Laboratório de ensino e aprendizagem de matemática: tarefas potencializadoras como cenários de investigação na formação continuada de professores dos anos iniciais
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5400 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma análise das Tarefas Potencializadoras (TP) no ensino e aprendizagem de matemática, elaboradas e desenvolvidas no contexto do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAM), como uma proposta de formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cada uma das tarefas foi planejada com o objetivo de constituir um cenário de investigação e um ambiente de aprendizagem, segundo Skovsmose (2000). Nesse sentido, essa pesquisa busca avaliar o potencial investigativo de cada TP, verificando se, após a aplicação, cada tarefa realmente assim se configura e pode então compor um LEAM. O objeto matemático investigado nesse estudo é fração, especificamente seus significados (parte-todo, medida, quociente, número, operador). De caráter qualitativo e do tipo pesquisa-ação, os dados dessa pesquisa foram coletados durante a aplicação dessas tarefas no formato de uma oficina pedagógica com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de escolas públicas e privadas do município de Pato Branco/PR. Esses dados foram obtidos a partir de questionários, gravações de áudio, anotações no diário de campo da pesquisadora e demais registros realizados pelas participantes. A análise dos dados foi realizada por meio do método da Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2016), o que resultou na classificação dessas tarefas em duas categorias: Categoria 1, TP de maior potencial investigativo, composta por tarefas que provocaram maiores investigações e envolvimento das participantes nas discussões; Categoria 2, TP de menor potencial investigativo, assim classificadas as tarefas que geraram investigações com menor intensidade. A análise revelou que as TP impactaram na formação continuada dessas professoras que ensinam matemática nos Anos Iniciais, contribuindo para a construção do conhecimento matemático por elas explorado em sala de aula. Essa pesquisa resultou em dezenove tarefas que poderão ser aprimoradas e/ou aplicadas na educação básica, seja em turmas do Ensino Fundamental seja em cursos de formação continuada de professores, além de estimular a implantação do LEAM nas escolas em que atuam as professoras envolvidas na pesquisa. |
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2020-10-29T12:19:41Z2020-10-29T12:19:41Z2020-09-15CAPRA, Ana Paula Willms. Laboratório de ensino e aprendizagem de matemática: tarefas potencializadoras como cenários de investigação na formação continuada de professores dos anos iniciais. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5400Esta pesquisa apresenta uma análise das Tarefas Potencializadoras (TP) no ensino e aprendizagem de matemática, elaboradas e desenvolvidas no contexto do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAM), como uma proposta de formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cada uma das tarefas foi planejada com o objetivo de constituir um cenário de investigação e um ambiente de aprendizagem, segundo Skovsmose (2000). Nesse sentido, essa pesquisa busca avaliar o potencial investigativo de cada TP, verificando se, após a aplicação, cada tarefa realmente assim se configura e pode então compor um LEAM. O objeto matemático investigado nesse estudo é fração, especificamente seus significados (parte-todo, medida, quociente, número, operador). De caráter qualitativo e do tipo pesquisa-ação, os dados dessa pesquisa foram coletados durante a aplicação dessas tarefas no formato de uma oficina pedagógica com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de escolas públicas e privadas do município de Pato Branco/PR. Esses dados foram obtidos a partir de questionários, gravações de áudio, anotações no diário de campo da pesquisadora e demais registros realizados pelas participantes. A análise dos dados foi realizada por meio do método da Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2016), o que resultou na classificação dessas tarefas em duas categorias: Categoria 1, TP de maior potencial investigativo, composta por tarefas que provocaram maiores investigações e envolvimento das participantes nas discussões; Categoria 2, TP de menor potencial investigativo, assim classificadas as tarefas que geraram investigações com menor intensidade. A análise revelou que as TP impactaram na formação continuada dessas professoras que ensinam matemática nos Anos Iniciais, contribuindo para a construção