An?lise do Conhecimento Pedag?gico do Conte?do sobre Fisiologia Vegetal de um Professor-Formador em um Curso de Licenciatura em Biologia na Modalidade EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marilia de Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-30102023-141354/
Resumo: A Educação apresenta um papel fundamental para melhorar a realidade do nosso país, sendo os professores agentes fundamentais neste processo, que precisam ter uma formação adequada para exercerem plenamente seu relevante papel social. Atualmente, o Brasil apresenta uma forte tendência de utilização da Educação a Distância (EaD) na formação docente. Um bom caminho de pesquisa seria compreender como se dá a formação de professores apresentando subsídios para aprimorar as formações existentes através da adequada construção dos conhecimentos docentes, inclusive para as temáticas que são consideradas complexas, como é o caso da Botânica dentro das Ciências Biológicas. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) se destaca entre os conhecimentos docentes. Um dos modelos mais utilizados no ensino de Ciências para acessar o CPC é o apresentado por Magnusson, Krajick e Borko, em1999, que define este conhecimento a partir dos cinco componentes a seguir: Orientações para o Ensino de Ciências, Conhecimento do Currículo de Ciências, Conhecimento da Avaliação na Ciência, Conhecimento das Estratégias Instrucionais e Conhecimento do Entendimento dos Estudantes sobre Ciências. O presente trabalho visa ampliar o entendimento sobre a atuação de professores-formadores na área de Biologia em cursos oferecidos na modalidade EaD. Para isso, nosso objetivo geral é analisar o CPC sobre Fisiologia Vegetal de um professor-formador em uma disciplina sobre tal temática no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), utilizando o modelo proposto por Magnusson e colaboradores. Como objetivos específicos, buscamos (1) verificar a frequência em que os componentes do CPC, de acordo com o modelo escolhido, foram mobilizados nas videoaulas da disciplina de Fisiologia Vegetal do referido curso; e (2) entender, com base nessas videoaulas, em uma entrevista e na discussão com a literatura como se dá a influência da modalidade EaD na atuação do professor-formador participante desta pesquisa. Para alcançarmos os objetivos propostos, foram transcritas as quatorze videoaulas da disciplina de Fisiologia Vegetal e posteriormente foi realizada análise de conteúdo, com os componentes do modelo de CPC como categorias a priori. Verificamos que todas as categorias de conhecimentos docentes presentes no modelo de CPC foram, em algum momento, mobilizadas pelo professor-formador em suas videoaulas. Embora evidências do Conhecimento do Currículo de Ciências tenham aparecido com frequência um pouco maior do que aquela do conjunto de todos os outros três Conhecimentos (Estratégias Instrucionais, Entendimento dos Estudantes sobre Ciências e Avaliação na Ciência), sendo que o último conhecimento teve frequência muito baixa (apenas 4 ocorrências do total de 383 detectadas na pesquisa). Como Orientação para o ensino de Ciências, o participante oscila entre Didática e Investigação. Percebe-se que essas orientações (e o CPC em geral) são moduladas pela modalidade de ensino, que limita em diversos aspectos a atuação do professor-formador.
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Um bom caminho de pesquisa seria compreender como se dá a formação de professores apresentando subsídios para aprimorar as formações existentes através da adequada construção dos conhecimentos docentes, inclusive para as temáticas que são consideradas complexas, como é o caso da Botânica dentro das Ciências Biológicas. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) se destaca entre os conhecimentos docentes. Um dos modelos mais utilizados no ensino de Ciências para acessar o CPC é o apresentado por Magnusson, Krajick e Borko, em1999, que define este conhecimento a partir dos cinco componentes a seguir: Orientações para o Ensino de Ciências, Conhecimento do Currículo de Ciências, Conhecimento da Avaliação na Ciência, Conhecimento das Estratégias Instrucionais e Conhecimento do Entendimento dos Estudantes sobre Ciências. O presente trabalho visa ampliar o entendimento sobre a atuação de professores-formadores na área de Biologia em cursos oferecidos na modalidade EaD. Para isso, nosso objetivo geral é analisar o CPC sobre Fisiologia Vegetal de um professor-formador em uma disciplina sobre tal temática no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), utilizando o modelo proposto por Magnusson e colaboradores. Como objetivos específicos, buscamos (1) verificar a frequência em que os componentes do CPC, de acordo com o modelo escolhido, foram mobilizados nas videoaulas da disciplina de Fisiologia Vegetal do referido curso; e (2) entender, com base nessas videoaulas, em uma entrevista e na discussão com a literatura como se dá a influência da modalidade EaD na atuação do professor-formador participante desta pesquisa. Para alcançarmos os objetivos propostos, foram transcritas as quatorze videoaulas da disciplina de Fisiologia Vegetal e posteriormente foi realizada análise de conteúdo, com os componentes do modelo de CPC como categorias a priori. Verificamos que todas as categorias de conhecimentos docentes presentes no modelo de CPC foram, em algum momento, mobilizadas pelo professor-formador em suas videoaulas. Embora evidências do Conhecimento do Currículo de Ciências tenham aparecido com frequência um pouco maior do que aquela do conjunto de todos os outros três Conhecimentos (Estratégias Instrucionais, Entendimento dos Estudantes sobre Ciências e Avaliação na Ciência), sendo que o último conhecimento teve frequência muito baixa (apenas 4 ocorrências do total de 383 detectadas na pesquisa). Como Orientação para o ensino de Ciências, o participante oscila entre Didática e Investigação. Percebe-se que essas orientações (e o CPC em geral) são moduladas pela modalidade de ensino, que limita em diversos aspectos a atuação do professor-formador.Education plays a fundamental role in improving the reality of our country, with teachers being fundamental agents in this process, who need to have adequate training to fully exercise their relevant social