Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550 |
Resumo: | A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Desenvolvimento infantil de zero a seis anos e a atuação da Terapia Ocupacional”, oferecida por docentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, de março a setembro de 2013, teve por objetivo criar um diálogo entre educadores da rede municipal de educação infantil e graduandos sobre temas que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil no cotidiano familiar e escolar. Trata-se de um relato de experiência que descreve a avaliação dos estudantes acerca dos conteúdos abordados nesta ACIEPE discutindo as implicações desta atividade na formação. Estudo investigativo descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário para dezenove alunos que participaram da ACIEPE. Destacam-se ganhos: na vivência interdisciplinar; no contato com os educadores; na produção de intervenções e no aprofundamento sobre as práticas de Terapia Ocupacional. Estudantes também identificam a experiência como desafiadora e afirmam ter obtido maior aprofundamento sobre as possibilidades da prática de Terapia Ocupacional no contexto da educação infantil, aprimorando seus conhecimentos acerca do processo de vinculação tanto com as crianças quanto com os educadores. |
id |
USP-43_b5f13285d3e39cbdacf765ecd97c670e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/73550 |
network_acronym_str |
USP-43 |
network_name_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate studentsAvaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacionalSurveillanceChild developmentOccupational therapyChildhood educationEducationhigherHealth occupations/educationStudents.VigilânciaDesenvolvimento infantilTerapia ocupacional/educaçãoEducação infantilEducação superiorOcupações em saúde/educaçãoEstudantes.A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Desenvolvimento infantil de zero a seis anos e a atuação da Terapia Ocupacional”, oferecida por docentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, de março a setembro de 2013, teve por objetivo criar um diálogo entre educadores da rede municipal de educação infantil e graduandos sobre temas que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil no cotidiano familiar e escolar. Trata-se de um relato de experiência que descreve a avaliação dos estudantes acerca dos conteúdos abordados nesta ACIEPE discutindo as implicações desta atividade na formação. Estudo investigativo descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário para dezenove alunos que participaram da ACIEPE. Destacam-se ganhos: na vivência interdisciplinar; no contato com os educadores; na produção de intervenções e no aprofundamento sobre as práticas de Terapia Ocupacional. Estudantes também identificam a experiência como desafiadora e afirmam ter obtido maior aprofundamento sobre as possibilidades da prática de Terapia Ocupacional no contexto da educação infantil, aprimorando seus conhecimentos acerca do processo de vinculação tanto com as crianças quanto com os educadores.The Curricular Activity of Integration between Education, Research and Extension (ACIEPE) “Child development from birth to six years and the work of Occupational Therapy”, offered by the faculty of Occupational Therapy of Federal University of São Carlos between March and September 2013, aimed to create a dialogue between educators of the municipal network of early childhood education and undergraduate students on issues involving the promotion of child development in family and school routines. This is an experience report describing the students’ evaluation of the content covered in this ACIEPE, discussing the implications of this activity in education. It is a descriptive investigative study of qualitative approach with the application of a questionnaire to nineteen students who participated in the ACIEPE. We highlight gains in the interdisciplinary experience, in communication with teachers, in the production of interventions and in increasing knowledge about Occupational Therapy practices. Students also identify the experience as challenging and claim to have obtained greater deepening of the possibilities of Occupational Therapy practice in the context of early childhood education, improving their knowledge about the binding process with both children and teachers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/7355010.11606/issn.2238-6149.v26i2p274-280Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 274-280Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 274-280Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 274-2802238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550/101736https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550/101737Barba, Patricia Carla de Souza DellaGonçalves, AlineAniceto, BarbaraRizzo, Iara CristinaCrippa, Joyce NunesLourenço, Mariane CristinaSantos, Nathalia Abreu dosNishiama, Thais TiemeJoia, Andressa FernandaPinheiro, Raquel CristinaMarini, Bruna Pereira RicciMartinez, Claudia Maria SimõesJoaquim, Regina Helena Vitale Torkomianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-15T12:53:55Zoai:revistas.usp.br:article/73550Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:53:55Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students Avaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacional |
title |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students |
spellingShingle |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students Barba, Patricia Carla de Souza Della Surveillance Child development Occupational therapy Childhood education Education higher Health occupations/education Students. Vigilância Desenvolvimento infantil Terapia ocupacional/educação Educação infantil Educação superior Ocupações em saúde/educação Estudantes. |
title_short |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students |
title_full |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students |
title_fullStr |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students |
title_full_unstemmed |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students |
title_sort |
Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students |
author |
Barba, Patricia Carla de Souza Della |
author_facet |
Barba, Patricia Carla de Souza Della Gonçalves, Aline Aniceto, Barbara Rizzo, Iara Cristina Crippa, Joyce Nunes Lourenço, Mariane Cristina Santos, Nathalia Abreu dos Nishiama, Thais Tieme Joia, Andressa Fernanda Pinheiro, Raquel Cristina Marini, Bruna Pereira Ricci Martinez, Claudia Maria Simões Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Aline Aniceto, Barbara Rizzo, Iara Cristina Crippa, Joyce Nunes Lourenço, Mariane Cristina Santos, Nathalia Abreu dos Nishiama, Thais Tieme Joia, Andressa Fernanda Pinheiro, Raquel Cristina Marini, Bruna Pereira Ricci Martinez, Claudia Maria Simões Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barba, Patricia Carla de Souza Della Gonçalves, Aline Aniceto, Barbara Rizzo, Iara Cristina Crippa, Joyce Nunes Lourenço, Mariane Cristina Santos, Nathalia Abreu dos Nishiama, Thais Tieme Joia, Andressa Fernanda Pinheiro, Raquel Cristina Marini, Bruna Pereira Ricci Martinez, Claudia Maria Simões Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surveillance Child development Occupational therapy Childhood education Education higher Health occupations/education Students. Vigilância Desenvolvimento infantil Terapia ocupacional/educação Educação infantil Educação superior Ocupações em saúde/educação Estudantes. |
topic |
Surveillance Child development Occupational therapy Childhood education Education higher Health occupations/education Students. Vigilância Desenvolvimento infantil Terapia ocupacional/educação Educação infantil Educação superior Ocupações em saúde/educação Estudantes. |
description |
A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Desenvolvimento infantil de zero a seis anos e a atuação da Terapia Ocupacional”, oferecida por docentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, de março a setembro de 2013, teve por objetivo criar um diálogo entre educadores da rede municipal de educação infantil e graduandos sobre temas que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil no cotidiano familiar e escolar. Trata-se de um relato de experiência que descreve a avaliação dos estudantes acerca dos conteúdos abordados nesta ACIEPE discutindo as implicações desta atividade na formação. Estudo investigativo descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário para dezenove alunos que participaram da ACIEPE. Destacam-se ganhos: na vivência interdisciplinar; no contato com os educadores; na produção de intervenções e no aprofundamento sobre as práticas de Terapia Ocupacional. Estudantes também identificam a experiência como desafiadora e afirmam ter obtido maior aprofundamento sobre as possibilidades da prática de Terapia Ocupacional no contexto da educação infantil, aprimorando seus conhecimentos acerca do processo de vinculação tanto com as crianças quanto com os educadores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550 10.11606/issn.2238-6149.v26i2p274-280 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-6149.v26i2p274-280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550/101736 https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550/101737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 274-280 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 274-280 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 274-280 2238-6149 1415-9104 reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
collection |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revto@usp.br |
_version_ |
1798042670221754368 |