ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699 |
Resumo: | A docência como profissão baseia-se na idéia de que o ensino demanda saberes próprios, é assim, um ofício feito de saberes. Este artigo apresenta e discute as novas tendências investigativas sobre a formação de professores que valorizam os saberes docentes e defendem a docência como profissão. A revisão bibliográfica aqui discutida servirá de base para uma pesquisa sobre a competência pedagógica do professor de Ciências Contábeis no Brasil. O trabalho apresentado caracteriza-se como um ensaio teórico que segundo Severino (2000) consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Os saberes que servem de base para o ensino, tais como são revelados pelos estudos, são adquiridos por meio de processos que abrangem a história de vida pessoal dos docentes, a formação profissional para o magistério, o conhecimento científico da disciplina que ensina, os currículos e materiais instrucionais com que trata o professor, e, finalmente, a prática de ensino. Nesse sentido, os saberes profissionais são plurais, abrangem diferentes categorias e são adquiridos através de processos de aprendizagem e socialização que atravessam tanto a história de vida quanto a carreira docente. |
id |
USP-65_be0906a78ee8d95ef457cd5385cbbde8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/34699 |
network_acronym_str |
USP-65 |
network_name_str |
Revista de contabilidade e organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDYSaberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis do Brasiluniversity teachinguniversity professorteacher formationdidacticsteaching practicedocência no ensino superiorprofessor universitárioformação de professoresdidáticaprática de ensinoA docência como profissão baseia-se na idéia de que o ensino demanda saberes próprios, é assim, um ofício feito de saberes. Este artigo apresenta e discute as novas tendências investigativas sobre a formação de professores que valorizam os saberes docentes e defendem a docência como profissão. A revisão bibliográfica aqui discutida servirá de base para uma pesquisa sobre a competência pedagógica do professor de Ciências Contábeis no Brasil. O trabalho apresentado caracteriza-se como um ensaio teórico que segundo Severino (2000) consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Os saberes que servem de base para o ensino, tais como são revelados pelos estudos, são adquiridos por meio de processos que abrangem a história de vida pessoal dos docentes, a formação profissional para o magistério, o conhecimento científico da disciplina que ensina, os currículos e materiais instrucionais com que trata o professor, e, finalmente, a prática de ensino. Nesse sentido, os saberes profissionais são plurais, abrangem diferentes categorias e são adquiridos através de processos de aprendizagem e socialização que atravessam tanto a história de vida quanto a carreira docente.Teaching as a profession is based on the idea that education demands its own acquirements, being known a "labor made of acquirements". This paper presents and discusses the new researching tendencies about teachers' formation, which appraise professors' acquirements and defend teaching as a profession. The bibliographic review discussed here will be the basis for an inquiry about pedagogical competence of the Accounting Professor in Brazil. The work presented here is characterized as a theoretical essay which, according to Severino (2000), consists on logic and reflexive exposure emphasizing argumentation and personal interpretation. The acquirements that serve as ground for teaching, as it is revealed by the literature, are acquired through processes that embrace professors' personal life history, their professional formation for teaching, their scientific knowledge about the discipline they teach, the curricula and material which the professor works with and, finally, the teaching practice. In this sense, professional acquirements are plural, take different categories and are acquired through learning processes and socialization which go through both professor's history of live and teaching carrer.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/3469910.11606/rco.v1i1.34699Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 1 No. 1 (2007); 89-105Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 1 Núm. 1 (2007); 89-105Revista de Contabilidade e Organizações; v. 1 n. 1 (2007); 89-1051982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699/37437https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699/147472Slomski, Vilma Geniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T14:42:39Zoai:revistas.usp.br:article/34699Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2018-08-28T14:42:39Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY Saberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis do Brasil |
title |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY |
spellingShingle |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY Slomski, Vilma Geni university teaching university professor teacher formation didactics teaching practice docência no ensino superior professor universitário formação de professores didática prática de ensino |
title_short |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY |
title_full |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY |
title_fullStr |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY |
title_full_unstemmed |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY |
title_sort |
ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY |
author |
Slomski, Vilma Geni |
author_facet |
Slomski, Vilma Geni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Slomski, Vilma Geni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
university teaching university professor teacher formation didactics teaching practice docência no ensino superior professor universitário formação de professores didática prática de ensino |
topic |
university teaching university professor teacher formation didactics teaching practice docência no ensino superior professor universitário formação de professores didática prática de ensino |
description |
A docência como profissão baseia-se na idéia de que o ensino demanda saberes próprios, é assim, um ofício feito de saberes. Este artigo apresenta e discute as novas tendências investigativas sobre a formação de professores que valorizam os saberes docentes e defendem a docência como profissão. A revisão bibliográfica aqui discutida servirá de base para uma pesquisa sobre a competência pedagógica do professor de Ciências Contábeis no Brasil. O trabalho apresentado caracteriza-se como um ensaio teórico que segundo Severino (2000) consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Os saberes que servem de base para o ensino, tais como são revelados pelos estudos, são adquiridos por meio de processos que abrangem a história de vida pessoal dos docentes, a formação profissional para o magistério, o conhecimento científico da disciplina que ensina, os currículos e materiais instrucionais com que trata o professor, e, finalmente, a prática de ensino. Nesse sentido, os saberes profissionais são plurais, abrangem diferentes categorias e são adquiridos através de processos de aprendizagem e socialização que atravessam tanto a história de vida quanto a carreira docente. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699 10.11606/rco.v1i1.34699 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699 |
identifier_str_mv |
10.11606/rco.v1i1.34699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699/37437 https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699/147472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 1 No. 1 (2007); 89-105 Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 1 Núm. 1 (2007); 89-105 Revista de Contabilidade e Organizações; v. 1 n. 1 (2007); 89-105 1982-6486 reponame:Revista de contabilidade e organizações instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de contabilidade e organizações |
collection |
Revista de contabilidade e organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rco@usp.br |
_version_ |
1797054143999770624 |