Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo abordar as transformações ocorridas no trabalho institucional do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante o período de distanciamento social acarretado pela pandemia do COVID-19. Retoma-se a história da instituição, ressaltando o caráter inventivo inerente à clínica psicanalítica com crianças com entraves estruturais na constituição psíquica. São trabalhadas situações clínicas disparadoras do questionamento e da reformulação dos projetos terapêuticos nesse cenário, assim como a forma da instituição continuar com o seu trabalho com as crianças, a família e a escola. Considera-se que, para algumas crianças, os atendimentos remotos funcionam como tratamento do Outro. São novas modalidades de barreira e proteção frente a um Outro invasivo ou caótico. As telas podem ser dispositivos subjetivantes se, de um lado, houver um interlocutor-sujeito e, do outro, um suposto-sujeito. |
id |
USP-67_07f4e80cd5135b21593b05313fdc30f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/178703 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventionsLugar de Vida en période de pandémie: 30 ans après et la continuité des inventionsLugar de vida en tiempos de pandemia: 30 años de existencia y continuidad de invencionesLugar de Vida em tempos de pandemia: 30 anos depois e a continuidade das invençõesPandémiePsychanalyseTrataiment a distanceGroupes hétérogènesAutismePandemiaPsicanáliseAtendimento remotoGrupos heterogêneosAutismoPandemiaPsicoanálisisTratamiento a distancia Grupos heterogéneosAutismoPandemicPsychoanalysisRemote TherapyHeterogeneous GroupsAutismEste artigo tem como objetivo abordar as transformações ocorridas no trabalho institucional do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante o período de distanciamento social acarretado pela pandemia do COVID-19. Retoma-se a história da instituição, ressaltando o caráter inventivo inerente à clínica psicanalítica com crianças com entraves estruturais na constituição psíquica. São trabalhadas situações clínicas disparadoras do questionamento e da reformulação dos projetos terapêuticos nesse cenário, assim como a forma da instituição continuar com o seu trabalho com as crianças, a família e a escola. Considera-se que, para algumas crianças, os atendimentos remotos funcionam como tratamento do Outro. São novas modalidades de barreira e proteção frente a um Outro invasivo ou caótico. As telas podem ser dispositivos subjetivantes se, de um lado, houver um interlocutor-sujeito e, do outro, um suposto-sujeito.Este artículo aborda las transformaciones que se produjeron en el trabajo institucional de Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante el período de distanciamiento social provocado por la pandemia COVID-19. Se retoma la historia de la institución, enfatizando el carácter inventivo de la clínica psicoanalítica con niños con barreras estructurales en su constitución psíquica. Se presentan situaciones clínicas que desencadenan el cuestionamiento y reformulación de proyectos terapéuticos, así como la forma en que la institución continúa con su trabajo con los niños, la familia y la escuela. Para algunos niños, se considera que las sesiones remotas funcionan como un tratamiento para el Otro. Son nuevas formas de bloquear al Otro invasivo o caótico. Las pantallas pueden ser subjetivadoras si de un lado hay un interlocutor sujeto y, del otro, un supuesto sujeto.Cet article traite des transformations qui ont eu lieu dans la pratique clinique du Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica, pendant la période de distanciation sociale à cause de la pandémie COVID-19. L'histoire de l'institution est citée, soulignant le caractère inventif de la clinique psychanalytique des enfants avec des barrières structurelles dans leur constitution psychique. Situations cliniques déclenchent la reformulation des projets thérapeutiques et la manière dont l'institution poursuit son travail. Pour certains enfants, on considère que la séance à distance peut être une manière de traiter l'Autre, puisque ça possibilite des nouvelles façons de bloquer l'Autre invasif ou chaotique de l’enfant autiste ou psychotique. Donc, les écrans peuvent être des dispositifs subjectivants s'il y aura d’un côté un sujet-interlocuteur et de l'autre un sujet-supposé.This article introduces the transformations that took place in the institutional work of Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica during the period of social distance caused by the COVID-19 pandemic. The institution's history is presented, emphasizing the inventive character in psychoanalytic clinic with children with structural barriers in their psychic constitution. Clinical situations ilustrate the questioning and reformulation of therapeutic projects in this scenario and the way the institution continues with its work with children, family and school. For some children, it is