Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245 |
Resumo: | Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incremen- tar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo. |
id |
USP-71_101b41bd992b19c1b92a53075a4440a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/69245 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultosDigital Storytellingtecnologias digitaisComunicaçãocapacitação corporativaNeste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incremen- tar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6924510.11606/issn.2316-9125.v18i1p15-23Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-232316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245/71706Hack, Josias RicardoRamos, FernandoSantos, Arnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:52:29Zoai:revistas.usp.br:article/69245Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:14.022429Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
spellingShingle |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos Hack, Josias Ricardo Digital Storytelling tecnologias digitais Comunicação capacitação corporativa |
title_short |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title_full |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title_fullStr |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title_full_unstemmed |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title_sort |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
author |
Hack, Josias Ricardo |
author_facet |
Hack, Josias Ricardo Ramos, Fernando Santos, Arnaldo |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Fernando Santos, Arnaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hack, Josias Ricardo Ramos, Fernando Santos, Arnaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Storytelling tecnologias digitais Comunicação capacitação corporativa |
topic |
Digital Storytelling tecnologias digitais Comunicação capacitação corporativa |
description |
Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incremen- tar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p15-23 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p15-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245/71706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23 Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23 Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091639353344 |