Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marqueze, Thiago Tristão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23966
Resumo: Em um cenário industrial cada vez mais competitivo, buscam-se diversas maneiras para aumentar a produtividade e diminuir os desperdícios. O balanceamento de linha visa, por exemplo, diminuir o tempo de ciclo da linha de montagem, diminuir o tempo ocioso dos operadores, diminuir o número de estações de trabalho e também homogeneizar a carga de trabalho das estações/operadores. Este trabalho tem como objetivo realizar o balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos para uma empresa situada em São José dos Pinhais – PR utilizando um modelo matemático em Programação Linear Inteira Mista (PLIM). O trabalho compreendeu a identificação das atividades realizadas e suas restrições; cronoanálise das tarefas; elaboração do diagrama de precedências; alimentação dos dados no modelo matemático; escolha da função objetivo; o uso do modelo matemático em PLIM para obtenção dos resultados e validação com o especialista de linha. Foram realizados cinco estudos de caso, considerando a situação atual da linha de montagem, a retirada de um operador, a mudança física de estações de trabalho e, por fim, a inclusão de um robô e a automação da inspeção final. Os resultados compilados serviram de base para o processo de tomada de decisão da empresa, que optou pela solução que obteve uma melhora de 27,0% no tempo de ciclo, redução de 96,0% na ociosidade total dos operadores e a redução de 33% do total de mão-deobra, quando comparado com a situação atual, com um tempo de retorno de investimento de 1,05 anos.
id UTFPR-12_35775bfe640f05bf8077b17217278584
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23966
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-01-24T22:08:59Z2021-01-24T22:08:59Z2019-11-11MARQUEZE, Thiago Tristão. Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por programação linear inteira mista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23966Em um cenário industrial cada vez mais competitivo, buscam-se diversas maneiras para aumentar a produtividade e diminuir os desperdícios. O balanceamento de linha visa, por exemplo, diminuir o tempo de ciclo da linha de montagem, diminuir o tempo ocioso dos operadores, diminuir o número de estações de trabalho e também homogeneizar a carga de trabalho das estações/operadores. Este trabalho tem como objetivo realizar o balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos para uma empresa situada em São José dos Pinhais – PR utilizando um modelo matemático em Programação Linear Inteira Mista (PLIM). O trabalho compreendeu a identificação das atividades realizadas e suas restrições; cronoanálise das tarefas; elaboração do diagrama de precedências; alimentação dos dados no modelo matemático; escolha da função objetivo; o uso do modelo matemático em PLIM para obtenção dos resultados e validação com o especialista de linha. Foram realizados cinco estudos de caso, considerando a situação atual da linha de montagem, a retirada de um operador, a mudança física de estações de trabalho e, por fim, a inclusão de um robô e a automação da inspeção final. Os resultados compilados serviram de base para o processo de tomada de decisão da empresa, que optou pela solução que obteve uma melhora de 27,0% no tempo de ciclo, redução de 96,0% na ociosidade total dos operadores e a redução de 33% do total de mão-deobra, quando comparado com a situação atual, com um tempo de retorno de investimento de 1,05 anos.In a scenario where industry is getting more competitive, multiple ways are sought to increase productivity and reduce waste. Line balancing aims, for example, to reduce the cycle time of an assembly line, to reduce the idle time of workers, to reduce the number of workstations, and to homogenize the workload of stations and workers. This project aims to balance an automotive instrument panel assembly line for a company located in São José dos Pinhais, Parana, Brazil, using Mixed Integer Linear Programming (MILP). The project consists in the identification of the activities of the assembly and its constraints; chronoanalysis of tasks; preparation of the precedence diagram; input of the data in the mathematical model; choice of the objective function; use of the model in MILP in order to obtain the results, and validation with the line specialist. Five case studies were performed, considering the current situation of the assembly line, removing one worker, the physical change of the workstation and, finally, adding a robot and the final inspection automation. The results were compiled and served as the basis for the company’s decision-making, which opted for the solution that achieved a 27,0% improvement of the cycle time, a reduction of 96,0% of the total idleness of the workers and 33,3% reduction of the manpower, when compared to the current situation, with a payback of 1,05 years.