A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Wellington Teixeira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alves, Fernanda Portes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205
Resumo: Este estudo objetiva explorar a temática da comunicação interna em pequenas empresas, focando a gestão dos relacionamentos como crucial para a efetividade de negócios desse porte. Apresenta-se uma revisão contextual sobre a expressão dessas organizações no Brasil e divulga-se o resultado de uma pesquisa focada no cenário da comunicação interna num salão de beleza. Conclui-se que as pequenas empresas, amadoras nos seus processos de gestão, carecem de políticas de relacionamento ao público interno, que promovam o entrosamento para além das vias dos fluxos comunicacionais não sistematizados. 
id USP-72_5bb5cb655c6adcbbd7b3e9793ff668c0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139205
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidadeBrazilian small businesses and their internal communicational demands: amateurism, flows, vanityLa pequeña empresa brasilera y sus exigencias de comunicación interna: amateurismo, flujos, vanidadComunicación interna. Cultura organizacional. Pequeña empresa. Relaciones públicas.Internal communication. Organizational culture. Small business. Public relations.Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas.Este estudo objetiva explorar a temática da comunicação interna em pequenas empresas, focando a gestão dos relacionamentos como crucial para a efetividade de negócios desse porte. Apresenta-se uma revisão contextual sobre a expressão dessas organizações no Brasil e divulga-se o resultado de uma pesquisa focada no cenário da comunicação interna num salão de beleza. Conclui-se que as pequenas empresas, amadoras nos seus processos de gestão, carecem de políticas de relacionamento ao público interno, que promovam o entrosamento para além das vias dos fluxos comunicacionais não sistematizados. This study aims at analyzing internal communication in small businesses, focusing on the relationship management as a critical factor for effectiveness in businesses of that size. The article presents a contextual review of the expression of those organizations in Brazil and shows the results of a research targeted at the internal communication scenario in a beauty salon. The study concludes that small businesses, amateur in management processes, lack relationship policies to deal with their internal audiences and encourage engagement beyond non-systemized communication flow channels.Este estudio pretende explorar el tema de la comunicación interna en la pequeña empresa, centrándose en la gestión de las relaciones como crucial para la efectividad de tales negocios. El texto presenta una revisión contextual de la expresión de estas organizaciones en Brasil y muestra el resultado de una investigación con foco en el escenario de la comunicación interna en un salón de belleza. Se concluye que las pequeñas empresas, amateurs en sus procesos de gestión, carecen de políticas de relacionamiento con los públicos internos, que promuevan la integración además de las vías de flujos comunicacionales no sistematizados.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13920510.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139205Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 210-2202238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205/134547Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessLisboa, Wellington TeixeiraAlves, Fernanda Portes2017-11-08T13:43:49Zoai:revistas.usp.br:article/139205Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:34.707145Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
Brazilian small businesses and their internal communicational demands: amateurism, flows, vanity
La pequeña empresa brasilera y sus exigencias de comunicación interna: amateurismo, flujos, vanidad
title A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
spellingShingle A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
Lisboa, Wellington Teixeira
Comunicación interna. Cultura organizacional. Pequeña empresa. Relaciones públicas.
Internal communication. Organizational culture. Small business. Public relations.
Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas.
title_short A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
title_full A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
title_fullStr A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
title_full_unstemmed A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
title_sort A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade
author Lisboa, Wellington Teixeira
author_facet Lisboa, Wellington Teixeira
Alves, Fernanda Portes
author_role author
author2 Alves, Fernanda Portes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Wellington Teixeira
Alves, Fernanda Portes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación interna. Cultura organizacional. Pequeña empresa. Relaciones públicas.
Internal communication. Organizational culture. Small business. Public relations.
Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas.
topic Comunicación interna. Cultura organizacional. Pequeña empresa. Relaciones públicas.
Internal communication. Organizational culture. Small business. Public relations.
Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas.
description Este estudo objetiva explorar a temática da comunicação interna em pequenas empresas, focando a gestão dos relacionamentos como crucial para a efetividade de negócios desse porte. Apresenta-se uma revisão contextual sobre a expressão dessas organizações no Brasil e divulga-se o resultado de uma pesquisa focada no cenário da comunicação interna num salão de beleza. Conclui-se que as pequenas empresas, amadoras nos seus processos de gestão, carecem de políticas de relacionamento ao público interno, que promovam o entrosamento para além das vias dos fluxos comunicacionais não sistematizados. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139205
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205/134547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 210-220
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109747212288