Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-31052023-103938/ |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é identificar e descrever os fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados na ótica do fornecedor. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados os fatores apontados como propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias, que foram agrupados em categorias e serviram como base para elaboração do modelo conceitual e como referência para os estudos de caso. Nos estudos de caso participaram quatro empresas, duas fornecedoras e duas não fornecedoras de marcas próprias. A pesquisa de campo foi elaborada a partir de entrevistas semi-estruturadas e após a descrição dos casos foi feita a análise em profundidade dos mesmos, de acordo com as categorias: comercial, controle de qualidade, financeiro e produção. Os resultados desta pesquisa indicam que as empresas verificam em marcas próprias uma oportunidade de crescimento, porém algumas já estão fornecendo produtos e outras não. Finalmente são feitas algumas recomendações práticas para o fornecimento de marcas próprias para supermercados |
id |
USP_7bec5dc66be76ea4c566d5dfe1f76a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-31052023-103938 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercadosDriving and restricting factors for the supply of private labels to supermarketsFornecedoresMarcas comerciaisMarcas própriasOwn brandsSupermarketsSupermercadosSuppliersTrademarksO objetivo desse trabalho é identificar e descrever os fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados na ótica do fornecedor. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados os fatores apontados como propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias, que foram agrupados em categorias e serviram como base para elaboração do modelo conceitual e como referência para os estudos de caso. Nos estudos de caso participaram quatro empresas, duas fornecedoras e duas não fornecedoras de marcas próprias. A pesquisa de campo foi elaborada a partir de entrevistas semi-estruturadas e após a descrição dos casos foi feita a análise em profundidade dos mesmos, de acordo com as categorias: comercial, controle de qualidade, financeiro e produção. Os resultados desta pesquisa indicam que as empresas verificam em marcas próprias uma oportunidade de crescimento, porém algumas já estão fornecendo produtos e outras não. Finalmente são feitas algumas recomendações práticas para o fornecimento de marcas próprias para supermercadosThe objective of this work is to identify and describe the driving and restricting factors to the supply of private labels to supermarkets from the supplier\'s point of view. From the bibliographical research, the factors identified as driving and restricting the supply of private labels were raised, which were grouped into categories and served as a basis for the elaboration of the conceptual model and as a reference for the case studies. Four companies participated in the case studies, two suppliers and two non-suppliers of private labels. The field research was elaborated from semi-structured interviews and after the description of the cases, an in-depth analysis was carried out, according to the categories: commercial, quality control, financial and production. The results of this research indicate that companies see private brands as an opportunity for growth, but some are already supplying products and others are not. Finally, some practical recommendations are made for supplying private labels to supermarketsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAngelo, Claudio Felisoni deOliver, Cristiane Menezes2000-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-31052023-103938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-31T14:16:44Zoai:teses.usp.br:tde-31052023-103938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-31T14:16:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados Driving and restricting factors for the supply of private labels to supermarkets |
title |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados |
spellingShingle |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados Oliver, Cristiane Menezes Fornecedores Marcas comerciais Marcas próprias Own brands Supermarkets Supermercados Suppliers Trademarks |
title_short |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados |
title_full |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados |
title_fullStr |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados |
title_full_unstemmed |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados |
title_sort |
Fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados |
author |
Oliver, Cristiane Menezes |
author_facet |
Oliver, Cristiane Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Angelo, Claudio Felisoni de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliver, Cristiane Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fornecedores Marcas comerciais Marcas próprias Own brands Supermarkets Supermercados Suppliers Trademarks |
topic |
Fornecedores Marcas comerciais Marcas próprias Own brands Supermarkets Supermercados Suppliers Trademarks |
description |
O objetivo desse trabalho é identificar e descrever os fatores propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias para supermercados na ótica do fornecedor. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados os fatores apontados como propulsores e restritivos ao fornecimento de marcas próprias, que foram agrupados em categorias e serviram como base para elaboração do modelo conceitual e como referência para os estudos de caso. Nos estudos de caso participaram quatro empresas, duas fornecedoras e duas não fornecedoras de marcas próprias. A pesquisa de campo foi elaborada a partir de entrevistas semi-estruturadas e após a descrição dos casos foi feita a análise em profundidade dos mesmos, de acordo com as categorias: comercial, controle de qualidade, financeiro e produção. Os resultados desta pesquisa indicam que as empresas verificam em marcas próprias uma oportunidade de crescimento, porém algumas já estão fornecendo produtos e outras não. Finalmente são feitas algumas recomendações práticas para o fornecimento de marcas próprias para supermercados |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-06-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-31052023-103938/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-31052023-103938/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257512950104064 |