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Engenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALBalanceamento de linha de montagemProgramação linearAcessórios para automóveis - IndústriaAutomóveis - MateriaisPesquisa operacionalAssembly-line balancingLinear programmingAutomobile supplies industrAutomobiles - MaterialsPesquisa operacionalBalanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira MistaAutomotive instrument panel assembly line balancing using Mixed Integer Linear Programminginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMagatão, LeandroMagatão, LeandroBernardelli, Euclides AlexandreMikos, Walter LuísMarqueze, Thiago Tristãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23966/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALCT_DAMEC_2019_2s_29.pdfCT_DAMEC_2019_2s_29.pdfapplication/pdf1563226http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23966/1/CT_DAMEC_2019_2s_29.pdf4b8d4ff108a475611cddac727c488b59MD51TEXTCT_DAMEC_2019_2s_29.pdf.txtCT_DAMEC_2019_2s_29.pdf.txtExtracted texttext/plain105716http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23966/3/CT_DAMEC_2019_2s_29.pdf.txt54a3ebd0355feaa154a6d4e5c8e6d9c7MD53THUMBNAILCT_DAMEC_2019_2s_29.pdf.jpgCT_DAMEC_2019_2s_29.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23966/4/CT_DAMEC_2019_2s_29.pdf.jpgd9d986cfdac91b7bcb302d5b2fb08ea2MD541/239662021-01-25 04:10:41.725oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-01-25T06:10:41Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Automotive instrument panel assembly line balancing using Mixed Integer Linear Programming
title Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista
spellingShingle Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista
Marqueze, Thiago Tristão
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
Balanceamento de linha de montagem
Programação linear
Acessórios para automóveis - Indústria
Automóveis - Materiais
Pesquisa operacional
Assembly-line balancing
Linear programming
Automobile supplies industr
Automobiles - Materials
Pesquisa operacional
title_short Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista
title_full Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista
title_fullStr Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista
title_full_unstemmed Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista
title_sort Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mista
author Marqueze, Thiago Tristão
author_facet Marqueze, Thiago Tristão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magatão, Leandro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Magatão, Leandro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bernardelli, Euclides Alexandre
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mikos, Walter Luís
dc.contributor.author.fl_str_mv Marqueze, Thiago Tristão
contributor_str_mv Magatão, Leandro
Magatão, Leandro
Bernardelli, Euclides Alexandre
Mikos, Walter Luís
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL
Balanceamento de linha de montagem
Programação linear
Acessórios para automóveis - Indústria
Automóveis - Materiais
Pesquisa operacional
Assembly-line balancing
Linear programming
Automobile supplies industr
Automobiles - Materials
Pesquisa operacional
dc.subject.por.fl_str_mv Balanceamento de linha de montagem
Programação linear
Acessórios para automóveis - Indústria
Automóveis - Materiais
Pesquisa operacional
Assembly-line balancing
Linear programming
Automobile supplies industr
Automobiles - Materials
Pesquisa operacional
description Em um cenário industrial cada vez mais competitivo, buscam-se diversas maneiras para aumentar a produtividade e diminuir os desperdícios. O balanceamento de linha visa, por exemplo, diminuir o tempo de ciclo da linha de montagem, diminuir o tempo ocioso dos operadores, diminuir o número de estações de trabalho e também homogeneizar a carga de trabalho das estações/operadores. Este trabalho tem como objetivo realizar o balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos para uma empresa situada em São José dos Pinhais – PR utilizando um modelo matemático em Programação Linear Inteira Mista (PLIM). O trabalho compreendeu a identificação das atividades realizadas e suas restrições; cronoanálise das tarefas; elaboração do diagrama de precedências; alimentação dos dados no modelo matemático; escolha da função objetivo; o uso do modelo matemático em PLIM para obtenção dos resultados e validação com o especialista de linha. Foram realizados cinco estudos de caso, considerando a situação atual da linha de montagem, a retirada de um operador, a mudança física de estações de trabalho e, por fim, a inclusão de um robô e a automação da inspeção final. Os resultados compilados serviram de base para o processo de tomada de decisão da empresa, que optou pela solução que obteve uma melhora de 27,0% no tempo de ciclo, redução de 96,0% na ociosidade total dos operadores e a redução de 33% do total de mão-deobra, quando comparado com a situação atual, com um tempo de retorno de investimento de 1,05 anos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-24T22:08:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-24T22:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUEZE, Thiago Tristão. Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por programação linear inteira mista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23966
identifier_str_mv MARQUEZE, Thiago Tristão. Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por programação linear inteira mista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Bacharelado em Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23966/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23966/1/CT_DAMEC_2019_2s_29.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23966/3/CT_DAMEC_2019_2s_29.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23966/4/CT_DAMEC_2019_2s_29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
4b8d4ff108a475611cddac727c488b59
54a3ebd0355feaa154a6d4e5c8e6d9c7
d9d986cfdac91b7bcb302d5b2fb08ea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922984166162432