O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Laura Salime Hage de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06022002-205136/
Resumo: O objetivo deste trabalho é utilizar parcela do potencial da Internet como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, através do emprego efetivo de alguns de seus recursos e posterior avaliação dos resultados obtidos em disciplina específica da Engenharia de Transportes. Para introduzir e avaliar a abordagem aqui proposta foi selecionada a disciplina STT403 - Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis, oferecida pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, que é ministrada dentro do curso de graduação em Engenharia Civil. A parte da disciplina relativa a Portos e Vias Navegáveis, que tem cunho predominantemente informativo, foi adaptada para um método de ensino a distância, neste caso semipresencial, ou seja, as aulas expositivas tradicionais não foram suprimidas. Na abordagem aqui proposta as aulas foram ministradas em sala de aula e um material confeccionado pelos alunos com auxílio do professor foi disponibilizado na Internet, para que posteriormente os demais alunos pudessem consultá-lo. As dúvidas daí resultantes foram sanadas tanto em sala de aula como em consulta direta ao docente. Além das pesquisas realizadas pelos alunos, testes, bibliotecas, agenda e o desempenho individual de cada aluno também foram colocados à disposição no ambiente computacional para auxiliá-los na construção do conhecimento. A adaptação da disciplina a este novo método de ensino foi feita com o ambiente WebCT, sistema de gerenciamento de educação a distância, que pode ser utilizado pelos professores da USP para disponibilizarem seus cursos e/ou disciplinas na Internet há alguns anos. Esta ferramenta, que foi concebida por uma universidade canadense para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possui rotinas desenvolvidas especificamente para estimular a interação entre professor-aluno e entre os próprios alunos. Os resultados observados se constituem em fortes evidências de que a educação a distância, baseada na Internet, pode vir a ser uma estratégia efetiva na oferta de cursos para estudantes de engenharia, engenheiros e profissionais da área tecnológica, em larga escala e sem comprometimento da qualidade. A avaliação dos resultados obtidos permite afirmar, no mínimo: que o índice de satisfação com o curso por parte dos alunos com relação aos aspectos analisados pode ser considerado razoável e que a abordagem proposta parece promissora.
id USP_16316765de9e4148ddbe69fdca5d0312
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022002-205136
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes. Using Internet as a supporting tool to the learning process of transportation engineering.curso semipresencialdistance educationeducação a distânciaensino-aprendizageminformática na educaçãoinformatics in educationlearning processportos e vias navegáveisports and inland waterwayssemipresential courseO objetivo deste trabalho é utilizar parcela do potencial da Internet como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, através do emprego efetivo de alguns de seus recursos e posterior avaliação dos resultados obtidos em disciplina específica da Engenharia de Transportes. Para introduzir e avaliar a abordagem aqui proposta foi selecionada a disciplina STT403 - Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis, oferecida pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, que é ministrada dentro do curso de graduação em Engenharia Civil. A parte da disciplina relativa a Portos e Vias Navegáveis, que tem cunho predominantemente informativo, foi adaptada para um método de ensino a distância, neste caso semipresencial, ou seja, as aulas expositivas tradicionais não foram suprimidas. Na abordagem aqui proposta as aulas foram ministradas em sala de aula e um material confeccionado pelos alunos com auxílio do professor foi disponibilizado na Internet, para que posteriormente os demais alunos pudessem consultá-lo. As dúvidas daí resultantes foram sanadas tanto em sala de aula como em consulta direta ao docente. Além das pesquisas realizadas pelos alunos, testes, bibliotecas, agenda e o desempenho individual de cada aluno também foram colocados à disposição no ambiente computacional para auxiliá-los na construção do conhecimento. A adaptação da disciplina a este novo método de ensino foi feita com o ambiente WebCT, sistema de gerenciamento de educação a distância, que pode ser utilizado pelos professores da USP para disponibilizarem seus cursos e/ou disciplinas na Internet há alguns anos. Esta ferramenta, que foi concebida por uma universidade canadense para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possui rotinas desenvolvidas especificamente para estimular a interação entre professor-aluno e entre os próprios alunos. Os resultados observados se constituem em fortes evidências de que a educação a distância, baseada na Internet, pode vir a ser uma estratégia efetiva na oferta de cursos para estudantes de engenharia, engenheiros e profissionais da área tecnológica, em larga escala e sem comprometimento da qualidade. A avaliação dos resultados obtidos permite afirmar, no mínimo: que o índice de satisfação com o curso por parte dos alunos com relação aos aspectos analisados pode ser considerado razoável e que a abordagem proposta parece promissora. The aim of this work is to explore a fraction of the Internet potential as a supporting tool for the improvement of the learning process of a specific course in the Transportation Engineering field. This is accomplished through the application, in a regular course, of selected Internet resources and subsequent evaluation of the obtained results. The course, named Airports, Ports, and Inland Waterways, is part of the Civil Engineering core curriculum at the São Carlos School of Engineering - University of São Paulo. The teaching approach used for exploring Internet resources in the part of the course that deals with Ports and Inland Waterways did not eliminate the traditional classroom weekly