Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Giovana Cristine de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13167
Resumo: A implantação da Gestão por Processos tem sido amplamente documentada quando consideradas grandes empresas de manufatura. Há um número limitado de pesquisas relacionadas à viabilidade da aplicação da Gestão por Processos em micro e pequenas empresas de serviços. No entanto, todas as empresas são constituídas por processos e podem ser beneficiadas pela aplicação desse método. Este trabalho teve como objetivo a aplicação da Gestão por Processos em uma loja de departamentos, com a utilização de um método de Gestão por Processos, composto por três fases subdivididas em oito etapas, adaptado às micros e pequenas empresas. Após a realização da revisão bibliográfica sobre processos, processos de negócios e de serviços, Gestão por Processos, organizações funcionais e orientadas por processos e qualidade voltada ao consumidor, iniciou-se a aplicação do método. Durante a primeira fase, determinou-se o processo “Atendimento ao Cliente” como o foco do trabalho. Desenvolveu-se o mapa do processo a partir do software VISIO para um maior detalhamento do mesmo. Após a identificação das necessidades da empresa, foram identificadas as necessidades e expectativas dos clientes, através da aplicação de um questionário. Na segunda fase, analisou-se o processo e percebeu-se que os principais problemas estão relacionados ao elevado índice de erros e o tempo de processamento. Também foram determinadas as causas desses problemas e metas de sucesso. Finalmente, na terceira fase do método, foram sugeridas alternativas de melhorias, como a utilização de um sistema de código de barras para o cadastro de mercadorias, a aquisição de leitores ópticos e uma impressora de etiquetas, implementação da assinatura digital para o sistema de notas promissórias, eliminação do terminal de lançamento, instalação de placas de identificação para os diferentes departamentos e implantação de prateleiras do tipo “casulos” no estoque de roupas. A partir das sugestões, muitas atividades podem ser eliminadas e o processo otimizado.
id UTFPR-12_a9cdd3a8716417675a8f644f5f2af2bb
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13167
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-16T14:09:10Z2020-11-16T14:09:10Z2016-06-17MENDONÇA, Giovana Cristine de. Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: Um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13167A implantação da Gestão por Processos tem sido amplamente documentada quando consideradas grandes empresas de manufatura. Há um número limitado de pesquisas relacionadas à viabilidade da aplicação da Gestão por Processos em micro e pequenas empresas de serviços. No entanto, todas as empresas são constituídas por processos e podem ser beneficiadas pela aplicação desse método. Este trabalho teve como objetivo a aplicação da Gestão por Processos em uma loja de departamentos, com a utilização de um método de Gestão por Processos, composto por três fases subdivididas em oito etapas, adaptado às micros e pequenas empresas. Após a realização da revisão bibliográfica sobre processos, processos de negócios e de serviços, Gestão por Processos, organizações funcionais e orientadas por processos e qualidade voltada ao consumidor, iniciou-se a aplicação do método. Durante a primeira fase, determinou-se o processo “Atendimento ao Cliente” como o foco do trabalho. Desenvolveu-se o mapa do processo a partir do software VISIO para um maior detalhamento do mesmo. Após a identificação das necessidades da empresa, foram identificadas as necessidades e expectativas dos clientes, através da aplicação de um questionário. Na segunda fase, analisou-se o processo e percebeu-se que os principais problemas estão relacionados ao elevado índice de erros e o tempo de processamento. Também foram determinadas as causas desses problemas e metas de sucesso. Finalmente, na terceira fase do método, foram sugeridas alternativas de melhorias, como a utilização de um sistema de código de barras para o cadastro de mercadorias, a aquisição de leitores ópticos e uma impressora de etiquetas, implementação da assinatura digital para o sistema de notas promissórias, eliminação do terminal de lançamento, instalação de placas de identificação para os diferentes departamentos e implantação de prateleiras do tipo “casulos” no estoque de roupas. A partir das sugestões, muitas atividades podem ser eliminadas e o processo otimizado.The implementation of Business Process Management has been widely documented when considering large manufacturing companies. There is a limited amount of research related to the viability of the application of Business Process Management in micro and small service businesses. However, all companies are made up of processes and can benefit by applying this method. This study aimed at the implementation of Business Process Management in a department store, using a Business Process Management method, consisted of three phases divided into eight stages, adapted to micro and small enterprises. Upon completion of the literature review of processes, service and business processes, business process management, process-driven and functional organization, and quality focused on the consumer, the implementation of the method started. During the first phase, the "Customer Service" process was determined as the focus of the study. The process map was developed through the use of VISIO software in order to detail it. After identifying the company's needs, the needs and expectations of customers were identified by creating a survey. In the second phase, the process was analyzed and it was observed that the main issues are related to the high rate of errors and processing time. The root causes of the problems were analyzed and the goals for success were determined. Finally, in the third stage of the method, alternative improvements have been suggested, such as the use of a barcode system for the registration of goods, the acquisition of optical readers and label printers, implementation of a digital signature for the promissory system, elimination of the registration terminal, installation of nameplates for different departments, and creation of shelves in the clothing inventory. From these suggestions, many activities can be eliminated and the processes can be optimized.