O uso de croquis cartográficos no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morone, Rosemeire
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-30072008-120320/
Resumo: Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica no ensino escolar de Geografia, focalizando as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante na transposição didática do saber universitário para o saber ensinado e na escolha das metodologias a serem utilizadas em sala de aula. Procuramos uma metodologia que auxiliasse nossos jovens a sistematizar e compreender o grande volume de informações a que temos hoje e correlacioná-las a sua própria realidade. Através da elaboração de croquis cartográficos pretendemos, pois, investigar o processo de desenvolvimento do raciocínio geográfico em nossos alunos de 3º ano do Ensino Médio, tendo por fim contribuir com a proposta metodológica de Cartografia no ensino de Geografia de Simielli (1996). Acreditamos que esse encaminhamento apropriado a uma abordagem em pesquisa-ação, valorizou uma participação mais ampla e ativa de nossos alunos e buscou a autonomia dos mesmos, proporcionando-lhes um aprendizado continuado.
id USP_39438551b0806e2802517d0590a02a37
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30072008-120320
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O uso de croquis cartográficos no ensino médio.The use of cartographic sketches in schoolsCartografiaCartographic sketchesCartographyCroquis cartográficosEnsino de GeografiaEnsino médioMedium teachingPesquisa-açãoResearch-actionTeaching of GeographyEste trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica no ensino escolar de Geografia, focalizando as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante na transposição didática do saber universitário para o saber ensinado e na escolha das metodologias a serem utilizadas em sala de aula. Procuramos uma metodologia que auxiliasse nossos jovens a sistematizar e compreender o grande volume de informações a que temos hoje e correlacioná-las a sua própria realidade. Através da elaboração de croquis cartográficos pretendemos, pois, investigar o processo de desenvolvimento do raciocínio geográfico em nossos alunos de 3º ano do Ensino Médio, tendo por fim contribuir com a proposta metodológica de Cartografia no ensino de Geografia de Simielli (1996). Acreditamos que esse encaminhamento apropriado a uma abordagem em pesquisa-ação, valorizou uma participação mais ampla e ativa de nossos alunos e buscou a autonomia dos mesmos, proporcionando-lhes um aprendizado continuado.The main purpose of this work was to reflect on the pedagogic methods used to teach Geography in schools. A special emphasis was given to discuss the difficulties faced by beginning teachers in the situation where they have to didactically transfer their academic knowledge to their students in a way that will permit it to be assimilated. We have also discussed how to choose the methodology to be applied in the classes. We have looked for a methodology that would help our children to systematize and understand a large amount of information, and to make it easily accessible and related to their own reality. Using the elaboration of cartographic sketches, we have intended to investigate the process of the development of geography thoughts in our third grade high school students, with the objective of using the methodological cartography proposed in the studies of geography from Simielli (1996).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimielli, Maria Elena RamosMorone, Rosemeire2002-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-30072008-120320/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-30072008-120320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de croquis cartográficos no ensino médio.
The use of cartographic sketches in schools
title O uso de croquis cartográficos no ensino médio.
spellingShingle O uso de croquis cartográficos no ensino médio.
Morone, Rosemeire
Cartografia
Cartographic sketches
Cartography
Croquis cartográficos
Ensino de Geografia
Ensino médio
Medium teaching
Pesquisa-ação
Research-action
Teaching of Geography
title_short O uso de croquis cartográficos no ensino médio.
title_full O uso de croquis cartográficos no ensino médio.
title_fullStr O uso de croquis cartográficos no ensino médio.
title_full_unstemmed O uso de croquis cartográficos no ensino médio.
title_sort O uso de croquis cartográficos no ensino médio.
author Morone, Rosemeire
author_facet Morone, Rosemeire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simielli, Maria Elena Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Morone, Rosemeire
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Cartographic sketches
Cartography
Croquis cartográficos
Ensino de Geografia
Ensino médio
Medium teaching
Pesquisa-ação
Research-action
Teaching of Geography
topic Cartografia
Cartographic sketches
Cartography
Croquis cartográficos
Ensino de Geografia
Ensino médio
Medium teaching
Pesquisa-ação
Research-action
Teaching of Geography
description Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica no ensino escolar de Geografia, focalizando as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante na transposição didática do saber universitário para o saber ensinado e na escolha das metodologias a serem utilizadas em sala de aula. Procuramos uma metodologia que auxiliasse nossos jovens a sistematizar e compreender o grande volume de informações a que temos hoje e correlacioná-las a sua própria realidade. Através da elaboração de croquis cartográficos pretendemos, pois, investigar o processo de desenvolvimento do raciocínio geográfico em nossos alunos de 3º ano do Ensino Médio, tendo por fim contribuir com a proposta metodológica de Cartografia no ensino de Geografia de Simielli (1996). Acreditamos que esse encaminhamento apropriado a uma abordagem em pesquisa-ação, valorizou uma participação mais ampla e ativa de nossos alunos e buscou a autonomia dos mesmos, proporcionando-lhes um aprendizado continuado.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-30072008-120320/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-30072008-120320/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091202165768192