Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bechara, Laura Carrasqueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lavrador, Marina Belém, Pesaro, Maria Eugênia, Oliveira , Mariana Trenche de, Merletti , Cristina Keiko Inafuku de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703
Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar as transformações ocorridas no trabalho institucional do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante o período de distanciamento social acarretado pela pandemia do COVID-19. Retoma-se a história da instituição, ressaltando o caráter inventivo inerente à clínica psicanalítica com crianças com entraves estruturais na constituição psíquica. São trabalhadas situações clínicas disparadoras do questionamento e da reformulação dos projetos terapêuticos nesse cenário, assim como a forma da instituição continuar com o seu trabalho com as crianças, a família e a escola. Considera-se que, para algumas crianças, os atendimentos remotos funcionam como tratamento do Outro. São novas modalidades de barreira e proteção frente a um Outro invasivo ou caótico. As telas podem ser dispositivos subjetivantes se, de um lado, houver um interlocutor-sujeito e, do outro, um suposto-sujeito.
id USP-67_07f4e80cd5135b21593b05313fdc30f6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178703
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventionsLugar de Vida en période de pandémie: 30 ans après et la continuité des inventionsLugar de vida en tiempos de pandemia: 30 años de existencia y continuidad de invencionesLugar de Vida em tempos de pandemia: 30 anos depois e a continuidade das invençõesPandémiePsychanalyseTrataiment a distanceGroupes hétérogènesAutismePandemiaPsicanáliseAtendimento remotoGrupos heterogêneosAutismoPandemiaPsicoanálisisTratamiento a distancia Grupos heterogéneosAutismoPandemicPsychoanalysisRemote TherapyHeterogeneous GroupsAutismEste artigo tem como objetivo abordar as transformações ocorridas no trabalho institucional do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante o período de distanciamento social acarretado pela pandemia do COVID-19. Retoma-se a história da instituição, ressaltando o caráter inventivo inerente à clínica psicanalítica com crianças com entraves estruturais na constituição psíquica. São trabalhadas situações clínicas disparadoras do questionamento e da reformulação dos projetos terapêuticos nesse cenário, assim como a forma da instituição continuar com o seu trabalho com as crianças, a família e a escola. Considera-se que, para algumas crianças, os atendimentos remotos funcionam como tratamento do Outro. São novas modalidades de barreira e proteção frente a um Outro invasivo ou caótico. As telas podem ser dispositivos subjetivantes se, de um lado, houver um interlocutor-sujeito e, do outro, um suposto-sujeito.Este artículo aborda las transformaciones que se produjeron en el trabajo institucional de Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante el período de distanciamiento social provocado por la pandemia COVID-19. Se retoma la historia de la institución, enfatizando el carácter inventivo de la clínica psicoanalítica con niños con barreras estructurales en su constitución psíquica. Se presentan situaciones clínicas que desencadenan el cuestionamiento y reformulación de proyectos terapéuticos, así como la forma en que la institución continúa con su trabajo con los niños, la familia y la escuela. Para algunos niños, se considera que las sesiones remotas funcionan como un tratamiento para el Otro. Son nuevas formas de bloquear al Otro invasivo o caótico. Las pantallas pueden ser subjetivadoras si de un lado hay un interlocutor sujeto y, del otro, un supuesto sujeto.Cet article traite des transformations qui ont eu lieu dans la pratique clinique du Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica, pendant la période de distanciation sociale à cause de la pandémie COVID-19. L'histoire de l'institution est citée, soulignant le caractère inventif de la clinique psychanalytique des enfants avec des barrières structurelles dans leur constitution psychique. Situations cliniques déclenchent la reformulation des projets thérapeutiques et la manière dont l'institution poursuit son travail. Pour certains enfants, on considère que la séance à distance peut être une manière de traiter l'Autre, puisque ça possibilite des nouvelles façons de bloquer l'Autre invasif ou chaotique de l’enfant autiste ou psychotique. Donc, les écrans peuvent être des dispositifs subjectivants s'il y aura d’un côté un sujet-interlocuteur et de l'autre un sujet-supposé.This article introduces the transformations that took place in the institutional work of Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica during the period of social distance caused by the COVID-19 pandemic. The institution's history is presented, emphasizing the inventive character in psychoanalytic clinic with children with structural barriers