Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114797 |
Resumo: | Os booktrailers são hoje uma das estratégias de divulgação de lançamentos literários no mercado, a fim de atrair o leitor para as tramas apresentadas nas novas obras. A partir de conceitos como bricolagem, ready-made, gêneros discursivos da publicidade, narrativas e memória, este estudo propõe uma discussão sobre as formas utilizadas pelos publicitários para persuadir o leitor a consumir novos livros. Os autores que nos ajudam nesta análise são João Anzanello Carrascoza, José Ortega y Gasset, John Thompson, Colin Campbell, Lluís Duch, Albert Chillón y Fredric Jameson. |
id |
USP-63_0e80665ce1bfeb15e14e2005b55a1f5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/114797 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readersBooktrailer: nuevas maneras de consumo de libros y micronarrativas para persuadir a los lectoresBooktrailers: novas formas de consumir livros e micronarrativas que capturam o leitordiscursos publicitáriosnarrativasconsumolivrosbooktrailersdiscursos publicitariosnarrativasconsumelibrosbooktrailersadvertising speechesnarrativesconsumptionbooksbook trailersOs booktrailers são hoje uma das estratégias de divulgação de lançamentos literários no mercado, a fim de atrair o leitor para as tramas apresentadas nas novas obras. A partir de conceitos como bricolagem, ready-made, gêneros discursivos da publicidade, narrativas e memória, este estudo propõe uma discussão sobre as formas utilizadas pelos publicitários para persuadir o leitor a consumir novos livros. Os autores que nos ajudam nesta análise são João Anzanello Carrascoza, José Ortega y Gasset, John Thompson, Colin Campbell, Lluís Duch, Albert Chillón y Fredric Jameson. Los booktrailers son ahora una de las estrategias de difundir las nuevas obras literarias en el mercado editorial y de atraer a los lectores. A partir de conceptos como bricolaje, ready-made, géneros de la publicidad, la narrativa y la memoria, el estudio propone una discusión sobre las formas utilizadas por los anunciantes para persuadir a los lectores a consumir nuevos libros. Los autores que nos ayudan en el análisis son John Anzanello Carrascoza, Ortega y Gasset, John Thompson, Colin Campbell, Lluís Duch, Albert Chillon y Fredric Jamesons.Book trailers are now one of the dissemination strategies of literary releases on the market in order to attract the reader to the plots presented in new works. From concepts like bricolage, ready-made, genres of advertising, narrative and memory, this study discusses the methods used by advertisers to persuade the reader to consume new books. Authors who helped us in this analysis were John Anzanello Carrascoza, José Ortega y Gasset, John Thompson, Colin Campbell, Lluís Duch, Albert Chillon and Fredric JamesonUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11479710.11606/issn.1984-5057.v9i1p36-45Signos do Consumo; v. 9 n. 1 (2017): Semiótica das expressões marcárias: nomes, mascotes, símbolos, logotipos e publicidade em análise; 36-451984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114797/129459Copyright (c) 2018 Dora Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Dora2019-04-01T12:52:25Zoai:revistas.usp.br:article/114797Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:25Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers Booktrailer: nuevas maneras de consumo de libros y micronarrativas para persuadir a los lectores Booktrailers: novas formas de consumir livros e micronarrativas que capturam o leitor |
title |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers |
spellingShingle |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers Carvalho, Dora discursos publicitários narrativas consumo livros booktrailers discursos publicitarios narrativas consume libros booktrailers advertising speeches narratives consumption books book trailers |
title_short |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers |
title_full |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers |
title_fullStr |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers |
title_full_unstemmed |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers |
title_sort |
Book trailers: new ways of book consumption and micronarratives to get readers |
author |
Carvalho, Dora |
author_facet |
Carvalho, Dora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Dora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discursos publicitários narrativas consumo livros booktrailers discursos publicitarios narrativas consume libros booktrailers advertising speeches narratives consumption books book trailers |
topic |
discursos publicitários narrativas consumo livros booktrailers discursos publicitarios narrativas consume libros booktrailers advertising speeches narratives consumption books book trailers |
description |
Os booktrailers são hoje uma das estratégias de divulgação de lançamentos literários no mercado, a fim de atrair o leitor para as tramas apresentadas nas novas obras. A partir de conceitos como bricolagem, ready-made, gêneros discursivos da publicidade, narrativas e memória, este estudo propõe uma discussão sobre as formas utilizadas pelos publicitários para persuadir o leitor a consumir novos livros. Os autores que nos ajudam nesta análise são João Anzanello Carrascoza, José Ortega y Gasset, John Thompson, Colin Campbell, Lluís Duch, Albert Chillón y Fredric Jameson. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114797 10.11606/issn.1984-5057.v9i1p36-45 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114797 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v9i1p36-45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114797/129459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Dora Carvalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Dora Carvalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 9 n. 1 (2017): Semiótica das expressões marcárias: nomes, mascotes, símbolos, logotipos e publicidade em análise; 36-45 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068855935238144 |