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOServiços ao clienteControle de qualidadeSoftwareCustomer servicesProcess controlComputer softwareAplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de casoAplication of business process management in a department store: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraPereira Junior, Edson HermenegildoPereira Junior, Edson HermenegildoSantos, Cidmar Ortiz dosSilvina, Luani BackMendonça, Giovana Cristine deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13167/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALaplicacaogestaoporprocessos.pdfapplication/pdf1437009http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13167/2/aplicacaogestaoporprocessos.pdf9ae0823f5e15588ae240c0b8e839c8b4MD52TEXTaplicacaogestaoporprocessos.pdf.txtExtracted texttext/plain141180http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13167/3/aplicacaogestaoporprocessos.pdf.txt7b4c186766b5a9a6abe4b5619bfa430dMD53THUMBNAILaplicacaogestaoporprocessos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13167/4/aplicacaogestaoporprocessos.pdf.jpgec950a9e92c6ccf4490af70082af1485MD541/131672020-11-16 12:09:10.694oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T14:09:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Aplication of business process management in a department store: a case study
title Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso
spellingShingle Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso
Mendonça, Giovana Cristine de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Serviços ao cliente
Controle de qualidade
Software
Customer services
Process control
Computer software
title_short Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso
title_full Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso
title_fullStr Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso
title_sort Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: um estudo de caso
author Mendonça, Giovana Cristine de
author_facet Mendonça, Giovana Cristine de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira Junior, Edson Hermenegildo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira Junior, Edson Hermenegildo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silvina, Luani Back
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Giovana Cristine de
contributor_str_mv Pereira Junior, Edson Hermenegildo
Pereira Junior, Edson Hermenegildo
Santos, Cidmar Ortiz dos
Silvina, Luani Back
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Serviços ao cliente
Controle de qualidade
Software
Customer services
Process control
Computer software
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços ao cliente
Controle de qualidade
Software
Customer services
Process control
Computer software
description A implantação da Gestão por Processos tem sido amplamente documentada quando consideradas grandes empresas de manufatura. Há um número limitado de pesquisas relacionadas à viabilidade da aplicação da Gestão por Processos em micro e pequenas empresas de serviços. No entanto, todas as empresas são constituídas por processos e podem ser beneficiadas pela aplicação desse método. Este trabalho teve como objetivo a aplicação da Gestão por Processos em uma loja de departamentos, com a utilização de um método de Gestão por Processos, composto por três fases subdivididas em oito etapas, adaptado às micros e pequenas empresas. Após a realização da revisão bibliográfica sobre processos, processos de negócios e de serviços, Gestão por Processos, organizações funcionais e orientadas por processos e qualidade voltada ao consumidor, iniciou-se a aplicação do método. Durante a primeira fase, determinou-se o processo “Atendimento ao Cliente” como o foco do trabalho. Desenvolveu-se o mapa do processo a partir do software VISIO para um maior detalhamento do mesmo. Após a identificação das necessidades da empresa, foram identificadas as necessidades e expectativas dos clientes, através da aplicação de um questionário. Na segunda fase, analisou-se o processo e percebeu-se que os principais problemas estão relacionados ao elevado índice de erros e o tempo de processamento. Também foram determinadas as causas desses problemas e metas de sucesso. Finalmente, na terceira fase do método, foram sugeridas alternativas de melhorias, como a utilização de um sistema de código de barras para o cadastro de mercadorias, a aquisição de leitores ópticos e uma impressora de etiquetas, implementação da assinatura digital para o sistema de notas promissórias, eliminação do terminal de lançamento, instalação de placas de identificação para os diferentes departamentos e implantação de prateleiras do tipo “casulos” no estoque de roupas. A partir das sugestões, muitas atividades podem ser eliminadas e o processo otimizado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T14:09:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16T14:09:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDONÇA, Giovana Cristine de. Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: Um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13167
identifier_str_mv MENDONÇA, Giovana Cristine de. Aplicação da gestão por processos em uma loja de departamentos: Um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13167/1/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13167/2/aplicacaogestaoporprocessos.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13167/3/aplicacaogestaoporprocessos.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13167/4/aplicacaogestaoporprocessos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
9ae0823f5e15588ae240c0b8e839c8b4
7b4c186766b5a9a6abe4b5619bfa430d
ec950a9e92c6ccf4490af70082af1485
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922993607540736