Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Eliton da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-11032016-124505/
Resumo: Esta pesquisa analisou as dinâmicas internas em torno do ingresso em uma ETEC (Escola Técnica Estadual) bem conceituada no município de Franco da Rocha na periferia da região metropolitana de São Paulo. A partir de uma análise que buscou compreender a cultura escolar desta instituição por meio de um estudo sobre características sócio-demográficas dos estudantes e de observações de caráter etnográfico do contexto escolar. A expansão do acesso ao ensino superior, o aumento da concorrência nos vestibulares, juntamente com a baixa qualidade das escolas públicas do Ensino Médio, criaram novas tendências nas estratégias de entrada dos alunos nas grandes universidades paulistas. Entre elas, estas escolas públicas diferenciadas que oferecem o curso de ensino médio, configuram-se como uma alternativa de ensino público secundário que possui as maiores notas nos exames de qualidade no ensino (ENEM) e bons resultados na aprovação de seus estudantes nos vestibulares como a FUVEST. A partir da experiência como professor de uma ETEC, esta pesquisa busca compreender as dinâmicas e os dispositivos mobilizados para o ingresso em uma destas instituições na periferia da Grande São Paulo, destacando e acompanhando as iniciativas de engajamento de professores e alunos em um cursinho pré-ETEC que acontece em uma escola pública, de maneira voluntária e acompanhando as dinâmicas desta ETEC. Nesta pesquisa podemos perceber o resultado destas iniciativas em torno do ensino médio e seu impacto social nestes grupos analisando suas trajetórias e sua dinâmica cultural interna
id USP_5ca528c37cef632ed0f89dbf58be8ddd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11032016-124505
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médioConditions for cultural capital acquisition in high school ETECCapital CulturalCultural capitalEngagementEngajamentoEnsino médioHabitusHabitusHigh schoolEsta pesquisa analisou as dinâmicas internas em torno do ingresso em uma ETEC (Escola Técnica Estadual) bem conceituada no município de Franco da Rocha na periferia da região metropolitana de São Paulo. A partir de uma análise que buscou compreender a cultura escolar desta instituição por meio de um estudo sobre características sócio-demográficas dos estudantes e de observações de caráter etnográfico do contexto escolar. A expansão do acesso ao ensino superior, o aumento da concorrência nos vestibulares, juntamente com a baixa qualidade das escolas públicas do Ensino Médio, criaram novas tendências nas estratégias de entrada dos alunos nas grandes universidades paulistas. Entre elas, estas escolas públicas diferenciadas que oferecem o curso de ensino médio, configuram-se como uma alternativa de ensino público secundário que possui as maiores notas nos exames de qualidade no ensino (ENEM) e bons resultados na aprovação de seus estudantes nos vestibulares como a FUVEST. A partir da experiência como professor de uma ETEC, esta pesquisa busca compreender as dinâmicas e os dispositivos mobilizados para o ingresso em uma destas instituições na periferia da Grande São Paulo, destacando e acompanhando as iniciativas de engajamento de professores e alunos em um cursinho pré-ETEC que acontece em uma escola pública, de maneira voluntária e acompanhando as dinâmicas desta ETEC. Nesta pesquisa podemos perceber o resultado destas iniciativas em torno do ensino médio e seu impacto social nestes grupos analisando suas trajetórias e sua dinâmica cultural internaThis research analyzed the internal dynamics around the ingress in a reputable ETEC (State Technique School) on the county of Franco da Rocha, on the outskirts of the metropolitan area of São Paulo. From an analysis that went after understanding the school culture of this institution through a study about the socio-demographic characteristics of students by ethnographic methodology. The expansion of the access to higher education, the rise of competition in acceptance exams along with the low quality of high school public institutions, created new tendencies on the strategies for the admission of students in great São Paulo universities. This differentiated public institutions that offers high school, are configured as an alternative of public secondary education that have the highest grades on education quality exams (ENEM) and good results on approvals of it\'s students on admission exams like FUVEST. From the experience as a teacher from ETEC, this research go after understanding the dynamics and mobilized devices for the entrance in one of this institutions on the outskirts of Grande São Paulo, highlighting and following the initiatives of teachers and students engagement on preparatory classes for ETEC that happens in public schools, voluntarily and following the dynamics of this ETEC. In this research we can see the result of this initiatives around the high school and its social impact in these groups analyzing their trajectories and their internal cultural dynamicsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPerosa, Graziela SerroniRocha, Eliton da Costa2015-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-11032016-124505/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-11032016-124505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio
Conditions for cultural capital acquisition in high school ETEC
title Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio
spellingShingle Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio
Rocha, Eliton da Costa
Capital Cultural
Cultural capital
Engagement
Engajamento
Ensino médio
Habitus
Habitus
High school
title_short Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio
title_full Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio
title_fullStr Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio
title_full_unstemmed Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio
title_sort Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio
author Rocha, Eliton da Costa
author_facet Rocha, Eliton da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perosa, Graziela Serroni
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Eliton da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Capital Cultural
Cultural capital
Engagement
Engajamento
Ensino médio
Habitus
Habitus
High school
topic Capital Cultural
Cultural capital
Engagement
Engajamento
Ensino médio
Habitus
Habitus
High school
description Esta pesquisa analisou as dinâmicas internas em torno do ingresso em uma ETEC (Escola Técnica Estadual) bem conceituada no município de Franco da Rocha na periferia da região metropolitana de São Paulo. A partir de uma análise que buscou compreender a cultura escolar desta instituição por meio de um estudo sobre características sócio-demográficas dos estudantes e de observações de caráter etnográfico do contexto escolar. A expansão do acesso ao ensino superior, o aumento da concorrência nos vestibulares, juntamente com a baixa qualidade das escolas públicas do Ensino Médio, criaram novas tendências nas estratégias de entrada dos alunos nas grandes universidades paulistas. Entre elas, estas escolas públicas diferenciadas que oferecem o curso de ensino médio, configuram-se como uma alternativa de ensino público secundário que possui as maiores notas nos exames de qualidade no ensino (ENEM) e bons resultados na aprovação de seus estudantes nos vestibulares como a FUVEST. A partir da experiência como professor de uma ETEC, esta pesquisa busca compreender as dinâmicas e os dispositivos mobilizados para o ingresso em uma destas instituições na periferia da Grande São Paulo, destacando e acompanhando as iniciativas de engajamento de professores e alunos em um cursinho pré-ETEC que acontece em uma escola pública, de maneira voluntária e acompanhando as dinâmicas desta ETEC. Nesta pesquisa podemos perceber o resultado destas iniciativas em torno do ensino médio e seu impacto social nestes grupos analisando suas trajetórias e sua dinâmica cultural interna
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-11032016-124505/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-11032016-124505/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256856327618560