Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliver, Cristiane Menezes
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-31052023-103938/
Resumo: O objetivo desse trabalho é identificar e descrever os fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados na ótica do fornecedor. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados os fatores apontados como propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias, que foram agrupados em categorias e serviram como base para elaboração do modelo conceitual e como referência para os estudos de caso. Nos estudos de caso participaram quatro empresas, duas fornecedoras e duas não fornecedoras de marcas próprias. A pesquisa de campo foi elaborada a partir de entrevistas semi-estruturadas e após a descrição dos casos foi feita a análise em profundidade dos mesmos, de acordo com as categorias: comercial, controle de qualidade, financeiro e produção. Os resultados desta pesquisa indicam que as empresas verificam em marcas próprias uma oportunidade de crescimento, porém algumas já estão fornecendo produtos e outras não. Finalmente são feitas algumas recomendações práticas para o fornecimento de marcas próprias para supermercados
id USP_7bec5dc66be76ea4c566d5dfe1f76a1c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31052023-103938
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercadosDriving and restricting factors for the supply of private labels to supermarketsFornecedoresMarcas comerciaisMarcas própriasOwn brandsSupermarketsSupermercadosSuppliersTrademarksO objetivo desse trabalho é identificar e descrever os fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados na ótica do fornecedor. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados os fatores apontados como propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias, que foram agrupados em categorias e serviram como base para elaboração do modelo conceitual e como referência para os estudos de caso. Nos estudos de caso participaram quatro empresas, duas fornecedoras e duas não fornecedoras de marcas próprias. A pesquisa de campo foi elaborada a partir de entrevistas semi-estruturadas e após a descrição dos casos foi feita a análise em profundidade dos mesmos, de acordo com as categorias: comercial, controle de qualidade, financeiro e produção. Os resultados desta pesquisa indicam que as empresas verificam em marcas próprias uma oportunidade de crescimento, porém algumas já estão fornecendo produtos e outras não. Finalmente são feitas algumas recomendações práticas para o fornecimento de marcas próprias para supermercadosThe objective of this work is to identify and describe the driving and restricting factors to the supply of private labels to supermarkets from the supplier\'s point of view. From the bibliographical research, the factors identified as driving and restricting the supply of private labels were raised, which were grouped into categories and served as a basis for the elaboration of the conceptual model and as a reference for the case studies. Four companies participated in the case studies, two suppliers and two non-suppliers of private labels. The field research was elaborated from semi-structured interviews and after the description of the cases, an in-depth analysis was carried out, according to the categories: commercial, quality control, financial and production. The results of this research indicate that companies see private brands as an opportunity for growth, but some are already supplying products and others are not. Finally, some practical recommendations are made for supplying private labels to supermarketsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAngelo, Claudio Felisoni deOliver, Cristiane Menezes2000-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-31052023-103938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-31T14:16:44Zoai:teses.usp.br:tde-31052023-103938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-31T14:16:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
Driving and restricting factors for the supply of private labels to supermarkets
title Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
spellingShingle Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
Oliver, Cristiane Menezes
Fornecedores
Marcas comerciais
Marcas próprias
Own brands
Supermarkets
Supermercados
Suppliers
Trademarks
title_short Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
title_full Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
title_fullStr Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
title_full_unstemmed Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
title_sort Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
author Oliver, Cristiane Menezes
author_facet Oliver, Cristiane Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angelo, Claudio Felisoni de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliver, Cristiane Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Fornecedores
Marcas comerciais
Marcas próprias
Own brands
Supermarkets
Supermercados
Suppliers
Trademarks
topic Fornecedores
Marcas comerciais
Marcas próprias
Own brands
Supermarkets
Supermercados
Suppliers
Trademarks
description O objetivo desse trabalho é identificar e descrever os fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados na ótica do fornecedor. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados os fatores apontados como propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias, que foram agrupados em categorias e serviram como base para elaboração do modelo conceitual e como referência para os estudos de caso. Nos estudos de caso participaram quatro empresas, duas fornecedoras e duas não fornecedoras de marcas próprias. A pesquisa de campo foi elaborada a partir de entrevistas semi-estruturadas e após a descrição dos casos foi feita a análise em profundidade dos mesmos, de acordo com as categorias: comercial, controle de qualidade, financeiro e produção. Os resultados desta pesquisa indicam que as empresas verificam em marcas próprias uma oportunidade de crescimento, porém algumas já estão fornecendo produtos e outras não. Finalmente são feitas algumas recomendações práticas para o fornecimento de marcas próprias para supermercados
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-31052023-103938/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-31052023-103938/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091220702494720