considered that remote sessions function as a treatment of the Other. It is a new way of blocking and protecting the invasive or chaotic Other. Screens can be subjectivating devices if on one side there is an interlocutor-subject and, on the other side, a supposed-subject.Universidade de São Paulo2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17870310.11606/issn.1981-1624.v26i2p252-264Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 252-264Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 252-264Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 252-2641981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703/175493Copyright (c) 2021 Laura Carrasqueira Bechara, Marina Belém Lavrador, Maria Eugênia Pesaro, Mariana Trenche de Oliveira , Cristina Keiko Inafuku de Merletti https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Bechara, Laura CarrasqueiraLavrador, Marina Belém Pesaro, Maria EugêniaOliveira , Mariana Trenche de Merletti , Cristina Keiko Inafuku de 2021-08-30T15:41:18Zoai:revistas.usp.br:article/178703Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-08-30T15:41:18Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions Lugar de Vida en période de pandémie: 30 ans après et la continuité des inventions Lugar de vida en tiempos de pandemia: 30 años de existencia y continuidad de invenciones Lugar de Vida em tempos de pandemia: 30 anos depois e a continuidade das invenções |
title |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions |
spellingShingle |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions Bechara, Laura Carrasqueira Pandémie Psychanalyse Trataiment a distance Groupes hétérogènes Autisme Pandemia Psicanálise Atendimento remoto Grupos heterogêneos Autismo Pandemia Psicoanálisis Tratamiento a distancia Grupos heterogéneos Autismo Pandemic Psychoanalysis Remote Therapy Heterogeneous Groups Autism |
title_short |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions |
title_full |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions |
title_fullStr |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions |
title_full_unstemmed |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions |
title_sort |
Lugar de Vida in times of pandemic: 30 years later and the continuity of inventions |
author |
Bechara, Laura Carrasqueira |
author_facet |
Bechara, Laura Carrasqueira Lavrador, Marina Belém Pesaro, Maria Eugênia Oliveira , Mariana Trenche de Merletti , Cristina Keiko Inafuku de |
author_role |
author |
author2 |
Lavrador, Marina Belém Pesaro, Maria Eugênia Oliveira , Mariana Trenche de Merletti , Cristina Keiko Inafuku de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bechara, Laura Carrasqueira Lavrador, Marina Belém Pesaro, Maria Eugênia Oliveira , Mariana Trenche de Merletti , Cristina Keiko Inafuku de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandémie Psychanalyse Trataiment a distance Groupes hétérogènes Autisme Pandemia Psicanálise Atendimento remoto Grupos heterogêneos Autismo Pandemia Psicoanálisis Tratamiento a distancia Grupos heterogéneos Autismo Pandemic Psychoanalysis Remote Therapy Heterogeneous Groups Autism |
topic |
Pandémie Psychanalyse Trataiment a distance Groupes hétérogènes Autisme Pandemia Psicanálise Atendimento remoto Grupos heterogêneos Autismo Pandemia Psicoanálisis Tratamiento a distancia Grupos heterogéneos Autismo Pandemic Psychoanalysis Remote Therapy Heterogeneous Groups Autism |
description |
Este artigo tem como objetivo abordar as transformações ocorridas no trabalho institucional do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica durante o período de distanciamento social acarretado pela pandemia do COVID-19. Retoma-se a história da instituição, ressaltando o caráter inventivo inerente à clínica psicanalítica com crianças com entraves estruturais na constituição psíquica. São trabalhadas situações clínicas disparadoras do questionamento e da reformulação dos projetos terapêuticos nesse cenário, assim como a forma da instituição continuar com o seu trabalho com as crianças, a família e a escola. Considera-se que, para algumas crianças, os atendimentos remotos funcionam como tratamento do Outro. São novas modalidades de barreira e proteção frente a um Outro invasivo ou caótico. As telas podem ser dispositivos subjetivantes se, de um lado, houver um interlocutor-sujeito e, do outro, um suposto-sujeito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703 10.11606/issn.1981-1624.v26i2p252-264 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v26i2p252-264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178703/175493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 252-264 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 252-264 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 252-264 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 252-264 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067497071968256 |