Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fabíola Graciele Abadia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12122019-170904/
Resumo: O corpo é o tema central desta investigação interdisciplinar que se desenvolve entre a psicanálise, principalmente referenciada em Freud, Lacan e Dolto, e a arte, especificamente, a dança contemporânea. O objetivo é investigar como se processa a ressonância entre corpos. O termo ressonância é evocado em referência ao endereçamento que um corpo falante faz a outros corpos falantes no contexto de desentendimentos próprios à linguagem e a seus restos irrepresentáveis. Por meio da investigação das perspectivas de corpo apreendidas no âmbito da psicanálise e da dança contemporânea, apresenta-se que ambos os campos teórico-práticos foram responsáveis por operações de desconstrução da individualidade corporal imaginária, indicando que o corpo não deve ser tomado como algo hermeticamente fechado sobre si mesmo, mas como espaço paradoxal para a dança contemporânea e como corpo pulsional para a psicanálise. Nesse sentido, o corpo não se confunde com a anatomia e nem se delimita pela pele ou pelo alcance dos movimentos, mas deve ser abordado a partir de sua dimensão relacional, como algo que se constrói e se atualiza no espaço dinâmico do Outro. Nesse espaço, a psicanálise evoca as palavras e as percepções sutis, e a dança contemporânea evoca o gesto, como meios pelos quais se argumenta ser possível reconhecer a instauração de um ritmo, construído e captado pelos corpos que estejam num estado de presença viva, aberto ao imaginário que se articula ao simbólico e ao real. Assim, esta tese propõe que a ressonância entre corpos diz respeito à instauração de uma rítmica que se processa por meios sutis, que vão desde a prosódia da voz à evocação de sentidos presentes nos gestos, quando endereçados ao Outro
id USP_0c5cb8ddae1b9b99247c93543f091a6c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12122019-170904
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporâneaFor a rhythmic of the talking bodies: resonances between psychoanalysis and contemporary danceBodyContemporary danceCorpoDança contemporâneaGestoGesturePsicanálisePsychoanalysisRhythmRitmoO corpo é o tema central desta investigação interdisciplinar que se desenvolve entre a psicanálise, principalmente referenciada em Freud, Lacan e Dolto, e a arte, especificamente, a dança contemporânea. O objetivo é investigar como se processa a ressonância entre corpos. O termo ressonância é evocado em referência ao endereçamento que um corpo falante faz a outros corpos falantes no contexto de desentendimentos próprios à linguagem e a seus restos irrepresentáveis. Por meio da investigação das perspectivas de corpo apreendidas no âmbito da psicanálise e da dança contemporânea, apresenta-se que ambos os campos teórico-práticos foram responsáveis por operações de desconstrução da individualidade corporal imaginária, indicando que o corpo não deve ser tomado como algo hermeticamente fechado sobre si mesmo, mas como espaço paradoxal para a dança contemporânea e como corpo pulsional para a psicanálise. Nesse sentido, o corpo não se confunde com a anatomia e nem se delimita pela pele ou pelo alcance dos movimentos, mas deve ser abordado a partir de sua dimensão relacional, como algo que se constrói e se atualiza no espaço dinâmico do Outro. Nesse espaço, a psicanálise evoca as palavras e as percepções sutis, e a dança contemporânea evoca o gesto, como meios pelos quais se argumenta ser possível reconhecer a instauração de um ritmo, construído e captado pelos corpos que estejam num estado de presença viva, aberto ao imaginário que se articula ao simbólico e ao real. Assim, esta tese propõe que a ressonância entre corpos diz respeito à instauração de uma rítmica que se processa por meios sutis, que vão desde a prosódia da voz à evocação de sentidos presentes nos gestos, quando endereçados ao OutroThe body is the central theme of this interdisciplinary investigation between psychoanalysis, mainly referenced in Freud, Lacan and Dolto, and art, more specifically, contemporary dance. The objective here is to investigate how the resonance between bodies is processed. The term resonance is evoked in reference to the addressing that a talking body makes to others, in the context of the languages own misunderstandings and its unrepresentable remnants. Through the investigation of the body perspectives learned in the context of psychoanalysis and contemporary dance, we present that both theoretical and practical fields