Disposições culturais e analfabetismo no Brasil: histórias de exclusão educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pupo, Vanessa de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10082011-133529/
Resumo: No entender do sociólogo francês Pierre Bourdieu, disposições culturais vêm a ser um conjunto de regras, incorporadas de maneira inconsciente pelos indivíduos, as quais perpassam os domínios éticos, estéticos, cognitivos e físicos. Como exemplo, podem ser citadas as disposições linguísticas, sexuais, religiosas e estéticas, que contém a nossa visão de mundo e o nosso posicionamento nele. As disposições produzem nossa visão de mundo e condicionam nossas tomadas de posição. Tais disposições são adquiridas através das experiências de vida e em instituições constituídas em nossa sociedade como a família e a escola. Embora não haja escritos específicos de Bourdieu com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), acreditamos que as disposições culturais incorporadas acabam por ser fundamentais para influenciar a exclusão de um grande contingente de estudantes dos bancos escolares quando ainda são crianças, bem como consolidar trajetórias sociais desprovidas de escolaridade institucionalizada. Na presente dissertação procura-se investigar os condicionantes que determinaram o fracasso escolar e, supostamente, social, de um conjunto de jovens e adultos inseridos em salas de alfabetização das escolas municipais de Piracicaba, estado de São Paulo. Observa-se que a grande maioria dos pesquisados é proveniente de zonas rurais de distintos municípios da região e que mantinham situações de existência divergentes da ideologia urbana propagada nas escolas formais de ensino fundamental em meados da segunda metade do século XX. Entendemos ser relevante o estudo do tema proposto, uma vez que a EJA surge em decorrência de um sistema social e escolar excludente que, através de sua ação pedagógica, modificou a trajetória de milhares de pessoas que buscam em tempos atuais o que não conseguiram na infância. Contudo, a escolarização é apenas uma das relações sociais das quais essas pessoas estão excluídas. Há o aprofundamento de uma exclusão marcada pela desigualdade. Por outro lado, a escola também pode ser considerada espaço de contradição e de superação das desigualdades sociais. Assim, a EJA pode representar subversão à lógica da exclusão, uma vez que historicamente a despossessão do capital escolar é presente nessas pessoas, e a procura pela escolarização na fase adulta pode representar uma forma de resistência.
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Embora não haja escritos específicos de Bourdieu com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), acreditamos que as disposições culturais incorporadas acabam por ser fundamentais para influenciar a exclusão de um grande contingente de estudantes dos bancos escolares quando ainda são crianças, bem como consolidar trajetórias sociais desprovidas de escolaridade institucionalizada. Na presente dissertação procura-se investigar os condicionantes que determinaram o fracasso escolar e, supostamente, social, de um conjunto de jovens e adultos inseridos em salas de alfabetização das escolas municipais de Piracicaba, estado de São Paulo. Observa-se que a grande maioria dos pesquisados é proveniente de zonas rurais de distintos municípios da região e que mantinham situações de existência divergentes da ideologia urbana propagada nas escolas formais de ensino fundamental em meados da segunda metade do século XX. Entendemos ser relevante o estudo do tema proposto, uma vez que a EJA surge em decorrência de um sistema social e escolar excludente que, através de sua ação pedagógica, modificou a trajetória de milhares de pessoas que buscam em tempos atuais o que não conseguiram na infância. Contudo, a escolarização é apenas uma das relações sociais das quais essas pessoas estão excluídas. Há o aprofundamento de uma exclusão marcada pela desigualdade. Por outro lado, a escola também pode ser considerada espaço de contradição e de superação das desigualdades sociais. Assim, a EJA pode representar subversão à lógica da exclusão, uma vez que historicamente a despossessão do capital escolar é presente nessas pessoas, e a procura pela escolarização na fase adulta pode representar uma forma de resistência.To the French sociologist Pierre Bourdieu, cultural disposition is a group of rules, unconsciously incorporated by people, which pervades ethical dominion, aesthetic, cognitive and physical. As example, we can mention the linguistic dominion, sexual, religious and aesthetic, which contains our world view and our position in it. The dispositions produce our world view and condition our stance. Those dispositions are acquired through life experiences and in institutions as family and school. Although there isn´t specific Bourdieu literature related to Adult and Youth Education (AYE), we believe that incorporated cultural dispositions end up being essential to exclude a large students contingent from the school desks when they are still children, as well as consolidate social trajectory devoid of institutionalized schooling. In the present dissertation it´s tried to investigate the constraints that determine the school failure and, supposedly, social failure, of a group of young and adults inserted in literacy classrooms from Piracicaba´s municipal schools, São Paulo state. It´s observed that a big part of the individuals researched comes from rural zones of the region distinct municipalities and they were in existing situations different from the urban ideology propagated in the formal elementary schools during the midyears of the XX century´s second half. The study of the proposed theme is relevant because AYE arises from an excluding social and school system that, through its pedagogical action, changed the trajectory of thousands of people that seek, nowadays, what they didn´t achieve in their childhood. However, the schooling is only one of the social relations which those people are excluded from. There is a deepening of an exclusion marked by the inequality. On the other hand, the school can also be considered a place for contradiction and social inequalities overcoming. Thus, the adult and youth education can represent subversion of the exclusion logic, since historically the dispossession of the school capital is present in these people, and the search for schooling in the adult phase can represent a resistance form.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatani, Afranio MendesPupo, Vanessa de Oliveira2011-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10082011-133529/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-10082011-133529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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