Linguística clínica e língua de sinais: um estudo sobre idade de aquisição e lesão cerebral em surdos adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sylvia Lia Grespan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-02022023-163950/
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever o comportamento linguístico de adultos surdos em uma triagem de linguagem baseada na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, teve como objetivos específicos: (i) analisar as possíveis diferenças entre surdos com aquisição de Libras em momento adequado, surdos com aquisição tardia de Libras e surdos com lesão cerebral; e (ii) descrever a produção linguística, a partir da triagem aplicada, de surdos com lesão cerebral. Foi realizada uma coleta de dados de 109 participantes surdos adultos e usuários da Libras. Cada um deles respondeu a um questionário de anamnese que continha questões sobre o histórico linguístico e de saúde e, em seguida, cada participante foi submetido à aplicação da Triagem de Habilidades Linguística da Libras (BARBOSA, 2017), conduzida por um examinador surdo e fluente em Libras. Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro com aquisição de língua de sinais em período adequado (Ap), o segundo com aquisição tardia da Libras (At) e o terceiro com diagnósticos de lesão cerebral (Dn). A análise descritivo-exploratória debruçou-se sobre 15 casos, divididos em quatro grupo: 1) lesão adquirida na infância: participantes apresentaram quebras no nível narrativo e pragmático, como desvio do tópico da conversa e circunlóquios sobre assuntos adjacentes, que em suas narrativas observou-se a indicação de cenas que não estavam de acordo com a prancha utilizada para elicitação e organização discursiva, não obedecendo à ordem temporal e lógica; 2) AVC, os quais, mesmo apresentando sequelas motoras como hemiparesia, não exibiram alterações, a não ser no nível fonético-fonológico, devido às limitações motoras impostas pela lesão; 3) ECNE, os quais apresentaram desordens no nível fonético-fonológico. Nesse grupo foi possível notar alterações em alguns parâmetros específicos dos sinais. Todos apresentaram deslocamento do maxilar enquanto sinalizavam, com direção do olhar vaga. Além disso, foram observados tipos de sinalização diferentes a depender do tipo de ECNE, por exemplo com a presença de rigidez e lentificação, com presença de contato visual com o interlocutor e, em outros casos, movimentação descontrolada sem possibilidade de manutenção de contato visual; 4) Parkinson, os quais apresentaram falta de expressões faciais, ausência de itens gramaticais importantes para a construção do sentido em línguas de sinais, além do olhar estático e com baixa frequência de piscadas ou movimentos oculares. Observou-se, ainda, diminuição da amplitude de movimentos na sinalização, a falta do uso adequado do espaço para criar sentidos em seus discursos, da utilização de espaços tokenizados ou de estratégias de sub-rogação ou qualquer organização sintática espacial. Os dados obtidos demonstraram a importância da aquisição de língua em período adequado para o uso do potencial linguístico do indivíduo e sugeriram que o atraso na aquisição de língua possa ser um preditor de distúrbios de linguagem. Fora isso, os quadros de lesão cerebral estudados manifestaram desordens no processamento da linguagem em seus diversos níveis, com manifestações que se diferem das manifestações na modalidade oral-auditiva por se tratar de uma língua visuoespacial.
