Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khauaja, Daniela Motta Romeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243
Resumo: O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país.
id USP-72_4def4f0b4f66fb8e823b3f6881036ecc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139243
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco ItaúTrademarks management in the strategy of internationalization of companies: an exploratory study in Banco ItaúGestión de marcas en la estrategia de internacionalización de empresas: un estudio exploratorio en el Banco ItaúInternacionalización. Gestión de marcas. Multinacionales brasileras.Internationalization. Trademarks management. Brazilian multinationals.Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras.O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país.El objetivo general de este artículo es analizar el proceso de construcción y gestión de marcas de empresas brasileras multinacionales en el ámbito de la estrategia de internacionalización. La inversión en la gestión de marcas es una forma eficaz de diferenciar las ofertas brasileras en el exterior, generando valor agregado. El estudio se justifica, pudiendo servir como concientización y benchmarking para empresarios brasileros en ese proceso. Se realizó una investigación exploratoria y cualitativa. El Banco Itaú fue escogido como objeto de estudio por la importancia del sector financiero, por la alta inversión realizada en la marca y por el hecho de ya haber sido considerada la marca más valiosa del país. The general objective of this article is of analyzing the process of construction and management of trademarks of multinational Brazilian companies within the scope of the internationalization strategy. Investment in the management of trademarks is an efficacious way of differentiating the Brazilian offerings abroad, generating added value. The study is justified and can serve in this process as conscientiousness and benchmarking for Brazilian businesspeople. An exploratory and qualitative research was conducted. Banco Itaú, a Brazilian private bank, was chosen as the subject-matter of the study due to the importance of the financial sector, to the substantial investments made in the trademark and to the fact that it has already been considered to be the most valuable trademark in the country.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13924310.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139243Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 90-1022238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243/134584Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessKhauaja, Daniela Motta Romeiro2017-11-08T17:18:18Zoai:revistas.usp.br:article/139243Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:36.861068Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
Trademarks management in the strategy of internationalization of companies: an exploratory study in Banco Itaú
Gestión de marcas en la estrategia de internacionalización de empresas: un estudio exploratorio en el Banco Itaú
title Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
spellingShingle Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
Khauaja, Daniela Motta Romeiro
Internacionalización. Gestión de marcas. Multinacionales brasileras.
Internationalization. Trademarks management. Brazilian multinationals.
Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras.
title_short Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
title_full Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
title_fullStr Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
title_full_unstemmed Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
title_sort Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
author Khauaja, Daniela Motta Romeiro
author_facet Khauaja, Daniela Motta Romeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khauaja, Daniela Motta Romeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalización. Gestión de marcas. Multinacionales brasileras.
Internationalization. Trademarks management. Brazilian multinationals.
Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras.
topic Internacionalización. Gestión de marcas. Multinacionales brasileras.
Internationalization. Trademarks management. Brazilian multinationals.
Internacionalização. Gestão de marcas. Multinacionais brasileiras.
description O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139243
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139243/134584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 90-102
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109803835392