Presença do fantástico em Coraline: um estudo intermidiático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Matheus Gustavo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5088
Resumo: Coraline (2012) é uma narrativa que foi adaptada às mais diversas mídias. Alguns autores como Poe (2010) e Arlindo Machado (2008), ao definir mídia e comentar o papel da arte sobre ela abrem espaço para discussões que envolvem a produção narrativa em um universo que já não é mais composto de meios de comunicação separados, mas sim convergentes. Ao utilizarmos os estudos de Claus Clüver (2006) e Irina Rajewsky (2012) sobre a arte na intermidialidade e as adaptações conforme Robert Stam (2006) e Linda Hutcheon (2006), conseguimos compreender melhor o funcionamento do que, originalmente chamado de gênero por Todorov (2014), foi debatido e hoje é conhecido como modo narrativo fantástico em um universo plurimidiático como o de Coraline. Partindo da teoria de Freud (2017) sobre O Inquietante e dos procedimentos narrativos e sistemas temáticos do fantástico propostos por Remo Ceserani (2006), analisamos nesse trabalho as diferenças representacionais desses aspectos em três diferentes linguagens: nas imagens dos paratextos, no romance e na animação.
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spelling 2020-07-21T18:11:06Z2020-07-21T18:11:06Z2019-12-19CAVALHEIRO, Matheus Gustavo. Presença do fantástico em Coraline: um estudo intermidiático. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5088Coraline (2012) é uma narrativa que foi adaptada às mais diversas mídias. Alguns autores como Poe (2010) e Arlindo Machado (2008), ao definir mídia e comentar o papel da arte sobre ela abrem espaço para discussões que envolvem a produção narrativa em um universo que já não é mais composto de meios de comunicação separados, mas sim convergentes. Ao utilizarmos os estudos de Claus Clüver (2006) e Irina Rajewsky (2012) sobre a arte na intermidialidade e as adaptações conforme Robert Stam (2006) e Linda Hutcheon (2006), conseguimos compreender melhor o funcionamento do que, originalmente chamado de gênero por Todorov (2014), foi debatido e hoje é conhecido como modo narrativo fantástico em um universo plurimidiático como o de Coraline. Partindo da teoria de Freud (2017) sobre O Inquietante e dos procedimentos narrativos e sistemas temáticos do fantástico propostos por Remo Ceserani (2006), analisamos nesse trabalho as diferenças representacionais desses aspectos em três diferentes linguagens: nas imagens dos paratextos, no romance e na animação.Coraline (2012) is a narrative that was adapted to many different media. Some authors as Poe (2010) and Arlindo Machado (2008), defining media and making comments over the role of art in it open discussion involving narrative production in a universe which is not made of separated media, but converging ones. Using Claus Clüver’s (2006) and Irina Rajewsky’s (2012) studies about art in intermidiality and adaptation according to Robert Stam (2006) and Linda Hutcheon (2006), we are able to better comprehend the functioning of what, originally called a genre by Todorov (2014), was debated and today is well-known as the fantastic narrative mode in a plurimidiatic universe such as Coraline. Starting from Freud’s (2017) theory about The Uncanny and from the narrative procedures and thematic systems of fantastic proposed by Remo Ceserani (2006), we analyze in this work the representation differences of these aspects on three different languages: on the pictures of the paratext, on the novel and on the animation.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagensUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADALetrasGaiman, Neil, 1960-. CoralineIntermidialidadeO Fantástico na literaturaAnálise do discurso narrativoLiteratura - AdaptaçõesArte e literaturaArte e tecnologiaComunicação de massa e linguagemIntermedialityFantastic, The, in literatureDiscourse analysis, NarrativeLiterature - AdaptationsArt and literatureArt and technologyMass media and languagePresença do fantástico em Coraline: um estudo intermidiáticoThe presence of fantastic in Coraline: a intermedial studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaAlmeida, Rogério Caetano dehttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159Tavares, Enéias Fariashttps://orcid.org/0000-0001-6371-9205http://lattes.cnpq.br/1655076745935830Donada, Jaqueline Bohnhttp://lattes.cnpq.br/0411895105223773Almeida, Rogério Caetano dehttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159https://orcid.org/0000-0003-1519-5296http://lattes.cnpq.br/0901094321693409Cavalheiro, Matheus Gustavoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpresencafantasticocoralineintermidiatico.pdfapplication/pdf6081969http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5088/1/presencafantasticocoralineintermidiatico.pdf1070d4283d33593c4942275e1cc2969fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5088/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTpresencafantasticocoralineintermidiatico.pdf.txtpresencafantasticocoralineintermidiatico.pdf.txtExtracted texttext/plain333059http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5088/3/presencafantasticocoralineintermidiatico.pdf.txt651606769e7d62e4338410219ee80413MD53THUMBNAILpresencafantasticocoralineintermidiatico.pdf.jpgpresencafantasticocoralineintermidiatico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5088/4/presencafantasticocoralineintermidiatico.pdf.jpgadafe34a8ca3383fb709576d76b5bac1MD541/50882020-07-22 03:03:07.47oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-07-22T06:03:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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