do conhecimento matemático por elas explorado em sala de aula. Essa pesquisa resultou em dezenove tarefas que poderão ser aprimoradas e/ou aplicadas na educação básica, seja em turmas do Ensino Fundamental seja em cursos de formação continuada de professores, além de estimular a implantação do LEAM nas escolas em que atuam as professoras envolvidas na pesquisa.This research presents an analysis of the Potentializing Tasks (PT) inside Mathematics teaching and learning, elaborated and developed within the Mathematics Teaching and Learning Laboratory (MTLL), as a proposal for continuing education for teachers of the Early Years of Elementary Education. Each of the tasks was planned aiming to create a research scenario and a learning environment, according to Skovsmose (2000). In this context, this research seeks to evaluate the investigative potential of each PT, verifying whether, after application, each task can be, in fact, characterized as so hence compose a MTLL. The mathematical object targeted in this study is a fraction, specifically its meanings (part-whole, measure, quotient, number, operator). The data for this research had a qualitative and research-action feature, and were collected during the application of these tasks as pedagogical workshops, with teachers from the Early Years of Elementary Education (1stto 5thyear) from public and private schools in the municipality of Pato Branco/PR. These data were obtained from questionnaires, audio recordings, notes in the researcher's field diary and other records made by the participants. Data analysis was performed using the Content Analysis method proposed by Bardin (2016), which resulted in the classification of these tasks into two categories: Category 1, PT with greater investigative potential, composed of those tasks that provoked greater investigations and involvement of the participants in the discussions; Category2, PT with less investigative potential, thus classifying the tasks that generated investigations with less intensity. The analysis revealed that PT impacted on the continuous education of these teachers who teach Mathematics in the Early Years, contributing to the construction of the Mathematical knowledge they explored in the classroom. This research resulted in nineteen tasks that could be improved and / or applied in basic education, either in elementary school classes or in continuouseducation courses for teachers, in addition to stimulating the implementation of MTLL in the schools where the teachers involved in the research work.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matemáticaProfessores de ensino primárioMathematics - Study and teachingMathematics teachersPrimary school teachersLaboratório de ensino e aprendizagem de matemática: tarefas potencializadoras como cenários de investigação na formação continuada de professores dos anos iniciaisLaboratory of teaching and learning mathematics: potentializing tasks as research scenarios in continuing training of teachers from the early yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoColombo, Janecler Aparecida Amorinhttps://orcid.org/0000-0002-7729-9501http://lattes.cnpq.br/0135797199918609Colombo, Janecler Aparecida Amorinhttps://orcid.org/0000-0002-7729-9501http://lattes.cnpq.br/0135797199918609Nascimento, Moisés Aparecido dohttps://orcid.org/0000-0002-8975-7821http://lattes.cnpq.br/8054908059721556Fanizzi, Suelihttps://orcid.org/0000-0001-6436-8742http://lattes.cnpq.br/2276513640050250https://orcid.org/0000-0003-1397-9468http://lattes.cnpq.br/6725245458211507Capra, Ana Paula Willmsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALlaboratorioensinoaprendizagemmatematica.pdfapplication/pdf11782751http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5400/1/laboratorioensinoaprendizagemmatematica.pdf2dc2084273a28ee00d1e2c05175809b0MD51TEXTlaboratorioensinoaprendizagemmatematica.pdf.txtlaboratorioensinoaprendizagemmatematica.pdf.txtExtracted texttext/plain374383http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5400/2/laboratorioensinoaprendizagemmatematica.pdf.txtf966300f437e184f5b1322e8d6d2a7bbMD52THUMBNAILlaboratorioensinoaprendizagemmatematica.pdf.jpglaboratorioensinoaprendizagemmatematica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5400/3/laboratorioensinoaprendizagemmatematica.pdf.jpg5aae2bc8c8e0670d61d5440eebd1fe4cMD531/54002020-10-30 03:01:07.907oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5400Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-10-30T06:01:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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