A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Juberlândia Custódio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-18022022-232152/
Resumo: Nesta pesquisa, analisamos o Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade de Ensino (PROVE), projeto de formação continuada de professores, de inspiração freiriana, desenvolvido por um conjunto de unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo localizadas na Diretoria Regional de Ensino do M\'Boi Mirim. A hipótese que norteou a pesquisa é que o PROVE produz uma geografia de formação de professores contra-hegemônica à lógica neoliberal que tem dominado as políticas educacionais nas últimas décadas no Brasil e, para tanto, analisamos os processos desenvolvidos no PROVE partir do contexto geográfico, em especial, da escala do lugar das unidades escolares e de seus sujeitos. Para o desenvolvimento da pesquisa, acompanhamos, durante dois anos letivos, as atividades de formação de professores no PROVE, em especial, os cursos e os seminários de integração. Além disso, realizamos entrevistas com docentes participantes do Programa, com o intuito de compreender as diferentes perspectivas que eles têm sobre os processos de formação de professores ali desenvolvidos e sua relação com o contexto geográfico. De maneira geral, o desenvolvimento da pesquisa possibilitou compreender que, se a formação docente hegemônica, assentada na perspectiva neoliberal, pressupõe um contínuo processo de alienação espacial dos diferentes sujeitos da educação, em uma dinâmica que reforça desenraizamentos e pouco diálogo com o contexto geográfico das unidades escolares, a formação que emerge do PROVE, por sua vez, reafirma a importância da geografia da escola enquanto elemento central na ressignificação das políticas educacionais e da formação/ação docente.
id USP_4d424f850d84b7abc77621b31765412c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18022022-232152
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)The Geography from teacher\'s training: from Freire\'s experience to Projeto de Valorização do Educador (PROVE)Formação de professoresGeografiaGeographyPaulo FreirePaulo FreirePROVEPROVETeacher trainingNesta pesquisa, analisamos o Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade de Ensino (PROVE), projeto de formação continuada de professores, de inspiração freiriana, desenvolvido por um conjunto de unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo localizadas na Diretoria Regional de Ensino do M\'Boi Mirim. A hipótese que norteou a pesquisa é que o PROVE produz uma geografia de formação de professores contra-hegemônica à lógica neoliberal que tem dominado as políticas educacionais nas últimas décadas no Brasil e, para tanto, analisamos os processos desenvolvidos no PROVE partir do contexto geográfico, em especial, da escala do lugar das unidades escolares e de seus sujeitos. Para o desenvolvimento da pesquisa, acompanhamos, durante dois anos letivos, as atividades de formação de professores no PROVE, em especial, os cursos e os seminários de integração. Além disso, realizamos entrevistas com docentes participantes do Programa, com o intuito de compreender as diferentes perspectivas que eles têm sobre os processos de formação de professores ali desenvolvidos e sua relação com o contexto geográfico. De maneira geral, o desenvolvimento da pesquisa possibilitou compreender que, se a formação docente hegemônica, assentada na perspectiva neoliberal, pressupõe um contínuo processo de alienação espacial dos diferentes sujeitos da educação, em uma dinâmica que reforça desenraizamentos e pouco diálogo com o contexto geográfico das unidades escolares, a formação que emerge do PROVE, por sua vez, reafirma a importância da geografia da escola enquanto elemento central na ressignificação das políticas educacionais e da formação/ação docente.In this master dissertation, we analyze the \"Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade de Ensino (PROVE)\", a project of continuous teacher training, inspired by Paulo Freire\'s philosophy, developed by many schools from the Municipal Education Secretary of São Paulo, located in the Regional Directory of M\'Boi Mirim. The hypothesis that guided our study was that the geography developed by PROVE as a teacher\'s training works against the hegemonic neoliberal logic that have been dominant over the educational policies on the last few decades in Brazil. In this way, we analyze the developed process in PROVE from the geographic context and the place of the school unities and their actors. We also accompanied, for two school years, the activities in PROVE, like courses and integration seminars. Besides that, we interviewed docents that was engaged with the program, to try to understand the different perspectives that they have about their teacher training inside the project and their relationship with the geographic context. In general, the development of this dissertation allowed us to understand that, if the teacher formation is hegemonic, based on a neoliberal perspective, that presupposes a continuous process of space alienation from the different education actors, in a dynamic that increases the lost of your roots and also the connection with the school geographical context. The PROVE training promotes reasserts the importance of Geography in school to give a new meaning for the educational policies and teacher training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGirotto, Eduardo DonizetiCabral, Juberlândia Custódio2021-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-18022022-232152/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-21T11:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-18022022-232152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-21T11:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
The Geography from teacher\'s training: from Freire\'s experience to Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
title A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
spellingShingle A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
Cabral, Juberlândia Custódio
Formação de professores
Geografia
Geography
Paulo Freire
Paulo Freire
PROVE
PROVE
Teacher training
title_short A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
title_full A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
title_fullStr A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
title_full_unstemmed A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
title_sort A Geografia da Formação de Professores: da experiência freiriana ao Projeto de Valorização do Educador (PROVE)
author Cabral, Juberlândia Custódio
author_facet Cabral, Juberlândia Custódio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto, Eduardo Donizeti
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Juberlândia Custódio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Geografia
Geography
Paulo Freire
Paulo Freire
PROVE
PROVE
Teacher training
topic Formação de professores
Geografia
Geography
Paulo Freire
Paulo Freire
PROVE
PROVE
Teacher training
description Nesta pesquisa, analisamos o Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade de Ensino (PROVE), projeto de formação continuada de professores, de inspiração freiriana, desenvolvido por um conjunto de unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo localizadas na Diretoria Regional de Ensino do M\'Boi Mirim. A hipótese que norteou a pesquisa é que o PROVE produz uma geografia de formação de professores contra-hegemônica à lógica neoliberal que tem dominado as políticas educacionais nas últimas décadas no Brasil e, para tanto, analisamos os processos desenvolvidos no PROVE partir do contexto geográfico, em especial, da escala do lugar das unidades escolares e de seus sujeitos. Para o desenvolvimento da pesquisa, acompanhamos, durante dois anos letivos, as atividades de formação de professores no PROVE, em especial, os cursos e os seminários de integração. Além disso, realizamos entrevistas com docentes participantes do Programa, com o intuito de compreender as diferentes perspectivas que eles têm sobre os processos de formação de professores ali desenvolvidos e sua relação com o contexto geográfico. De maneira geral, o desenvolvimento da pesquisa possibilitou compreender que, se a formação docente hegemônica, assentada na perspectiva neoliberal, pressupõe um contínuo processo de alienação espacial dos diferentes sujeitos da educação, em uma dinâmica que reforça desenraizamentos e pouco diálogo com o contexto geográfico das unidades escolares, a formação que emerge do PROVE, por sua vez, reafirma a importância da geografia da escola enquanto elemento central na ressignificação das políticas educacionais e da formação/ação docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-18022022-232152/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-18022022-232152/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257062215516160