O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983 |
Resumo: | Este artigo, ao propor um diálogo entre os estudos de pragmática e de comunicação organizacional, procura mostrar que a linguística pode, e muito, contribuir para os estudos da comunicação organizacional e destaca como especialmente importantes as pesquisas na área da pragmática linguística, que estuda o comportamento verbal humano e, mais precisamente, a comunicação humana, oral ou escrita, que acontece em ambientes públicos ou privados. A pragmática busca identificar os recursos linguísticos por meio dos quais as pessoas criam suas atividades, identidades, crenças, ideologias, comunidades, conhecimentos etc., assim como as estratégias de seu uso. |
id |
USP-72_a23a671bbb3ef6fe72d7ba6335a86c4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/138983 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?Comunicação organizacional. Pragmática. Teoria da Polidez. Teoria da Relevância.Comunicación organizacional. Pragmática. Teoría de la Cortesía Lingüística. Teoría de la Relevancia.Organizational communication. Pragmatics. Politeness Theory. Relevance Theory.Este artigo, ao propor um diálogo entre os estudos de pragmática e de comunicação organizacional, procura mostrar que a linguística pode, e muito, contribuir para os estudos da comunicação organizacional e destaca como especialmente importantes as pesquisas na área da pragmática linguística, que estuda o comportamento verbal humano e, mais precisamente, a comunicação humana, oral ou escrita, que acontece em ambientes públicos ou privados. A pragmática busca identificar os recursos linguísticos por meio dos quais as pessoas criam suas atividades, identidades, crenças, ideologias, comunidades, conhecimentos etc., assim como as estratégias de seu uso.This paper seeks to show that the science of linguistics can contribute substantially to the study of organizational communication, highlighting as particularly important the research in the area of linguistic pragmatics, which studies human verbal behavior and, more specifically, human communication, whether oral or written, in public or private environments. The pragmatic search identifies the language resources with which people create their activities, identities, beliefs, ideologies, communities, knowledge, etc., as well as the strategies for their use. The paper defends a dialogue between studies of pragmatics and studies of organizational communication.Este artículo busca mostrar que la lingüística puede, y mucho, contribuir a los estudios de la comunicación organizacional y salienta, como especialmente importantes, las investigaciones en el área de la pragmática lingüística, que estudia el comportamiento verbal humano y, más precisamente, la comunicación humana, ya sea ésta oral o escrita; ya ocurra en ámbitos públicos o privados. La pragmática busca identificar los recursos lingüísticos mediante los cuales las personas crean sus actividades, identidades, creencias, ideologías, comunidades, conocimientos, etc., así como las estrategias de su uso. El artículo argumenta a favor de un diálogo entre los estudios de pragmática y los de comunicación organizacional.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13898310.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138983Organicom; v. 5 n. 9 (2008): Discurso Institucional, Linguagem e Retórica; 49-662238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983/134331Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoi, Elena2017-11-01T10:21:22Zoai:revistas.usp.br:article/138983Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:22.663307Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? |
title |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? |
spellingShingle |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? Godoi, Elena Comunicação organizacional. Pragmática. Teoria da Polidez. Teoria da Relevância. Comunicación organizacional. Pragmática. Teoría de la Cortesía Lingüística. Teoría de la Relevancia. Organizational communication. Pragmatics. Politeness Theory. Relevance Theory. |
title_short |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? |
title_full |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? |
title_fullStr |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? |
title_full_unstemmed |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? |
title_sort |
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional? |
author |
Godoi, Elena |
author_facet |
Godoi, Elena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional. Pragmática. Teoria da Polidez. Teoria da Relevância. Comunicación organizacional. Pragmática. Teoría de la Cortesía Lingüística. Teoría de la Relevancia. Organizational communication. Pragmatics. Politeness Theory. Relevance Theory. |
topic |
Comunicação organizacional. Pragmática. Teoria da Polidez. Teoria da Relevância. Comunicación organizacional. Pragmática. Teoría de la Cortesía Lingüística. Teoría de la Relevancia. Organizational communication. Pragmatics. Politeness Theory. Relevance Theory. |
description |
Este artigo, ao propor um diálogo entre os estudos de pragmática e de comunicação organizacional, procura mostrar que a linguística pode, e muito, contribuir para os estudos da comunicação organizacional e destaca como especialmente importantes as pesquisas na área da pragmática linguística, que estuda o comportamento verbal humano e, mais precisamente, a comunicação humana, oral ou escrita, que acontece em ambientes públicos ou privados. A pragmática busca identificar os recursos linguísticos por meio dos quais as pessoas criam suas atividades, identidades, crenças, ideologias, comunidades, conhecimentos etc., assim como as estratégias de seu uso. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138983 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983/134331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 5 n. 9 (2008): Discurso Institucional, Linguagem e Retórica; 49-66 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047108797202432 |