Teaching ethics to the health professional at USP: the ethical education of the occupational therapist

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Helena Morgani de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Castiglioni, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13963
Resumo: O presente artigo se propõe a refletir sobre o conteúdo da disciplina de ética profissional oferecida atualmente pelo Curso de Terapia ocupacional da USP a partir da reforma curricular do Curso em 2001 e do conteúdo específico previsto pelos Cursos da USP na área de saúde. As autoras inicialmente conceituam os campos temáticos da "Ética", "Bioética" e "Ética Profissional", que consideram relevantes para a formação ética em saúde na atualidade. Em seguida apresentam levantamento realizado no Sistema "Jupiterweb", entre março e abril de 2005, de disciplinas oferecidas por Cursos na área de saúde. A partir da análise de conteúdo das disciplinas, identificam e reafirmam a relevância dos campos temáticos apresentados além de "Outros temas", envolvendo Direito, Administração e Legislação Sanitária. Cursos como os de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia contemplam os três principais campos temáticos. A ampliação do referencial teórico para além dos códigos de ética se justifica pelas múltiplas necessidades da população atendida por estes profissionais, pela complexidade do conceito de saúde que vem sendo adotado e pelo envolvimento dos profissionais da reabilitação em situações limites que passaram a compor seu cotidiano. Salientam as autoras que a atuação profissional em saúde requer combinação cuidadosa de conhecimentos técnicos e respeito aos valores humanos, ameaçados pela desigualdade social e de acesso a serviços como os de saúde e educação. A organização da disciplina de ética profissional do Curso de TO nestes três campos temáticos têm possibilitado aos estudantes refletirem sobre seu comprometimento ético em experiências pregressas, atuais e em ações profissionais futuras.
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