Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinhabe, Isadora Sonego
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cabral, Raquel, Galvão, Thiago Gehre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir criticamente os resultados de uma pesquisa que investigou o alinhamento do ensino superior com a Agenda 2030, por meio da análise de planos de ensino dos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista vigentes em 2019 e de questionário com docentes. Como resultados, identifica-se que princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e comunicação podem ser desenvolvidos para potencializar processos em curso de articulação pedagógica e institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
id USP-72_25651322c590327709c933dad5ef49bb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/197779
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030Communication and Education for Sustainable Development (ESD): the articulation between undergraduate teaching at Unesp with Agenda 2030Comunicación y Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS): la articulación entre enseñanza de grado en la Unesp con la Agenda 2030Agenda 2030Education for Sustainable DevelopmentHigher Education InstitutionCommunication for PeaceCommunicationAgenda 2030Educación para el Desarrollo SostenibleInstitución de Educación SuperiorComunicaciónAgenda 2030Educação para o Desenvolvimento SustentávelInstituição de Ensino SuperiorComunicaçãoEste artigo tem como objetivo discutir criticamente os resultados de uma pesquisa que investigou o alinhamento do ensino superior com a Agenda 2030, por meio da análise de planos de ensino dos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista vigentes em 2019 e de questionário com docentes. Como resultados, identifica-se que princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e comunicação podem ser desenvolvidos para potencializar processos em curso de articulação pedagógica e institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.En este artículo, reflexionamos sobre el papel de la educación superior en la realización de la cultura de paz a través de la alineación con la Agenda 2030. El enfoque descriptivo, apoyado en la investigación documental, la aplicación de cuestionarios y el análisis de contenidos, permitió identificar los desafíos en este escenario y proponer nuevos enfoques para su avance en el caso específico de la Universidad Estatal Paulista. Como resultado, notamos el pago de la temática general y en la dimensión docente y la escasez de acción colaborativa motivada por la cultura organizacional de la IES.This article aims to critically discuss the results of a research analyzing the alignment of higher education with the 2030 Agenda, by using the analysis of teaching plans of the undergraduate courses at Universidade Estadual Paulista (UNESP) available in the year 2019 and a questionnaire with teachers. As a result, it identified that Education for Sustainable Development and communication principles can be developed to enhance ongoing processes of pedagogical and institutional articulation with the Sustainable Development Goals.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/19777910.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.197779Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 32-472238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779/188335https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779/191678Copyright (c) 2022 Isadora Sonego Pinhabe, Doutora, Doutorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinhabe, Isadora SonegoCabral, RaquelGalvão, Thiago Gehre Cabral, RaquelGalvão, Thiago Gehre Cabral, RaquelGalvão, Thiago Gehre 2023-02-24T16:05:17Zoai:revistas.usp.br:article/197779Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-02-24T16:05:17Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
Communication and Education for Sustainable Development (ESD): the articulation between undergraduate teaching at Unesp with Agenda 2030
Comunicación y Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS): la articulación entre enseñanza de grado en la Unesp con la Agenda 2030
title Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
spellingShingle Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
Pinhabe, Isadora Sonego
Agenda 2030
Education for Sustainable Development
Higher Education Institution
Communication for Peace
Communication
Agenda 2030
Educación para el Desarrollo Sostenible
Institución de Educación Superior
Comunicación
Agenda 2030
Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Instituição de Ensino Superior
Comunicação
title_short Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
title_full Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
title_fullStr Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
title_full_unstemmed Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
title_sort Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030
author Pinhabe, Isadora Sonego
author_facet Pinhabe, Isadora Sonego
Cabral, Raquel
Galvão, Thiago Gehre
author_role author
author2 Cabral, Raquel
Galvão, Thiago Gehre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinhabe, Isadora Sonego
Cabral, Raquel
Galvão, Thiago Gehre
Cabral, Raquel
Galvão, Thiago Gehre
Cabral, Raquel
Galvão, Thiago Gehre
dc.subject.por.fl_str_mv Agenda 2030
Education for Sustainable Development
Higher Education Institution
Communication for Peace
Communication
Agenda 2030
Educación para el Desarrollo Sostenible
Institución de Educación Superior
Comunicación
Agenda 2030
Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Instituição de Ensino Superior
Comunicação
topic Agenda 2030
Education for Sustainable Development
Higher Education Institution
Communication for Peace
Communication
Agenda 2030
Educación para el Desarrollo Sostenible
Institución de Educación Superior
Comunicación
Agenda 2030
Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Instituição de Ensino Superior
Comunicação
description Este artigo tem como objetivo discutir criticamente os resultados de uma pesquisa que investigou o alinhamento do ensino superior com a Agenda 2030, por meio da análise de planos de ensino dos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista vigentes em 2019 e de questionário com docentes. Como resultados, identifica-se que princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e comunicação podem ser desenvolvidos para potencializar processos em curso de articulação pedagógica e institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.197779
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.197779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779/188335
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779/191678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Isadora Sonego Pinhabe, Doutora, Doutor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Isadora Sonego Pinhabe, Doutora, Doutor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 32-47
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047107916398592