Funk enquanto reflexo sociocultural: um rolezinho histórico nas três primeiras décadas do gênero musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elvio Aparecido Roseno dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-04012022-164903/
Resumo: Esta pesquisa acadêmica teve como objetivo apontar substanciais críticas atribuídas ao movimento cultural funk, especificamente alguns de seus subgêneros musicais e controversos episódios associados, relacionando-as com as questões socioculturais de sua década ou momento histórico em que esteja inserido a fim de demonstrar estes referidos questionamentos enquanto reproduções de vários fenômenos da nossa sociedade contemporânea. Para tanto, partiu-se da abordagem metodológica qualitativa, valendo-se de procedimento de pesquisa bibliográfica histórica, abordando temas como: a observação de novas fontes históricas, especialmente as obras artísticas, para a descoberta e o esclarecimento das questões socioculturais de indivíduos e grupos sociais até então excluídos das pesquisas históricas anteriores; estudo acerca das funções sociais da Arte e da Música, estas objetivando reproduzir o cenário cultural, social, político, econômico e tecnológico da sociedade circundante à obra artística observada; os Estudos Culturais; a música popular em um contexto histórico-cultural e, ao final desta, uma pesquisa histórica acerca das três primeiras décadas do funk (1990, 2000 e 2010) apontando alguns fatos e dados que demonstram a sua relação de espelhamento às diversas questões socioculturais existentes no momento histórico correspondente. Com isso, constatou-se que os indicados subgêneros musicais do funk e os episódios circundantes são resultados de fenômenos culturais peculiares à década e ao momento histórico-cultural que fora originado, assim modificando-se e adaptando-se a cada um destes momentos
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