were responsible for deconstruction operations of the imaginary body individuality, indicating that the body should not be taken as something hermetically closed but as a paradoxical space for contemporary dance, and as a pulsional body for psychoanalysis. In this sense, the body is not confused with anatomy nor is it bounded by the skin or range of movement, it must be approached from its relational dimension, as something constructed and renewed in the dynamic space of the Other. In this space, psychoanalysis evokes words and subtle perceptions, and contemporary dance evokes gesture, as a means by which it is possible to recognize the establishment of a rhythm, constructed and captured by bodies that are in a state of living presence, open to the imaginary that articulates to the symbolic and to the real. Thus, our thesis is that the resonance between bodies refers to the instauration of a rhythm that is processed by subtle means, that range from prosody to the evocation of senses present in gestures, when addressed to the OtherBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLoffredo, Ana MariaBorges, Fabíola Graciele Abadia2019-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12122019-170904/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-12T23:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-12122019-170904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-12T23:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea
For a rhythmic of the talking bodies: resonances between psychoanalysis and contemporary dance
title Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea
spellingShingle Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea
Borges, Fabíola Graciele Abadia
Body
Contemporary dance
Corpo
Dança contemporânea
Gesto
Gesture
Psicanálise
Psychoanalysis
Rhythm
Ritmo
title_short Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea
title_full Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea
title_fullStr Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea
title_full_unstemmed Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea
title_sort Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea
author Borges, Fabíola Graciele Abadia
author_facet Borges, Fabíola Graciele Abadia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loffredo, Ana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Fabíola Graciele Abadia
dc.subject.por.fl_str_mv Body
Contemporary dance
Corpo
Dança contemporânea
Gesto
Gesture
Psicanálise
Psychoanalysis
Rhythm
Ritmo
topic Body
Contemporary dance
Corpo
Dança contemporânea
Gesto
Gesture
Psicanálise
Psychoanalysis
Rhythm
Ritmo
description O corpo é o tema central desta investigação interdisciplinar que se desenvolve entre a psicanálise, principalmente referenciada em Freud, Lacan e Dolto, e a arte, especificamente, a dança contemporânea. O objetivo é investigar como se processa a ressonância entre corpos. O termo ressonância é evocado em referência ao endereçamento que um corpo falante faz a outros corpos falantes no contexto de desentendimentos próprios à linguagem e a seus restos irrepresentáveis. Por meio da investigação das perspectivas de corpo apreendidas no âmbito da psicanálise e da dança contemporânea, apresenta-se que ambos os campos teórico-práticos foram responsáveis por operações de desconstrução da individualidade corporal imaginária, indicando que o corpo não deve ser tomado como algo hermeticamente fechado sobre si mesmo, mas como espaço paradoxal para a dança contemporânea e como corpo pulsional para a psicanálise. Nesse sentido, o corpo não se confunde com a anatomia e nem se delimita pela pele ou pelo alcance dos movimentos, mas deve ser abordado a partir de sua dimensão relacional, como algo que se constrói e se atualiza no espaço dinâmico do Outro. Nesse espaço, a psicanálise evoca as palavras e as percepções sutis, e a dança contemporânea evoca o gesto, como meios pelos quais se argumenta ser possível reconhecer a instauração de um ritmo, construído e captado pelos corpos que estejam num estado de presença viva, aberto ao imaginário que se articula ao simbólico e ao real. Assim, esta tese propõe que a ressonância entre corpos diz respeito à instauração de uma rítmica que se processa por meios sutis, que vão desde a prosódia da voz à evocação de sentidos presentes nos gestos, quando endereçados ao Outro
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12122019-170904/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12122019-170904/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256998100336640