A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Patrícia Marcondes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea.
id UTFPR-11_e884860290aa29c50cd35617b3b29dca
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9248
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidadeEducação, Comunicação, HistóriaFormação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura.O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barros, Patrícia Marcondes de2019-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/924810.3895/rde.v9n15.9248Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 50-651984-237610.3895/rde.v9n15reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248/5979Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:14Zoai:periodicos.utfpr:article/9248Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:14Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
spellingShingle A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
Barros, Patrícia Marcondes de
Educação, Comunicação, História
Formação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura.
title_short A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_full A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_fullStr A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_full_unstemmed A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_sort A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
author Barros, Patrícia Marcondes de
author_facet Barros, Patrícia Marcondes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Patrícia Marcondes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Comunicação, História
Formação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura.
topic Educação, Comunicação, História
Formação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura.
description O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248
10.3895/rde.v9n15.9248
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248
identifier_str_mv 10.3895/rde.v9n15.9248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248/5979
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 50-65
1984-2376
10.3895/rde.v9n15
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858895425208320