre seu comprometimento ético em experiências pregressas, atuais e em ações profissionais futuras. The present article proposes a reflection on the content of the classes of professional ethics presently taught in the Occupational Therapy Course at USP based on the curricular modifactions made in 2001 and the specific content of the programs for the health courses at USP. Initially the authors evaluate the "Ethical", "Bioethical" and "Professional Ethics" thematic grounds presently considered relevant in the ethical formation in health fields. Afterwards they present a survey conducted in "Jupiterweb" System, between March and April 2005, of classes offered in Courses of the heath fields. Based on the analysis of the content of the classes, they identify and reaffirm the relevancy of the thematic grounds presented besides "other themes", involving Law, Administration and Sanitary Legislation. Courses like Occupational Therapy and Physiotherapy contemplate the three major thematic grounds. The increase of the theoretical referential is justified by the multiple needs of the population these professionals take care of, by the complexity of the health concept being adopted and by the involvement of the rehabilitation professionals in border line situations that have become part of their daily routine. The authors emphasize that professional health performance requires a careful combination of technical knowledge and respect for human values, threatened by social differences and access to services such as health and education. The organization of the professional ethics class for the Occupation Therapy course, in these three thematic grounds, has provided the students with the possibility of reflecting on their own ethical commitment in preceding and present experiences as well as future professional actions. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1396310.11606/issn.2238-6149.v16i2p75-81Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 16 Núm. 2 (2005); 75-81Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 16 No. 2 (2005); 75-81Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 16 n. 2 (2005); 75-812238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13963/15781Almeida, Maria Helena Morgani deCastiglioni, Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T12:07:53Zoai:revistas.usp.br:article/13963Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2016-03-04T12:07:53Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist O ensino da ética ao profissional de saúde na USP: a formação ética do terapeuta ocupacional |
title |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist |
spellingShingle |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist Almeida, Maria Helena Morgani de Ethics Bioethics professional^i2^seducat Occupational therapy^i2^seth Ética Bioética Ética Profissional^i1^seduca Terapia Ocupacional^i1^sét |
title_short |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist |
title_full |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist |
title_fullStr |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist |
title_full_unstemmed |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist |
title_sort |
Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist |
author |
Almeida, Maria Helena Morgani de |
author_facet |
Almeida, Maria Helena Morgani de Castiglioni, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Castiglioni, Maria do Carmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Helena Morgani de Castiglioni, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ethics Bioethics professional^i2^seducat Occupational therapy^i2^seth Ética Bioética Ética Profissional^i1^seduca Terapia Ocupacional^i1^sét |
topic |
Ethics Bioethics professional^i2^seducat Occupational therapy^i2^seth Ética Bioética Ética Profissional^i1^seduca Terapia Ocupacional^i1^sét |
description |
O presente artigo se propõe a refletir sobre o conteúdo da disciplina de ética profissional oferecida atualmente pelo Curso de Terapia ocupacional da USP a partir da reforma curricular do Curso em 2001 e do conteúdo específico previsto pelos Cursos da USP na área de saúde. As autoras inicialmente conceituam os campos temáticos da "Ética", "Bioética" e "Ética Profissional", que consideram relevantes para a formação ética em saúde na atualidade. Em seguida apresentam levantamento realizado no Sistema "Jupiterweb", entre março e abril de 2005, de disciplinas oferecidas por Cursos na área de saúde. A partir da análise de conteúdo das disciplinas, identificam e reafirmam a relevância dos campos temáticos apresentados além de "Outros temas", envolvendo Direito, Administração e Legislação Sanitária. Cursos como os de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia contemplam os três principais campos temáticos. A ampliação do referencial teórico para além dos códigos de ética se justifica pelas múltiplas necessidades da população atendida por estes profissionais, pela complexidade do conceito de saúde que vem sendo adotado e pelo envolvimento dos profissionais da reabilitação em situações limites que passaram a compor seu cotidiano. Salientam as autoras que a atuação profissional em saúde requer combinação cuidadosa de conhecimentos técnicos e respeito aos valores humanos, ameaçados pela desigualdade social e de acesso a serviços como os de saúde e educação. A organização da disciplina de ética profissional do Curso de TO nestes três campos temáticos têm possibilitado aos estudantes refletirem sobre seu comprometimento ético em experiências pregressas, atuais e em ações profissionais futuras. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13963 10.11606/issn.2238-6149.v16i2p75-81 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13963 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v16i2p75-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13963/15781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 16 Núm. 2 (2005); 75-81 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 16 No. 2 (2005); 75-81 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 16 n. 2 (2005); 75-81 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042668971851776 |