Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Carlos Alberto
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22012024-121811/
Resumo: Este trabalho apresenta um novo modelo de avaliação do nível do serviço de sistemas de transporte coletivo. O enfoque deste modelo está baseado na hipótese que o nível de serviço é uma medida da qualidade de operação do transporte coletivo urbano. Como qualidade é um conceito subjetivo deve, portanto, ser avaliada por métodos psicométricos. Este modelo usa uma escala de atitude do tipo likert no processo de entrevista dos usuários e os dados obtidos são tratados por métodos multivariados (análise fatorial, de cluster e discriminante) para gerar indicador global que agregue todos os aspectos oriundos do sistema e segundo os diferentes padrões de qualidade dos usuários. Para a caracterização do usuário em classes homogêneas foi empregado o critério da Associação Brasileira dos Anunciantes e da Associaão Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (ABA/ABIPEME).
id USP_4dd676a69a373869a42b14e288d35a60
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22012024-121811
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.Untitled in englishPublic transportTransporte coletivoEste trabalho apresenta um novo modelo de avaliação do nível do serviço de sistemas de transporte coletivo. O enfoque deste modelo está baseado na hipótese que o nível de serviço é uma medida da qualidade de operação do transporte coletivo urbano. Como qualidade é um conceito subjetivo deve, portanto, ser avaliada por métodos psicométricos. Este modelo usa uma escala de atitude do tipo likert no processo de entrevista dos usuários e os dados obtidos são tratados por métodos multivariados (análise fatorial, de cluster e discriminante) para gerar indicador global que agregue todos os aspectos oriundos do sistema e segundo os diferentes padrões de qualidade dos usuários. Para a caracterização do usuário em classes homogêneas foi empregado o critério da Associação Brasileira dos Anunciantes e da Associaão Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (ABA/ABIPEME).This paper presents a new modelo f level of service evaluation for Urban Transports Systems. This model is based in the Idea that the level of service is a measure of the Urban Transportation operationss quality. As quality is a subjective concept, it must be evaluated by psychometric methods. This model uses a Likerts attitude scaling through users interview and the data are analized with multivariate methods (factor analysis, clustering and discrininant), in orderto obtain a global indicator that incorporates all the aspects from the systems perceivedby the different users quality patterns The users characterization by homogeneous s categories is done by methods from the Brazilian Association of the Announcer and The Brazilian Association of The Institute of Markets Research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNovaes, Antonio Galvão NaclérioFaria, Carlos Alberto1991-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22012024-121811/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-22T14:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-22012024-121811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-22T14:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
Untitled in english
title Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
spellingShingle Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
Faria, Carlos Alberto
Public transport
Transporte coletivo
title_short Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
title_full Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
title_fullStr Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
title_full_unstemmed Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
title_sort Avaliação do nível de serviço do transporte coletivo urbano sob o ponto de vista do usuário: o enfoque multivariado.
author Faria, Carlos Alberto
author_facet Faria, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes, Antonio Galvão Naclério
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Public transport
Transporte coletivo
topic Public transport
Transporte coletivo
description Este trabalho apresenta um novo modelo de avaliação do nível do serviço de sistemas de transporte coletivo. O enfoque deste modelo está baseado na hipótese que o nível de serviço é uma medida da qualidade de operação do transporte coletivo urbano. Como qualidade é um conceito subjetivo deve, portanto, ser avaliada por métodos psicométricos. Este modelo usa uma escala de atitude do tipo likert no processo de entrevista dos usuários e os dados obtidos são tratados por métodos multivariados (análise fatorial, de cluster e discriminante) para gerar indicador global que agregue todos os aspectos oriundos do sistema e segundo os diferentes padrões de qualidade dos usuários. Para a caracterização do usuário em classes homogêneas foi empregado o critério da Associação Brasileira dos Anunciantes e da Associaão Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (ABA/ABIPEME).
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22012024-121811/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-22012024-121811/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257259575345152