Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crestani Neto, Laurindo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dias, Maria Eliza Soteli
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899
Resumo: Este trabalho refere-se a criação de um Sistema de Identidade Visual e um modelo de gestão diferenciado para uma nova agência de design. Num primeiro momento foi realizada uma apresentação de conceitos básicos sobre os Sistemas de Identidade Visual e quais são os seus objetivos, requisitos e funções. Também foram abordadas questões de linguagem visual, para compreender quais as melhores cores, formas e fontes a serem utilizadas. Após uma pesquisa sobre o cenário local do design e de definir como funcionará a empresa, foi selecionada uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual, contando também com pesquisas sobre outras agências, questionários e outros estudos, foi criada uma marca, a qual foi conceituada com base nas pesquisas teóricas e iconográficas de outras agências do ramo do design. A marca, procura transmitir ao público a ideia de vibração, modernidade, e principalmente, estar sempre em movimento, que é a essência da Balbúrdia. Foram desenvolvidos materiais gráficos, institucionais e promocionais para auxiliar a divulgação da marca. Por fim, foram calculados custos e orçamentos da criação da agência, abrangendo como um todo o custo mensal de implementação do projeto.
id UTFPR-12_9f1f3c45689b0d82ac6360a702c486ca
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13899
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-16T19:31:01Z2020-11-16T19:31:01Z2013-08-29CRESTANI NETO, Laurindo; DIAS, Maria Eliza Soteli. Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899Este trabalho refere-se a criação de um Sistema de Identidade Visual e um modelo de gestão diferenciado para uma nova agência de design. Num primeiro momento foi realizada uma apresentação de conceitos básicos sobre os Sistemas de Identidade Visual e quais são os seus objetivos, requisitos e funções. Também foram abordadas questões de linguagem visual, para compreender quais as melhores cores, formas e fontes a serem utilizadas. Após uma pesquisa sobre o cenário local do design e de definir como funcionará a empresa, foi selecionada uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual, contando também com pesquisas sobre outras agências, questionários e outros estudos, foi criada uma marca, a qual foi conceituada com base nas pesquisas teóricas e iconográficas de outras agências do ramo do design. A marca, procura transmitir ao público a ideia de vibração, modernidade, e principalmente, estar sempre em movimento, que é a essência da Balbúrdia. Foram desenvolvidos materiais gráficos, institucionais e promocionais para auxiliar a divulgação da marca. Por fim, foram calculados custos e orçamentos da criação da agência, abrangendo como um todo o custo mensal de implementação do projeto.This work refers to a creation of a Visual Identity System and a model of a differentiated management to a new design agency. At first moment, was realized a presentation of basic concepts of Visual Identity Systems and what are their goals, requirements and functions. Also was addressed issues of visual language, to understand what the best colors, shapes and fonts to be used. After a survey of the local scenery and define how the company works, was selected a working methodology for the development of a visual identity, also counting with research in other agencies, questionnaires and other studies, was created a brand which was conceptualized on the basis of theoretical and iconographic research of other agencies in the business of design. The brand seeks to convey to the public the idea of vibration, modernity and, specially, to be always moving, which is the essence of Balbúrdia. Were developed graphic, institutional and promotional materials to assist institutional and promotional brand awareness. Finally, was calculated costs and budgets of creation of the agency as a whole covering the monthly cost of project implementation.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Desenho IndustrialTecnologia em Design GráficoDesenho (Projetos)Comunicação visualEscolha de marcaBranding (Marketing)DesignVisual communicationBrand loyaltyBalbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaFrança, Maureen SchaeferCrestani Neto, LaurindoDias, Maria Eliza Sotelireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_CODEG_2013_1_08.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/1/CT_CODEG_2013_1_08.pdf.jpg2ac673fe0289db5de3ae3671e2fd82caMD51ORIGINALCT_CODEG_2013_1_08.pdfapplication/pdf3404629http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/2/CT_CODEG_2013_1_08.pdf8f9bcbb8e20179c29946590cc71bfa8fMD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_CODEG_2013_1_08.pdf.txtExtracted texttext/plain115971http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/4/CT_CODEG_2013_1_08.pdf.txt7084eef05538d65d1e8a1357afd9e084MD541/138992020-11-16 17:31:01.464oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:31:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
title Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
spellingShingle Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
Crestani Neto, Laurindo
Tecnologia em Design Gráfico
Desenho (Projetos)
Comunicação visual
Escolha de marca
Branding (Marketing)
Design
Visual communication
Brand loyalty
title_short Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
title_full Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
title_fullStr Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
title_full_unstemmed Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
title_sort Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
author Crestani Neto, Laurindo
author_facet Crestani Neto, Laurindo
Dias, Maria Eliza Soteli
author_role author
author2 Dias, Maria Eliza Soteli
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Maureen Schaefer
dc.contributor.author.fl_str_mv Crestani Neto, Laurindo
Dias, Maria Eliza Soteli
contributor_str_mv França, Maureen Schaefer
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Tecnologia em Design Gráfico
topic Tecnologia em Design Gráfico
Desenho (Projetos)
Comunicação visual
Escolha de marca
Branding (Marketing)
Design
Visual communication
Brand loyalty
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho (Projetos)
Comunicação visual
Escolha de marca
Branding (Marketing)
Design
Visual communication
Brand loyalty
description Este trabalho refere-se a criação de um Sistema de Identidade Visual e um modelo de gestão diferenciado para uma nova agência de design. Num primeiro momento foi realizada uma apresentação de conceitos básicos sobre os Sistemas de Identidade Visual e quais são os seus objetivos, requisitos e funções. Também foram abordadas questões de linguagem visual, para compreender quais as melhores cores, formas e fontes a serem utilizadas. Após uma pesquisa sobre o cenário local do design e de definir como funcionará a empresa, foi selecionada uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual, contando também com pesquisas sobre outras agências, questionários e outros estudos, foi criada uma marca, a qual foi conceituada com base nas pesquisas teóricas e iconográficas de outras agências do ramo do design. A marca, procura transmitir ao público a ideia de vibração, modernidade, e principalmente, estar sempre em movimento, que é a essência da Balbúrdia. Foram desenvolvidos materiais gráficos, institucionais e promocionais para auxiliar a divulgação da marca. Por fim, foram calculados custos e orçamentos da criação da agência, abrangendo como um todo o custo mensal de implementação do projeto.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T19:31:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16T19:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRESTANI NETO, Laurindo; DIAS, Maria Eliza Soteli. Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899
identifier_str_mv CRESTANI NETO, Laurindo; DIAS, Maria Eliza Soteli. Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Desenho Industrial
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/1/CT_CODEG_2013_1_08.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/2/CT_CODEG_2013_1_08.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/4/CT_CODEG_2013_1_08.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ac673fe0289db5de3ae3671e2fd82ca
8f9bcbb8e20179c29946590cc71bfa8f
009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a
7084eef05538d65d1e8a1357afd9e084
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922908705390592