in their psychic constitution. Clinical situations ilustrate the questioning and reformulation of therapeutic projects in this scenario and the way the institution continues with its work with children, family and school. For some children, it is considered that remote sessions function as a treatment of the Other. It is a new way of blocking and protecting the invasive or chaotic Other. Screens can be subjectivating devices if on one side there is an interlocutor-subject and, on the other side, a supposed-subject.Universidade de São Paulo2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17870310.11606/issn.1981-1624.v26i2p252-264Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 252-264Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 252-264Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 252-2641981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703/175493Copyright (c) 2021 Laura Carrasqueira Bechara, Marina Belém Lavrador, Maria Eugênia Pesaro, Mariana Trenche de Oliveira , Cristina Keiko Inafuku de Merletti https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Bechara, Laura CarrasqueiraLavrador, Marina Belém Pesaro, Maria EugêniaOliveira , Mariana Trenche de Merletti , Cristina Keiko Inafuku de 2021-08-30T15:41:18Zoai:revistas.usp.br:article/178703Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-08-30T15:41:18Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
Lugar de Vida en période de pandémie: 30 ans après et la continuité des inventions
Lugar de vida en tiempos de pandemia: 30 años de existencia y continuidad de invenciones
Lugar de Vida em tempos de pandemia: 30 anos depois e a continuidade das invenções
title Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
spellingShingle Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
Bechara, Laura Carrasqueira
Pandémie
Psychanalyse
Trataiment a distance
Groupes hétérogènes
Autisme
Pandemia
Psicanálise
Atendimento remoto
Grupos heterogêneos
Autismo
Pandemia
Psicoanálisis
Tratamiento a distancia
Grupos heterogéneos
Autismo
Pandemic
Psychoanalysis
Remote Therapy
Heterogeneous Groups
Autism
title_short Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
title_full Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
title_fullStr Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
title_full_unstemmed Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
title_sort Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
author Bechara, Laura Carrasqueira
author_facet Bechara, Laura Carrasqueira
Lavrador, Marina Belém
Pesaro, Maria Eugênia
Oliveira , Mariana Trenche de
Merletti , Cristina Keiko Inafuku de
author_role author
author2 Lavrador, Marina Belém
Pesaro, Maria Eugênia
Oliveira , Mariana Trenche de
Merletti , Cristina Keiko Inafuku de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bechara, Laura Carrasqueira
Lavrador, Marina Belém
Pesaro, Maria Eugênia
Oliveira , Mariana Trenche de
Merletti , Cristina Keiko Inafuku de
dc.subject.por.fl_str_mv Pandémie
Psychanalyse
Trataiment a distance
Groupes hétérogènes
Autisme
Pandemia
Psicanálise
Atendimento remoto
Grupos heterogêneos
Autismo
Pandemia
Psicoanálisis
Tratamiento a distancia
Grupos heterogéneos
Autismo
Pandemic
Psychoanalysis
Remote Therapy
Heterogeneous Groups
Autism
topic Pandémie
Psychanalyse
Trataiment a distance
Groupes hétérogènes
Autisme
Pandemia
Psicanálise
Atendimento remoto
Grupos heterogêneos
Autismo
Pandemia
Psicoanálisis
Tratamiento a distancia
Grupos heterogéneos
Autismo
Pandemic
Psychoanalysis
Remote Therapy
Heterogeneous Groups
Autism
description Este artigo tem como objetivo abordar as transformações ocorridas no trabalho institucional do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante o período de distanciamento social acarretado pela pandemia do COVID-19. Retoma-se a história da instituição, ressaltando o caráter inventivo inerente à clínica psicanalítica com crianças com entraves estruturais na constituição psíquica. São trabalhadas situações clínicas disparadoras do questionamento e da reformulação dos projetos terapêuticos nesse cenário, assim como a forma da instituição continuar com o seu trabalho com as crianças, a família e a escola. Considera-se que, para algumas crianças, os atendimentos remotos funcionam como tratamento do Outro. São novas modalidades de barreira e proteção frente a um Outro invasivo ou caótico. As telas podem ser dispositivos subjetivantes se, de um lado, houver um interlocutor-sujeito e, do outro, um suposto-sujeito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703
10.11606/issn.1981-1624.v26i2p252-264
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v26i2p252-264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703/175493
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 252-264
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 252-264
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 252-264
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067497071968256