O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Elena
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983
Resumo: Este artigo, ao propor um diálogo entre os estudos de pragmática e de comunicação organizacional, procura mostrar que a linguística pode, e muito, contribuir para os estudos da comunicação organizacional e destaca como especialmente importantes as pesquisas na área da pragmática linguística, que estuda o comportamento verbal humano e, mais precisamente, a comunicação humana, oral ou escrita, que acontece em ambientes públicos ou privados. A pragmática busca identificar os recursos linguísticos por meio dos quais as pessoas criam suas atividades, identidades, crenças, ideologias, comunidades, conhecimentos etc., assim como as estratégias de seu uso.
id USP-72_a23a671bbb3ef6fe72d7ba6335a86c4a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138983
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?Comunicação organizacional. Pragmática. Teoria da Polidez. Teoria da Relevância.Comunicación organizacional. Pragmática. Teoría de la Cortesía Lingüística. Teoría de la Relevancia.Organizational communication. Pragmatics. Politeness Theory. Relevance Theory.Este artigo, ao propor um diálogo entre os estudos de pragmática e de comunicação organizacional, procura mostrar que a linguística pode, e muito, contribuir para os estudos da comunicação organizacional e destaca como especialmente importantes as pesquisas na área da pragmática linguística, que estuda o comportamento verbal humano e, mais precisamente, a comunicação humana, oral ou escrita, que acontece em ambientes públicos ou privados. A pragmática busca identificar os recursos linguísticos por meio dos quais as pessoas criam suas atividades, identidades, crenças, ideologias, comunidades, conhecimentos etc., assim como as estratégias de seu uso.This paper seeks to show that the science of linguistics can contribute substantially to the study of organizational communication, highlighting as particularly important the research in the area of linguistic pragmatics, which studies human verbal behavior and, more specifically, human communication, whether oral or written, in public or private environments. The pragmatic search identifies the language resources with which people create their activities, identities, beliefs, ideologies, communities, knowledge, etc., as well as the strategies for their use. The paper defends a dialogue between studies of pragmatics and studies of organizational communication.Este artículo busca mostrar que la lingüística puede, y mucho, contribuir a los estudios de la comunicación organizacional y salienta, como especialmente importantes, las investigaciones en el área de la pragmática lingüística, que estudia el comportamiento verbal humano y, más precisamente, la comunicación humana, ya sea ésta oral o escrita; ya ocurra en ámbitos públicos o privados. La pragmática busca identificar los recursos lingüísticos mediante los cuales las personas crean sus actividades, identidades, creencias, ideologías, comunidades, conocimientos, etc., así como las estrategias de su uso. El artículo argumenta a favor de un diálogo entre los estudios de pragmática y los de comunicación organizacional.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13898310.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138983Organicom; v. 5 n. 9 (2008): Discurso Institucional, Linguagem e Retórica; 49-662238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983/134331Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoi, Elena2017-11-01T10:21:22Zoai:revistas.usp.br:article/138983Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:22.663307Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
title O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
spellingShingle O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
Godoi, Elena
Comunicação organizacional. Pragmática. Teoria da Polidez. Teoria da Relevância.
Comunicación organizacional. Pragmática. Teoría de la Cortesía Lingüística. Teoría de la Relevancia.
Organizational communication. Pragmatics. Politeness Theory. Relevance Theory.
title_short O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
title_full O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
title_fullStr O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
title_full_unstemmed O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
title_sort O que as ciências da linguagem podem dizer para os estudos em comunicação organizacional?
author Godoi, Elena
author_facet Godoi, Elena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional. Pragmática. Teoria da Polidez. Teoria da Relevância.
Comunicación organizacional. Pragmática. Teoría de la Cortesía Lingüística. Teoría de la Relevancia.
Organizational communication. Pragmatics. Politeness Theory. Relevance Theory.
topic Comunicação organizacional. Pragmática. Teoria da Polidez. Teoria da Relevância.
Comunicación organizacional. Pragmática. Teoría de la Cortesía Lingüística. Teoría de la Relevancia.
Organizational communication. Pragmatics. Politeness Theory. Relevance Theory.
description Este artigo, ao propor um diálogo entre os estudos de pragmática e de comunicação organizacional, procura mostrar que a linguística pode, e muito, contribuir para os estudos da comunicação organizacional e destaca como especialmente importantes as pesquisas na área da pragmática linguística, que estuda o comportamento verbal humano e, mais precisamente, a comunicação humana, oral ou escrita, que acontece em ambientes públicos ou privados. A pragmática busca identificar os recursos linguísticos por meio dos quais as pessoas criam suas atividades, identidades, crenças, ideologias, comunidades, conhecimentos etc., assim como as estratégias de seu uso.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138983
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138983/134331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 5 n. 9 (2008): Discurso Institucional, Linguagem e Retórica; 49-66
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047108797202432