ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slomski, Vilma Geni
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699
Resumo: A docência como profissão baseia-se na idéia de que o ensino demanda saberes próprios, é assim, um ofício feito de saberes. Este artigo apresenta e discute as novas tendências investigativas sobre a formação de professores que valorizam os saberes docentes e defendem a docência como profissão. A revisão bibliográfica aqui discutida servirá de base para uma pesquisa sobre a competência pedagógica do professor de Ciências Contábeis no Brasil. O trabalho apresentado caracteriza-se como um ensaio teórico que segundo Severino (2000) consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Os saberes que servem de base para o ensino, tais como são revelados pelos estudos, são adquiridos por meio de processos que abrangem a história de vida pessoal dos docentes, a formação profissional para o magistério, o conhecimento científico da disciplina que ensina, os currículos e materiais instrucionais com que trata o professor, e, finalmente, a prática de ensino. Nesse sentido, os saberes profissionais são plurais, abrangem diferentes categorias e são adquiridos através de processos de aprendizagem e socialização que atravessam tanto a história de vida quanto a carreira docente.
id USP-65_be0906a78ee8d95ef457cd5385cbbde8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34699
network_acronym_str USP-65
network_name_str Revista de contabilidade e organizações
repository_id_str
spelling ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDYSaberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis do Brasiluniversity teachinguniversity professorteacher formationdidacticsteaching practicedocência no ensino superiorprofessor universitárioformação de professoresdidáticaprática de ensinoA docência como profissão baseia-se na idéia de que o ensino demanda saberes próprios, é assim, um ofício feito de saberes. Este artigo apresenta e discute as novas tendências investigativas sobre a formação de professores que valorizam os saberes docentes e defendem a docência como profissão. A revisão bibliográfica aqui discutida servirá de base para uma pesquisa sobre a competência pedagógica do professor de Ciências Contábeis no Brasil. O trabalho apresentado caracteriza-se como um ensaio teórico que segundo Severino (2000) consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Os saberes que servem de base para o ensino, tais como são revelados pelos estudos, são adquiridos por meio de processos que abrangem a história de vida pessoal dos docentes, a formação profissional para o magistério, o conhecimento científico da disciplina que ensina, os currículos e materiais instrucionais com que trata o professor, e, finalmente, a prática de ensino. Nesse sentido, os saberes profissionais são plurais, abrangem diferentes categorias e são adquiridos através de processos de aprendizagem e socialização que atravessam tanto a história de vida quanto a carreira docente.Teaching as a profession is based on the idea that education demands its own acquirements, being known a "labor made of acquirements". This paper presents and discusses the new researching tendencies about teachers' formation, which appraise professors' acquirements and defend teaching as a profession. The bibliographic review discussed here will be the basis for an inquiry about pedagogical competence of the Accounting Professor in Brazil. The work presented here is characterized as a theoretical essay which, according to Severino (2000), consists on logic and reflexive exposure emphasizing argumentation and personal interpretation. The acquirements that serve as ground for teaching, as it is revealed by the literature, are acquired through processes that embrace professors' personal life history, their professional formation for teaching, their scientific knowledge about the discipline they teach, the curricula and material which the professor works with and, finally, the teaching practice. In this sense, professional acquirements are plural, take different categories and are acquired through learning processes and socialization which go through both professor's history of live and teaching carrer.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/3469910.11606/rco.v1i1.34699Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 1 No. 1 (2007); 89-105Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 1 Núm. 1 (2007); 89-105Revista de Contabilidade e Organizações; v. 1 n. 1 (2007); 89-1051982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699/37437https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699/147472Slomski, Vilma Geniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T14:42:39Zoai:revistas.usp.br:article/34699Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2018-08-28T14:42:39Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
Saberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis do Brasil
title ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
spellingShingle ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
Slomski, Vilma Geni
university teaching
university professor
teacher formation
didactics
teaching practice
docência no ensino superior
professor universitário
formação de professores
didática
prática de ensino
title_short ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
title_full ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
title_fullStr ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
title_full_unstemmed ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
title_sort ACQUIREMENTS AND COMPETENCES OF THE UNIVERSITY PROFESSOR: CONTRIBUTIONS FOR THE ACCOUNTING PROFESSOR PEDAGOGICAL PRACTICE STUDY
author Slomski, Vilma Geni
author_facet Slomski, Vilma Geni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slomski, Vilma Geni
dc.subject.por.fl_str_mv university teaching
university professor
teacher formation
didactics
teaching practice
docência no ensino superior
professor universitário
formação de professores
didática
prática de ensino
topic university teaching
university professor
teacher formation
didactics
teaching practice
docência no ensino superior
professor universitário
formação de professores
didática
prática de ensino
description A docência como profissão baseia-se na idéia de que o ensino demanda saberes próprios, é assim, um ofício feito de saberes. Este artigo apresenta e discute as novas tendências investigativas sobre a formação de professores que valorizam os saberes docentes e defendem a docência como profissão. A revisão bibliográfica aqui discutida servirá de base para uma pesquisa sobre a competência pedagógica do professor de Ciências Contábeis no Brasil. O trabalho apresentado caracteriza-se como um ensaio teórico que segundo Severino (2000) consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Os saberes que servem de base para o ensino, tais como são revelados pelos estudos, são adquiridos por meio de processos que abrangem a história de vida pessoal dos docentes, a formação profissional para o magistério, o conhecimento científico da disciplina que ensina, os currículos e materiais instrucionais com que trata o professor, e, finalmente, a prática de ensino. Nesse sentido, os saberes profissionais são plurais, abrangem diferentes categorias e são adquiridos através de processos de aprendizagem e socialização que atravessam tanto a história de vida quanto a carreira docente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699
10.11606/rco.v1i1.34699
url https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699
identifier_str_mv 10.11606/rco.v1i1.34699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699/37437
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34699/147472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 1 No. 1 (2007); 89-105
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 1 Núm. 1 (2007); 89-105
Revista de Contabilidade e Organizações; v. 1 n. 1 (2007); 89-105
1982-6486
reponame:Revista de contabilidade e organizações
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de contabilidade e organizações
collection Revista de contabilidade e organizações
repository.name.fl_str_mv Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rco@usp.br
_version_ 1797054143999770624