meeting with the students, but took advantage of it to improve the process of distance education. In the approach proposed here, the students were organized in groups and asked to build a reference material with the aid of the lecturer in charge of the course. That material was later made available to the entire class through Internet, so that everyone could study it and evaluate it as well. The doubts arising from it could be discussed either in the classroom or directly with the lecturer. In addition to the results of the research carried out by the students, the environment built in Internet offered several other tools to support the learning process, such as: tests, libraries, agenda, and a management tool designed to track the individual performance of every student. The adaptation of the course to Internet has been done in a WebCT environment. That tool, which is a management system for distance education available for use at the University of São Paulo, has been designed by a Canadian university with the objective of stimulating the interactions among students themselves and with the course lecturer. The observed results seem to provide a strong evidence that Internet-based distance education might become an effective strategy for offering courses to Engineering students and professionals, and also to professionals of other technological areas. It can be a large-scale process without compromising the quality of the courses. Two points can be stressed, based on the evaluation of the results obtained with the application conducted here: the satisfaction level of the students with the course was not bad, and the proposed approach seems to be promising. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Antonio Nelson Rodrigues daSouza, Laura Salime Hage de2001-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06022002-205136/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:08:16Zoai:teses.usp.br:tde-06022002-205136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:08:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
Using Internet as a supporting tool to the learning process of transportation engineering.
title O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
spellingShingle O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
Souza, Laura Salime Hage de
curso semipresencial
distance education
educação a distância
ensino-aprendizagem
informática na educação
informatics in education
learning process
portos e vias navegáveis
ports and inland waterways
semipresential course
title_short O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
title_full O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
title_fullStr O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
title_full_unstemmed O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
title_sort O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
author Souza, Laura Salime Hage de
author_facet Souza, Laura Salime Hage de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Laura Salime Hage de
dc.subject.por.fl_str_mv curso semipresencial
distance education
educação a distância
ensino-aprendizagem
informática na educação
informatics in education
learning process
portos e vias navegáveis
ports and inland waterways
semipresential course
topic curso semipresencial
distance education
educação a distância
ensino-aprendizagem
informática na educação
informatics in education
learning process
portos e vias navegáveis
ports and inland waterways
semipresential course
description O objetivo deste trabalho é utilizar parcela do potencial da Internet como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, através do emprego efetivo de alguns de seus recursos e posterior avaliação dos resultados obtidos em disciplina específica da Engenharia de Transportes. Para introduzir e avaliar a abordagem aqui proposta foi selecionada a disciplina STT403 - Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis, oferecida pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, que é ministrada dentro do curso de graduação em Engenharia Civil. A parte da disciplina relativa a Portos e Vias Navegáveis, que tem cunho predominantemente informativo, foi adaptada para um método de ensino a distância, neste caso semipresencial, ou seja, as aulas expositivas tradicionais não foram suprimidas. Na abordagem aqui proposta as aulas foram ministradas em sala de aula e um material confeccionado pelos alunos com auxílio do professor foi disponibilizado na Internet, para que posteriormente os demais alunos pudessem consultá-lo. As dúvidas daí resultantes foram sanadas tanto em sala de aula como em consulta direta ao docente. Além das pesquisas realizadas pelos alunos, testes, bibliotecas, agenda e o desempenho individual de cada aluno também foram colocados à disposição no ambiente computacional para auxiliá-los na construção do conhecimento. A adaptação da disciplina a este novo método de ensino foi feita com o ambiente WebCT, sistema de gerenciamento de educação a distância, que pode ser utilizado pelos professores da USP para disponibilizarem seus cursos e/ou disciplinas na Internet há alguns anos. Esta ferramenta, que foi concebida por uma universidade canadense para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possui rotinas desenvolvidas especificamente para estimular a interação entre professor-aluno e entre os próprios alunos. Os resultados observados se constituem em fortes evidências de que a educação a distância, baseada na Internet, pode vir a ser uma estratégia efetiva na oferta de cursos para estudantes de engenharia, engenheiros e profissionais da área tecnológica, em larga escala e sem comprometimento da qualidade. A avaliação dos resultados obtidos permite afirmar, no mínimo: que o índice de satisfação com o curso por parte dos alunos com relação aos aspectos analisados pode ser considerado razoável e que a abordagem proposta parece promissora.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06022002-205136/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06022002-205136/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256757284372480