Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mato, Daniel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199
Resumo: Ainda que as categorias «indústrias culturais» e «consumo cultural» sejam úteis em valiosas publicações, não estão isentas de problemas. Este texto mostra como seu uso obstrui algumas possibilidades de pesquisa e como deixar de usá-las abre novas possibilidades. Destacar o atributo «cultural» de algumas indústrias e consumos, em particular, esconde a relevância cultural de todas as outras indústrias e consumos, o que atrapalha o estudo destas outras indústrias e consumos a partir de perspectivas culturais.
id USP-70_f247c8d90023328ceefe0dfc56765d3d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/38199
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisaTodas las industrias son culturales: crítica de la idea de “industrias culturales” y nuevas posibilidades de investigaciónindustrias culturalesconsumo culturalcríticateoríamétodo.Ainda que as categorias «indústrias culturais» e «consumo cultural» sejam úteis em valiosas publicações, não estão isentas de problemas. Este texto mostra como seu uso obstrui algumas possibilidades de pesquisa e como deixar de usá-las abre novas possibilidades. Destacar o atributo «cultural» de algumas indústrias e consumos, em particular, esconde a relevância cultural de todas as outras indústrias e consumos, o que atrapalha o estudo destas outras indústrias e consumos a partir de perspectivas culturais.Aunque las categorías “industrias culturales” y “consumo cultural” resultan útiles en valiosas publicaciones, no están exentas de problemas. Este texto muestra cómo su uso obstruye algunas posibilidades de investigación y cómo dejar de usarlas abre nuevas posibilidades. Destacar el atributo “cultural” de algunas industrias y consumos, en particular, oculta la relevancia cultural de todas las demás industrias y consumos, y así se obstaculiza el estudio de otras industrias y consumos desde perspectivas culturales.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2008-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3819910.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191MATRIZes; v. 1 n. 2 (2008); 173-191MATRIZes; Vol. 1 No 2 (2008); 173-191MATRIZes; V. 1 N. 2 (2008); 173-191MATRIZes; Vol. 1 No. 2 (2008); 173-191MATRIZes; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 173-1911982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspahttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199/40947https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199/40948Mato, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:39Zoai:revistas.usp.br:article/38199Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:17.084137Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
Todas las industrias son culturales: crítica de la idea de “industrias culturales” y nuevas posibilidades de investigación
title Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
spellingShingle Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
Mato, Daniel
industrias culturales
consumo cultural
crítica
teoría
método.
title_short Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
title_full Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
title_fullStr Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
title_full_unstemmed Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
title_sort Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
author Mato, Daniel
author_facet Mato, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mato, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv industrias culturales
consumo cultural
crítica
teoría
método.
topic industrias culturales
consumo cultural
crítica
teoría
método.
description Ainda que as categorias «indústrias culturais» e «consumo cultural» sejam úteis em valiosas publicações, não estão isentas de problemas. Este texto mostra como seu uso obstrui algumas possibilidades de pesquisa e como deixar de usá-las abre novas possibilidades. Destacar o atributo «cultural» de algumas indústrias e consumos, em particular, esconde a relevância cultural de todas as outras indústrias e consumos, o que atrapalha o estudo destas outras indústrias e consumos a partir de perspectivas culturais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199
10.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199/40947
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38199/40948
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 1 n. 2 (2008); 173-191
MATRIZes; Vol. 1 No 2 (2008); 173-191
MATRIZes; V. 1 N. 2 (2008); 173-191
MATRIZes; Vol. 1 No. 2 (2008); 173-191
MATRIZes; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 173-191
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051313296506880