role. Currently, Brazil has a strong tendency to use Distance Education in teacher training. A good way of research would be to understand how teacher training takes place, providing subsidies to improve existing training through the adequate construction of teaching knowledge, including for themes that are considered complex, as is the case of Botany within Biological Sciences. Pedagogical Content Knowledge (PCK) stands out among teaching knowledge. One of the most utilised model in Science teaching to access the PCK is that of Magnusson, Krajick and Borko, 1999, which defines this knowledge from the following five components: Guidelines for Science Teaching, Knowledge of the Science Curriculum, Knowledge of Assessment in Science, Knowledge of Instructional Strategies, and Knowledge of Students\' Understanding of Science. The present research aims to broaden the understanding of the performance of teacher-trainers in the field of Biology in courses offered in distance education. For this purpose, our general objective is to analyze the PCK on Plant Physiology of a teacher-trainer in a discipline on this subject in that course, using the model proposed by Magnusson and collaborators for analysis of the generated data. As specific objectives, we seek (1) to verify the frequency in which the PCK components, according to the chosen model, are mobilized in all video classes of the Plant Physiology, and (2) to understand, based on the video classes, interview, and discussion with the available literature, how is the influence of the Distance Education modality on the performance of the teacher-trainer participating in this research. In order to achieve the proposed objectives, fourteen video classes of the Plant Physiology discipline were transcribed and subsequently a Content Analysis was carried out, using the components of the PCK model as categories of analysis established a priori. From the analysis of the data, we realized that all categories of knowledge determined within the PCK model chosen for analysis were, at some point, mobilized by the teacher-trainer in their video classes. Although evidence of Science Curriculum Knowledge appeared with a slightly higher frequency than that of the set of all other three Knowledges (Instructional Strategies, Students\' Understanding of Science and Assessment in Science), with the last knowledge having low frequency (only 4 occurrences out of the total of 383 detected in the search). As an Orientation for the teaching of Science, the participant oscillates between Didactics and Investigation. It is noticed that the Guidelines (and the PCK in general) are modulated by the teaching modality, which limits the performance of the teacher-trainer in several aspects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPUrsi, SuzanaSilva, Marilia de Freitas2023-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-30102023-141354/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-31T16:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-30102023-141354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-31T16:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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description A Educação apresenta um papel fundamental para melhorar a realidade do nosso país, sendo os professores agentes fundamentais neste processo, que precisam ter uma formação adequada para exercerem plenamente seu relevante papel social. Atualmente, o Brasil apresenta uma forte tendência de utilização da Educação a Distância (EaD) na formação docente. Um bom caminho de pesquisa seria compreender como se dá a formação de professores apresentando subsídios para aprimorar as formações existentes através da adequada construção dos conhecimentos docentes, inclusive para as temáticas que são consideradas complexas, como é o caso da Botânica dentro das Ciências Biológicas. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) se destaca entre os conhecimentos docentes. Um dos modelos mais utilizados no ensino de Ciências para acessar o CPC é o apresentado por Magnusson, Krajick e Borko, em1999, que define este conhecimento a partir dos cinco componentes a seguir: Orientações para o Ensino de Ciências, Conhecimento do Currículo de Ciências, Conhecimento da Avaliação na Ciência, Conhecimento das Estratégias Instrucionais e Conhecimento do Entendimento dos Estudantes sobre Ciências. O presente trabalho visa ampliar o entendimento sobre a atuação de professores-formadores na área de Biologia em cursos oferecidos na modalidade EaD. Para isso, nosso objetivo geral é analisar o CPC sobre Fisiologia Vegetal de um professor-formador em uma disciplina sobre tal temática no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), utilizando o modelo proposto por Magnusson e colaboradores. Como objetivos específicos, buscamos (1) verificar a frequência em que os componentes do CPC, de acordo com o modelo escolhido, foram mobilizados nas videoaulas da disciplina de Fisiologia Vegetal do referido curso; e (2) entender, com base nessas videoaulas, em uma entrevista e na discussão com a literatura como se dá a influência da modalidade EaD na atuação do professor-formador participante desta pesquisa. Para alcançarmos os objetivos propostos, foram transcritas as quatorze videoaulas da disciplina de Fisiologia Vegetal e posteriormente foi realizada análise de conteúdo, com os componentes do modelo de CPC como categorias a priori. Verificamos que todas as categorias de conhecimentos docentes presentes no modelo de CPC foram, em algum momento, mobilizadas pelo professor-formador em suas videoaulas. Embora evidências do Conhecimento do Currículo de Ciências tenham aparecido com frequência um pouco maior do que aquela do conjunto de todos os outros três Conhecimentos (Estratégias Instrucionais, Entendimento dos Estudantes sobre Ciências e Avaliação na Ciência), sendo que o último conhecimento teve frequência muito baixa (apenas 4 ocorrências do total de 383 detectadas na pesquisa). Como Orientação para o ensino de Ciências, o participante oscila entre Didática e Investigação. Percebe-se que essas orientações (e o CPC em geral) são moduladas pela modalidade de ensino, que limita em diversos aspectos a atuação do professor-formador.
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