A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729 |
Resumo: | A formação de professores é um processo que deve ser pensado desde a graduação, em cursos de licenciatura, até momentos nos quais estes profissionais já estão atuando em salas de aula, neste viés, a formação continuada também é importante para o desenvolvimento profissional do docente. A conscientização dos profissionais da educação quanto à importância dos diferentes processos de formação pelos quais perpassa um profissional que atua em sala de aula levantou a seguinte questão norteadora para esta pesquisa: como os professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba compreendem os processos de formação docente? Com isto, essa pesquisa tem o objetivo de identificar quais são as concepções de professores da rede pública de ensino de Curitiba-PR sobre os processos de formação docente. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem o caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista com 10 professoras atuantes em uma escola municipal situada na cidade de Curitiba. A escola atende alunos do Ensino Fundamental I e conta com um total de 20 professores. As entrevistas foram individuais e os dados foram analisados de forma criteriosa para a escrita deste artigo. Algumas professoras demonstraram conhecimento sobre o processo de formação docente, o qual se dá desde os estudos em cursos de licenciaturas e, elas se mostraram dispostas a realizar cursos de formação continuada para ampliar seus conhecimentos. Outras docentes não identificaram a importância de seus cursos de graduação neste primeiro momento. Fica perceptível que é necessário que novos estudos com esta temática sejam realizados, buscando verificar a percepção de outros professores sobre o assunto aqui abordado. Também é possível desenvolver projetos de intervenção com as professoras que participaram desta pesquisa e outros professores que atuam na Educação Básica para que eles compreendam a importância da formação integral docente para uma atuação profissional eficaz. |
id |
UTFPR-13_1f711d1ec6ca4fe64a03a722da43f52d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10729 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise7.08.00.00-6 EducaçãoFormação docente; Formação continuada; Professores da Educação Básica; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.A formação de professores é um processo que deve ser pensado desde a graduação, em cursos de licenciatura, até momentos nos quais estes profissionais já estão atuando em salas de aula, neste viés, a formação continuada também é importante para o desenvolvimento profissional do docente. A conscientização dos profissionais da educação quanto à importância dos diferentes processos de formação pelos quais perpassa um profissional que atua em sala de aula levantou a seguinte questão norteadora para esta pesquisa: como os professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba compreendem os processos de formação docente? Com isto, essa pesquisa tem o objetivo de identificar quais são as concepções de professores da rede pública de ensino de Curitiba-PR sobre os processos de formação docente. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem o caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista com 10 professoras atuantes em uma escola municipal situada na cidade de Curitiba. A escola atende alunos do Ensino Fundamental I e conta com um total de 20 professores. As entrevistas foram individuais e os dados foram analisados de forma criteriosa para a escrita deste artigo. Algumas professoras demonstraram conhecimento sobre o processo de formação docente, o qual se dá desde os estudos em cursos de licenciaturas e, elas se mostraram dispostas a realizar cursos de formação continuada para ampliar seus conhecimentos. Outras docentes não identificaram a importância de seus cursos de graduação neste primeiro momento. Fica perceptível que é necessário que novos estudos com esta temática sejam realizados, buscando verificar a percepção de outros professores sobre o assunto aqui abordado. Também é possível desenvolver projetos de intervenção com as professoras que participaram desta pesquisa e outros professores que atuam na Educação Básica para que eles compreendam a importância da formação integral docente para uma atuação profissional eficaz.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Elias, Ana Paula de Andrade JanzZoppo, Beatriz MariaGilz, Claudino2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesQualitativa; pesquisa exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1072910.3895/actio.v1n1.10729ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729/6977Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:47Zoai:periodicos.utfpr:article/10729Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:47Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise |
title |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise |
spellingShingle |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise Elias, Ana Paula de Andrade Janz 7.08.00.00-6 Educação Formação docente; Formação continuada; Professores da Educação Básica; Rede Municipal de Ensino de Curitiba. |
title_short |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise |
title_full |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise |
title_fullStr |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise |
title_full_unstemmed |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise |
title_sort |
A formação e o trabalho docente sob a ótica de professores de uma escola da rede municipal de Curitiba-PR: aspectos preliminares de uma análise |
author |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz |
author_facet |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz Zoppo, Beatriz Maria Gilz, Claudino |
author_role |
author |
author2 |
Zoppo, Beatriz Maria Gilz, Claudino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz Zoppo, Beatriz Maria Gilz, Claudino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação Formação docente; Formação continuada; Professores da Educação Básica; Rede Municipal de Ensino de Curitiba. |
topic |
7.08.00.00-6 Educação Formação docente; Formação continuada; Professores da Educação Básica; Rede Municipal de Ensino de Curitiba. |
description |
A formação de professores é um processo que deve ser pensado desde a graduação, em cursos de licenciatura, até momentos nos quais estes profissionais já estão atuando em salas de aula, neste viés, a formação continuada também é importante para o desenvolvimento profissional do docente. A conscientização dos profissionais da educação quanto à importância dos diferentes processos de formação pelos quais perpassa um profissional que atua em sala de aula levantou a seguinte questão norteadora para esta pesquisa: como os professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba compreendem os processos de formação docente? Com isto, essa pesquisa tem o objetivo de identificar quais são as concepções de professores da rede pública de ensino de Curitiba-PR sobre os processos de formação docente. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem o caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista com 10 professoras atuantes em uma escola municipal situada na cidade de Curitiba. A escola atende alunos do Ensino Fundamental I e conta com um total de 20 professores. As entrevistas foram individuais e os dados foram analisados de forma criteriosa para a escrita deste artigo. Algumas professoras demonstraram conhecimento sobre o processo de formação docente, o qual se dá desde os estudos em cursos de licenciaturas e, elas se mostraram dispostas a realizar cursos de formação continuada para ampliar seus conhecimentos. Outras docentes não identificaram a importância de seus cursos de graduação neste primeiro momento. Fica perceptível que é necessário que novos estudos com esta temática sejam realizados, buscando verificar a percepção de outros professores sobre o assunto aqui abordado. Também é possível desenvolver projetos de intervenção com as professoras que participaram desta pesquisa e outros professores que atuam na Educação Básica para que eles compreendam a importância da formação integral docente para uma atuação profissional eficaz. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Qualitativa; pesquisa exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729 10.3895/actio.v1n1.10729 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10729/6977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985499275264 |