A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205 |
Resumo: | Este estudo objetiva explorar a temática da comunicação interna em pequenas empresas, focando a gestão dos relacionamentos como crucial para a efetividade de negócios desse porte. Apresenta-se uma revisão contextual sobre a expressão dessas organizações no Brasil e divulga-se o resultado de uma pesquisa focada no cenário da comunicação interna num salão de beleza. Conclui-se que as pequenas empresas, amadoras nos seus processos de gestão, carecem de políticas de relacionamento ao público interno, que promovam o entrosamento para além das vias dos fluxos comunicacionais não sistematizados. |
id |
USP-72_5bb5cb655c6adcbbd7b3e9793ff668c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139205 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidadeBrazilian small businesses and their internal communicational demands: amateurism, flows, vanityLa pequeña empresa brasilera y sus exigencias de comunicación interna: amateurismo, flujos, vanidadComunicación interna. Cultura organizacional. Pequeña empresa. Relaciones públicas.Internal communication. Organizational culture. Small business. Public relations.Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas.Este estudo objetiva explorar a temática da comunicação interna em pequenas empresas, focando a gestão dos relacionamentos como crucial para a efetividade de negócios desse porte. Apresenta-se uma revisão contextual sobre a expressão dessas organizações no Brasil e divulga-se o resultado de uma pesquisa focada no cenário da comunicação interna num salão de beleza. Conclui-se que as pequenas empresas, amadoras nos seus processos de gestão, carecem de políticas de relacionamento ao público interno, que promovam o entrosamento para além das vias dos fluxos comunicacionais não sistematizados. This study aims at analyzing internal communication in small businesses, focusing on the relationship management as a critical factor for effectiveness in businesses of that size. The article presents a contextual review of the expression of those organizations in Brazil and shows the results of a research targeted at the internal communication scenario in a beauty salon. The study concludes that small businesses, amateur in management processes, lack relationship policies to deal with their internal audiences and encourage engagement beyond non-systemized communication flow channels.Este estudio pretende explorar el tema de la comunicación interna en la pequeña empresa, centrándose en la gestión de las relaciones como crucial para la efectividad de tales negocios. El texto presenta una revisión contextual de la expresión de estas organizaciones en Brasil y muestra el resultado de una investigación con foco en el escenario de la comunicación interna en un salón de belleza. Se concluye que las pequeñas empresas, amateurs en sus procesos de gestión, carecen de políticas de relacionamiento con los públicos internos, que promuevan la integración además de las vías de flujos comunicacionales no sistematizados.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13920510.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139205Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 210-2202238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205/134547Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessLisboa, Wellington TeixeiraAlves, Fernanda Portes2017-11-08T13:43:49Zoai:revistas.usp.br:article/139205Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:34.707145Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade Brazilian small businesses and their internal communicational demands: amateurism, flows, vanity La pequeña empresa brasilera y sus exigencias de comunicación interna: amateurismo, flujos, vanidad |
title |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade |
spellingShingle |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade Lisboa, Wellington Teixeira Comunicación interna. Cultura organizacional. Pequeña empresa. Relaciones públicas. Internal communication. Organizational culture. Small business. Public relations. Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas. |
title_short |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade |
title_full |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade |
title_fullStr |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade |
title_full_unstemmed |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade |
title_sort |
A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade |
author |
Lisboa, Wellington Teixeira |
author_facet |
Lisboa, Wellington Teixeira Alves, Fernanda Portes |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Fernanda Portes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisboa, Wellington Teixeira Alves, Fernanda Portes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación interna. Cultura organizacional. Pequeña empresa. Relaciones públicas. Internal communication. Organizational culture. Small business. Public relations. Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas. |
topic |
Comunicación interna. Cultura organizacional. Pequeña empresa. Relaciones públicas. Internal communication. Organizational culture. Small business. Public relations. Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas. |
description |
Este estudo objetiva explorar a temática da comunicação interna em pequenas empresas, focando a gestão dos relacionamentos como crucial para a efetividade de negócios desse porte. Apresenta-se uma revisão contextual sobre a expressão dessas organizações no Brasil e divulga-se o resultado de uma pesquisa focada no cenário da comunicação interna num salão de beleza. Conclui-se que as pequenas empresas, amadoras nos seus processos de gestão, carecem de políticas de relacionamento ao público interno, que promovam o entrosamento para além das vias dos fluxos comunicacionais não sistematizados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139205 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205/134547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 210-220 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109747212288 |