Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students

Bibliographic Details
Main Author: Barba, Patricia Carla de Souza Della
Publication Date: 2015
Other Authors: Gonçalves, Aline, Aniceto, Barbara, Rizzo, Iara Cristina, Crippa, Joyce Nunes, Lourenço, Mariane Cristina, Santos, Nathalia Abreu dos, Nishiama, Thais Tieme, Joia, Andressa Fernanda, Pinheiro, Raquel Cristina, Marini, Bruna Pereira Ricci, Martinez, Claudia Maria Simões, Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
Format: Article
Language: por
eng
Source: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Download full: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550
Summary: A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Desenvolvimento infantil de zero a seis anos e a atuação da Terapia Ocupacional”, oferecida por docentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, de março a setembro de 2013, teve por objetivo criar um diálogo entre educadores da rede municipal de educação infantil e graduandos sobre temas que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil no cotidiano familiar e escolar. Trata-se de um relato de experiência que descreve a avaliação dos estudantes acerca dos conteúdos abordados nesta ACIEPE discutindo as implicações desta atividade na formação. Estudo investigativo descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário para dezenove alunos que participaram da ACIEPE. Destacam-se ganhos: na vivência interdisciplinar; no contato com os educadores; na produção de intervenções e no aprofundamento sobre as práticas de Terapia Ocupacional. Estudantes também identificam a experiência como desafiadora e afirmam ter obtido maior aprofundamento sobre as possibilidades da prática de Terapia Ocupacional no contexto da educação infantil, aprimorando seus conhecimentos acerca do processo de vinculação tanto com as crianças quanto com os educadores.
id USP-43_b5f13285d3e39cbdacf765ecd97c670e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/73550
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate studentsAvaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacionalSurveillanceChild developmentOccupational therapyChildhood educationEducationhigherHealth occupations/educationStudents.VigilânciaDesenvolvimento infantilTerapia ocupacional/educaçãoEducação infantilEducação superiorOcupações em saúde/educaçãoEstudantes.A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Desenvolvimento infantil de zero a seis anos e a atuação da Terapia Ocupacional”, oferecida por docentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, de março a setembro de 2013, teve por objetivo criar um diálogo entre educadores da rede municipal de educação infantil e graduandos sobre temas que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil no cotidiano familiar e escolar. Trata-se de um relato de experiência que descreve a avaliação dos estudantes acerca dos conteúdos abordados nesta ACIEPE discutindo as implicações desta atividade na formação. Estudo investigativo descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário para dezenove alunos que participaram da ACIEPE. Destacam-se ganhos: na vivência interdisciplinar; no contato com os educadores; na produção de intervenções e no aprofundamento sobre as práticas de Terapia Ocupacional. Estudantes também identificam a experiência como desafiadora e afirmam ter obtido maior aprofundamento sobre as possibilidades da prática de Terapia Ocupacional no contexto da educação infantil, aprimorando seus conhecimentos acerca do processo de vinculação tanto com as crianças quanto com os educadores.The Curricular Activity of Integration between Education, Research and Extension (ACIEPE) “Child development from birth to six years and the work of Occupational Therapy”, offered by the faculty of Occupational Therapy of Federal University of São Carlos between March and September 2013, aimed to create a dialogue between educators of the municipal network of early childhood education and undergraduate students on issues involving the promotion of child development in family and school routines. This is an experience report describing the students’ evaluation of the content covered in this ACIEPE, discussing the implications of this activity in education. It is a descriptive investigative study of qualitative approach with the application of a questionnaire to nineteen students who participated in the ACIEPE. We highlight gains in the interdisciplinary experience, in communication with teachers, in the production of interventions and in increasing knowledge about Occupational Therapy practices. Students also identify the experience as challenging and claim to have obtained greater deepening of the possibilities of Occupational Therapy practice in the context of early childhood education, improving their knowledge about the binding process with both children and teachers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/7355010.11606/issn.2238-6149.v26i2p274-280Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 274-280Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 274-280Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 274-2802238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550/101736https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550/101737Barba, Patricia Carla de Souza DellaGonçalves, AlineAniceto, BarbaraRizzo, Iara CristinaCrippa, Joyce NunesLourenço, Mariane CristinaSantos, Nathalia Abreu dosNishiama, Thais TiemeJoia, Andressa FernandaPinheiro, Raquel CristinaMarini, Bruna Pereira RicciMartinez, Claudia Maria SimõesJoaquim, Regina Helena Vitale Torkomianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-15T12:53:55Zoai:revistas.usp.br:article/73550Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:53:55Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
Avaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacional
title Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
spellingShingle Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
Barba, Patricia Carla de Souza Della
Surveillance
Child development
Occupational therapy
Childhood education
Education
higher
Health occupations/education
Students.
