Studygram: os modos “instagramáveis” de ser estudante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188201 |
Resumo: | Neste artigo, observamos determinados modos de ser e de se apresentar como estudante nas plataformas de redes sociais. A partir da análise de formas de produção e compartilhamento de conteúdo entre usuários da rede Instagram, que possuem perfis denominados como studygrams, procuramos compreender determinadas convocações para um modelo de subjetividade, associado ao consumo de um modo particular de estudar e de se mostrar como um estudante exemplar. Para tanto, nos inspiramos em preceitos do estudo das imagens proposto por Roland Barthes (1982) entrelaçado ao referencial teórico que mobiliza autores dedicados aos estudos da comunicação e do consumo |
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Studygram: os modos “instagramáveis” de ser estudanteCommunication and consumptionsubjectivitymodes of studyingInstagramstudygramComunicação e consumosubjetividademodos de estudarInstagramstudygramNeste artigo, observamos determinados modos de ser e de se apresentar como estudante nas plataformas de redes sociais. A partir da análise de formas de produção e compartilhamento de conteúdo entre usuários da rede Instagram, que possuem perfis denominados como studygrams, procuramos compreender determinadas convocações para um modelo de subjetividade, associado ao consumo de um modo particular de estudar e de se mostrar como um estudante exemplar. Para tanto, nos inspiramos em preceitos do estudo das imagens proposto por Roland Barthes (1982) entrelaçado ao referencial teórico que mobiliza autores dedicados aos estudos da comunicação e do consumoThis study discusses certain ways of being and presenting oneself as a student on social media. By analyzing the means of producing and sharing content among Instagram users, whose profiles are called “studygrams”, we try to understand calls for a subjectivity model, associated with the consumption of a particular way of studying and showing an exemplary student. Therefore, Roland Barthes’ precepts for studying images have inspired us (1982), as have the theoretical framework which mobilizes authors dedicated to communication and consumption studies.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18820110.11606/issn.2316-9125.v27i2p88-104Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 88-104Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 88-104Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 88-1042316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188201/188675https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/188201/194808Copyright (c) 2022 Bianca S. Biadeni, Gisela G S Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBiadeni, Bianca S.Castro, Gisela G S 2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/188201Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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