Características de um produto saudável e prático para atender as novas tendências de alimentação de consumidores que buscam melhor qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peccinelli, Marianna Cardi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11152/tde-04092019-110116/
Resumo: Desde o surgimento de novas tecnologias de armazenamento e preparo, o consumo de produtos de conveniência têm aumentado. Com as mudanças ocorridas na sociedade nas últimas décadas, a preocupação dos impactos da alimentação na saúde tornou-se mais acentuada entre a população. Assim, produtos práticos que contêm altos teores de sódio, gorduras e açúcares não atendem mais as necessidades dos clientes, os quais buscam uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, este estudo teve como objetivo definir os atributos de um macarrão instantâneo para atender as novas tendências alimentares do mercado, empregando-se a metodologia de desdobramento da função da qualidade (Quality Function Deployment - QFD). Um questionário foi elaborado e aplicado de forma presencial na Escola Superior de Agricultura \"Luiz de Queiroz\", ESALQ/ USP, e em dois estabelecimentos comerciais localizados em Piracicaba, SP, e em Jundiaí, SP. O questionário também foi aplicado por meio de uma plataforma on-line. Com base nos resultados, e empregando a análise multivariada, foi possível identificar três grupos de clientes: \"consciente\"; \"não saudável\"; \"indeciso\". O grupo escolhido foi o \"consciente\" por ter preferência à produtos mais saudáveis. A partir da matriz de relação, entre os atributos da qualidade exigida e os requisitos técnicos, estabeleceu-se a priorização dos requisitos que mais impactaram nas necessidades dos clientes, sendo o principal deles a quantidade de cogumelo. O ingrediente cogumelo aumenta o valor agregado do macarrão instantâneo, devido as suas qualidades nutricionais e medicinais, embora ele possa afetar o preço de venda.
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