Vigilância
Desenvolvimento infantil
Terapia ocupacional/educação
Educação infantil
Educação superior
Ocupações em saúde/educação
Estudantes.
title_short Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
title_full Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
title_fullStr Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
title_full_unstemmed Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
title_sort Teaching activity, research and extension evaluation in surveillance of child development: the perspective of occupational therapy undergraduate students
author Barba, Patricia Carla de Souza Della
author_facet Barba, Patricia Carla de Souza Della
Gonçalves, Aline
Aniceto, Barbara
Rizzo, Iara Cristina
Crippa, Joyce Nunes
Lourenço, Mariane Cristina
Santos, Nathalia Abreu dos
Nishiama, Thais Tieme
Joia, Andressa Fernanda
Pinheiro, Raquel Cristina
Marini, Bruna Pereira Ricci
Martinez, Claudia Maria Simões
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
author_role author
author2 Gonçalves, Aline
Aniceto, Barbara
Rizzo, Iara Cristina
Crippa, Joyce Nunes
Lourenço, Mariane Cristina
Santos, Nathalia Abreu dos
Nishiama, Thais Tieme
Joia, Andressa Fernanda
Pinheiro, Raquel Cristina
Marini, Bruna Pereira Ricci
Martinez, Claudia Maria Simões
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barba, Patricia Carla de Souza Della
Gonçalves, Aline
Aniceto, Barbara
Rizzo, Iara Cristina
Crippa, Joyce Nunes
Lourenço, Mariane Cristina
Santos, Nathalia Abreu dos
Nishiama, Thais Tieme
Joia, Andressa Fernanda
Pinheiro, Raquel Cristina
Marini, Bruna Pereira Ricci
Martinez, Claudia Maria Simões
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
dc.subject.por.fl_str_mv Surveillance
Child development
Occupational therapy
Childhood education
Education
higher
Health occupations/education
Students.
Vigilância
Desenvolvimento infantil
Terapia ocupacional/educação
Educação infantil
Educação superior
Ocupações em saúde/educação
Estudantes.
topic Surveillance
Child development
Occupational therapy
Childhood education
Education
higher
Health occupations/education
Students.
Vigilância
Desenvolvimento infantil
Terapia ocupacional/educação
Educação infantil
Educação superior
Ocupações em saúde/educação
Estudantes.
description A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Desenvolvimento infantil de zero a seis anos e a atuação da Terapia Ocupacional”, oferecida por docentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, de março a setembro de 2013, teve por objetivo criar um diálogo entre educadores da rede municipal de educação infantil e graduandos sobre temas que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil no cotidiano familiar e escolar. Trata-se de um relato de experiência que descreve a avaliação dos estudantes acerca dos conteúdos abordados nesta ACIEPE discutindo as implicações desta atividade na formação. Estudo investigativo descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário para dezenove alunos que participaram da ACIEPE. Destacam-se ganhos: na vivência interdisciplinar; no contato com os educadores; na produção de intervenções e no aprofundamento sobre as práticas de Terapia Ocupacional. Estudantes também identificam a experiência como desafiadora e afirmam ter obtido maior aprofundamento sobre as possibilidades da prática de Terapia Ocupacional no contexto da educação infantil, aprimorando seus conhecimentos acerca do processo de vinculação tanto com as crianças quanto com os educadores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550
10.11606/issn.2238-6149.v26i2p274-280
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v26i2p274-280
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550/101736
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/73550/101737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 274-280
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 274-280
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 274-280
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042670221754368