Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243 |
Resumo: | O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país. |
id |
USP-72_4def4f0b4f66fb8e823b3f6881036ecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139243 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco ItaúTrademarks management in the strategy of internationalization of companies: an exploratory study in Banco ItaúGestión de marcas en la estrategia de internacionalización de empresas: un estudio exploratorio en el Banco ItaúInternacionalización. Gestión de marcas. Multinacionales brasileras.Internationalization. Trademarks management. Brazilian multinationals.Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras.O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país.El objetivo general de este artículo es analizar el proceso de construcción y gestión de marcas de empresas brasileras multinacionales en el ámbito de la estrategia de internacionalización. La inversión en la gestión de marcas es una forma eficaz de diferenciar las ofertas brasileras en el exterior, generando valor agregado. El estudio se justifica, pudiendo servir como concientización y benchmarking para empresarios brasileros en ese proceso. Se realizó una investigación exploratoria y cualitativa. El Banco Itaú fue escogido como objeto de estudio por la importancia del sector financiero, por la alta inversión realizada en la marca y por el hecho de ya haber sido considerada la marca más valiosa del país. The general objective of this article is of analyzing the process of construction and management of trademarks of multinational Brazilian companies within the scope of the internationalization strategy. Investment in the management of trademarks is an efficacious way of differentiating the Brazilian offerings abroad, generating added value. The study is justified and can serve in this process as conscientiousness and benchmarking for Brazilian businesspeople. An exploratory and qualitative research was conducted. Banco Itaú, a Brazilian private bank, was chosen as the subject-matter of the study due to the importance of the financial sector, to the substantial investments made in the trademark and to the fact that it has already been considered to be the most valuable trademark in the country.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13924310.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139243Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 90-1022238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243/134584Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessKhauaja, Daniela Motta Romeiro2017-11-08T17:18:18Zoai:revistas.usp.br:article/139243Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:36.861068Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú Trademarks management in the strategy of internationalization of companies: an exploratory study in Banco Itaú Gestión de marcas en la estrategia de internacionalización de empresas: un estudio exploratorio en el Banco Itaú |
title |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú |
spellingShingle |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú Khauaja, Daniela Motta Romeiro Internacionalización. Gestión de marcas. Multinacionales brasileras. Internationalization. Trademarks management. Brazilian multinationals. Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras. |
title_short |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú |
title_full |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú |
title_fullStr |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú |
title_full_unstemmed |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú |
title_sort |
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú |
author |
Khauaja, Daniela Motta Romeiro |
author_facet |
Khauaja, Daniela Motta Romeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khauaja, Daniela Motta Romeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalización. Gestión de marcas. Multinacionales brasileras. Internationalization. Trademarks management. Brazilian multinationals. Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras. |
topic |
Internacionalización. Gestión de marcas. Multinacionales brasileras. Internationalization. Trademarks management. Brazilian multinationals. Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras. |
description |
O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139243 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243/134584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 90-102 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109803835392 |