Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22012024-121811/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta um novo modelo de avaliação do nível do serviço de sistemas de transporte coletivo. O enfoque deste modelo está baseado na hipótese que o nível de serviço é uma medida da qualidade de operação do transporte coletivo urbano. Como qualidade é um conceito subjetivo deve, portanto, ser avaliada por métodos psicométricos. Este modelo usa uma escala de atitude do tipo likert no processo de entrevista dos usuários e os dados obtidos são tratados por métodos multivariados (análise fatorial, de cluster e discriminante) para gerar indicador global que agregue todos os aspectos oriundos do sistema e segundo os diferentes padrões de qualidade dos usuários. Para a caracterização do usuário em classes homogêneas foi empregado o critério da Associação Brasileira dos Anunciantes e da Associaão Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (ABA/ABIPEME). |
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Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.Untitled in englishPublic transportTransporte coletivoEste trabalho apresenta um novo modelo de avaliação do nível do serviço de sistemas de transporte coletivo. O enfoque deste modelo está baseado na hipótese que o nível de serviço é uma medida da qualidade de operação do transporte coletivo urbano. Como qualidade é um conceito subjetivo deve, portanto, ser avaliada por métodos psicométricos. Este modelo usa uma escala de atitude do tipo likert no processo de entrevista dos usuários e os dados obtidos são tratados por métodos multivariados (análise fatorial, de cluster e discriminante) para gerar indicador global que agregue todos os aspectos oriundos do sistema e segundo os diferentes padrões de qualidade dos usuários. Para a caracterização do usuário em classes homogêneas foi empregado o critério da Associação Brasileira dos Anunciantes e da Associaão Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (ABA/ABIPEME).This paper presents a new modelo f level of service evaluation for Urban Transports Systems. This model is based in the Idea that the level of service is a measure of the Urban Transportation operationss quality. As quality is a subjective concept, it must be evaluated by psychometric methods. This model uses a Likerts attitude scaling through users interview and the data are analized with multivariate methods (factor analysis, clustering and discrininant), in orderto obtain a global indicator that incorporates all the aspects from the systems perceivedby the different users quality patterns The users characterization by homogeneous s categories is done by methods from the Brazilian Association of the Announcer and The Brazilian Association of The Institute of Markets Research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNovaes, Antonio Galvão NaclérioFaria, Carlos Alberto1991-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22012024-121811/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-22T14:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-22012024-121811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-22T14:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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