Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir criticamente os resultados de uma pesquisa que investigou o alinhamento do ensino superior com a Agenda 2030, por meio da análise de planos de ensino dos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista vigentes em 2019 e de questionário com docentes. Como resultados, identifica-se que princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e comunicação podem ser desenvolvidos para potencializar processos em curso de articulação pedagógica e institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. |
id |
USP-72_25651322c590327709c933dad5ef49bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/197779 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030Communication and Education for Sustainable Development (ESD): the articulation between undergraduate teaching at Unesp with Agenda 2030Comunicación y Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS): la articulación entre enseñanza de grado en la Unesp con la Agenda 2030Agenda 2030Education for Sustainable DevelopmentHigher Education InstitutionCommunication for PeaceCommunicationAgenda 2030Educación para el Desarrollo SostenibleInstitución de Educación SuperiorComunicaciónAgenda 2030Educação para o Desenvolvimento SustentávelInstituição de Ensino SuperiorComunicaçãoEste artigo tem como objetivo discutir criticamente os resultados de uma pesquisa que investigou o alinhamento do ensino superior com a Agenda 2030, por meio da análise de planos de ensino dos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista vigentes em 2019 e de questionário com docentes. Como resultados, identifica-se que princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e comunicação podem ser desenvolvidos para potencializar processos em curso de articulação pedagógica e institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.En este artículo, reflexionamos sobre el papel de la educación superior en la realización de la cultura de paz a través de la alineación con la Agenda 2030. El enfoque descriptivo, apoyado en la investigación documental, la aplicación de cuestionarios y el análisis de contenidos, permitió identificar los desafíos en este escenario y proponer nuevos enfoques para su avance en el caso específico de la Universidad Estatal Paulista. Como resultado, notamos el pago de la temática general y en la dimensión docente y la escasez de acción colaborativa motivada por la cultura organizacional de la IES.This article aims to critically discuss the results of a research analyzing the alignment of higher education with the 2030 Agenda, by using the analysis of teaching plans of the undergraduate courses at Universidade Estadual Paulista (UNESP) available in the year 2019 and a questionnaire with teachers. As a result, it identified that Education for Sustainable Development and communication principles can be developed to enhance ongoing processes of pedagogical and institutional articulation with the Sustainable Development Goals.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/19777910.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.197779Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 32-472238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779/188335https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779/191678Copyright (c) 2022 Isadora Sonego Pinhabe, Doutora, Doutorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinhabe, Isadora SonegoCabral, RaquelGalvão, Thiago Gehre Cabral, RaquelGalvão, Thiago Gehre Cabral, RaquelGalvão, Thiago Gehre 2023-02-24T16:05:17Zoai:revistas.usp.br:article/197779Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-02-24T16:05:17Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030 Communication and Education for Sustainable Development (ESD): the articulation between undergraduate teaching at Unesp with Agenda 2030 Comunicación y Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS): la articulación entre enseñanza de grado en la Unesp con la Agenda 2030 |
title |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030 |
spellingShingle |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030 Pinhabe, Isadora Sonego Agenda 2030 Education for Sustainable Development Higher Education Institution Communication for Peace Communication Agenda 2030 Educación para el Desarrollo Sostenible Institución de Educación Superior Comunicación Agenda 2030 Educação para o Desenvolvimento Sustentável Instituição de Ensino Superior Comunicação |
title_short |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030 |
title_full |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030 |
title_fullStr |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030 |
title_full_unstemmed |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030 |
title_sort |
Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030 |
author |
Pinhabe, Isadora Sonego |
author_facet |
Pinhabe, Isadora Sonego Cabral, Raquel Galvão, Thiago Gehre |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Raquel Galvão, Thiago Gehre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinhabe, Isadora Sonego Cabral, Raquel Galvão, Thiago Gehre Cabral, Raquel Galvão, Thiago Gehre Cabral, Raquel Galvão, Thiago Gehre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agenda 2030 Education for Sustainable Development Higher Education Institution Communication for Peace Communication Agenda 2030 Educación para el Desarrollo Sostenible Institución de Educación Superior Comunicación Agenda 2030 Educação para o Desenvolvimento Sustentável Instituição de Ensino Superior Comunicação |
topic |
Agenda 2030 Education for Sustainable Development Higher Education Institution Communication for Peace Communication Agenda 2030 Educación para el Desarrollo Sostenible Institución de Educación Superior Comunicación Agenda 2030 Educação para o Desenvolvimento Sustentável Instituição de Ensino Superior Comunicação |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir criticamente os resultados de uma pesquisa que investigou o alinhamento do ensino superior com a Agenda 2030, por meio da análise de planos de ensino dos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista vigentes em 2019 e de questionário com docentes. Como resultados, identifica-se que princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e comunicação podem ser desenvolvidos para potencializar processos em curso de articulação pedagógica e institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.197779 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.197779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779/188335 https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779/191678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Isadora Sonego Pinhabe, Doutora, Doutor https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Isadora Sonego Pinhabe, Doutora, Doutor https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 32-47 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047107916398592 |