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Cada um deles respondeu a um questionário de anamnese que continha questões sobre o histórico linguístico e de saúde e, em seguida, cada participante foi submetido à aplicação da Triagem de Habilidades Linguística da Libras (BARBOSA, 2017), conduzida por um examinador surdo e fluente em Libras. Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro com aquisição de língua de sinais em período adequado (Ap), o segundo com aquisição tardia da Libras (At) e o terceiro com diagnósticos de lesão cerebral (Dn). A análise descritivo-exploratória debruçou-se sobre 15 casos, divididos em quatro grupo: 1) lesão adquirida na infância: participantes apresentaram quebras no nível narrativo e pragmático, como desvio do tópico da conversa e circunlóquios sobre assuntos adjacentes, que em suas narrativas observou-se a indicação de cenas que não estavam de acordo com a prancha utilizada para elicitação e organização discursiva, não obedecendo à ordem temporal e lógica; 2) AVC, os quais, mesmo apresentando sequelas motoras como hemiparesia, não exibiram alterações, a não ser no nível fonético-fonológico, devido às limitações motoras impostas pela lesão; 3) ECNE, os quais apresentaram desordens no nível fonético-fonológico. Nesse grupo foi possível notar alterações em alguns parâmetros específicos dos sinais. Todos apresentaram deslocamento do maxilar enquanto sinalizavam, com direção do olhar vaga. Além disso, foram observados tipos de sinalização diferentes a depender do tipo de ECNE, por exemplo com a presença de rigidez e lentificação, com presença de contato visual com o interlocutor e, em outros casos, movimentação descontrolada sem possibilidade de manutenção de contato visual; 4) Parkinson, os quais apresentaram falta de expressões faciais, ausência de itens gramaticais importantes para a construção do sentido em línguas de sinais, além do olhar estático e com baixa frequência de piscadas ou movimentos oculares. Observou-se, ainda, diminuição da amplitude de movimentos na sinalização, a falta do uso adequado do espaço para criar sentidos em seus discursos, da utilização de espaços tokenizados ou de estratégias de sub-rogação ou qualquer organização sintática espacial. Os dados obtidos demonstraram a importância da aquisição de língua em período adequado para o uso do potencial linguístico do indivíduo e sugeriram que o atraso na aquisição de língua possa ser um preditor de distúrbios de linguagem. Fora isso, os quadros de lesão cerebral estudados manifestaram desordens no processamento da linguagem em seus diversos níveis, com manifestações que se diferem das manifestações na modalidade oral-auditiva por se tratar de uma língua visuoespacial.This research aims to describe the linguistic behaviour of deaf adults in a language screening based on the Brazilian Sign Language (Libras). In addition, it had the following specific objectives: (i) to analyze the possible differences between deaf people with early Libra acquisition, deaf people with late Libras acquisition and deaf people with brain damage; and (ii) to describe the linguistic production, from the applied screening, of deaf people with brain damage. A data collection of 109 deaf adult participants and users of Libras was carried out. Each of them answered an anamnesis questionnaire containing linguistic and health history, and then each participant was tested with the application of the Libras Linguistic Skills Screening (BARBOSA, 2017), conducted by a deaf and fluent Libras examiner. Participants were divided into three groups: the first with sign early language acquisition (Ap), the second with late sign language acquisition (At) and the third with brain injury diagnosis (Dn). The descriptive-exploratory analysis focused on 15 cases, divided into four groups: 1) injury acquired in childhood: participants presented breaks at the narrative and pragmatic levels, such as the topic of conversation deviation and circumlocutions about adjacent subjects, which in their narratives they observed the indication of scenes that were not following the board used for elicitation and discursive organization, not obeying the temporal and logical order; 2) CVA, which, even with a motor impairment such as hemiparesis, did not show linguistics disorders, except at the phonetic-phonological level, due to the motor limitations imposed by the lesion; 3) ECNE, which presented disorders at the phonetic-phonological level. In this group, it was possible to notice changes in some specific parameters of the signals. All showed maxillary displacement while signing, with vague gaze direction. In addition, different types of signing were observed depending on the type of ECNE, for example, with the presence of stiffness and slowness, with the presence of eye contact with the interlocutor and, in other cases, uncontrolled movement without the possibility of maintaining eye contact; 4) Parkinson\'s, who had a lack of facial expressions, absence of critical grammatical items for the construction of meaning in sign languages, in addition to static gaze and low frequency of blinking or eye movements. A decrease in the amplitude of movements in the signing was also observed, the lack of adequate use of space to create meanings in their productions, the use of tokenized spaces or strategies of surrogacy or any spatial syntactic organization. The data obtained demonstrated the importance of early language acquisition for using the individual\'s linguistic potential and suggested that late language acquisition may be a predictor of language disorders. Apart from that, the brain injury cases did manifest disorders in language processing at various levels, with productions that differ from manifestations in the oral-auditory modality due to its being a visuospatial language.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbosa, Felipe VenâncioNeves, Sylvia Lia Grespan2022-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-02022023-163950/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-02T20:09:16Zoai:teses.usp.br:tde-02022023-163950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-02T20:09:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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