A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o conceito motivação a partir de trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para primeira etapa analítica, foram analisados todos os trabalhos publicados nos anais das últimas seis edições do evento (2005 a 2015), totalizando 5693 artigos. Na sequência foram realizadas buscas pelo termo motivação, resultando em 93 trabalhos, os quais constituíram o corpus da presente pesquisa. Como ferramenta metodológica de análise e de coleta de dados, utilizou-se a análise textual, com ênfase nos pressupostos da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, foi possível constatar que: no ENPEC os trabalhos relacionados ao conceito motivação não representam uma temática significativa dentre os temas pesquisados ao longo das últimas seis edições; o número de pesquisas que trazem o termo motivação com seu entendimento de senso comum é elevado, aproximadamente 56% do total; e os trabalhos que buscam discutir o conceito motivação de forma fundamentada mostram uma limitação dos referenciais utilizados, evidenciando alguns autores, os quais apresentam fortes vínculos acadêmicos. |
id |
UTFPR-13_8c9846e12daaa99827947c941b8a6d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6820 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPECEnsino de Ciências e Educação MatemáticaMotivação; Análise de Conteúdo; ENPECEste trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o conceito motivação a partir de trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para primeira etapa analítica, foram analisados todos os trabalhos publicados nos anais das últimas seis edições do evento (2005 a 2015), totalizando 5693 artigos. Na sequência foram realizadas buscas pelo termo motivação, resultando em 93 trabalhos, os quais constituíram o corpus da presente pesquisa. Como ferramenta metodológica de análise e de coleta de dados, utilizou-se a análise textual, com ênfase nos pressupostos da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, foi possível constatar que: no ENPEC os trabalhos relacionados ao conceito motivação não representam uma temática significativa dentre os temas pesquisados ao longo das últimas seis edições; o número de pesquisas que trazem o termo motivação com seu entendimento de senso comum é elevado, aproximadamente 56% do total; e os trabalhos que buscam discutir o conceito motivação de forma fundamentada mostram uma limitação dos referenciais utilizados, evidenciando alguns autores, os quais apresentam fortes vínculos acadêmicos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, WilsonStanzani, Enio LorenaPassos, Marinez Meneghello2017-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/682010.3895/actio.v2n3.6820ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 97-114ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 97-1142525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820/4630https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/846https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/847https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/848Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:12Zoai:periodicos.utfpr:article/6820Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:12Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC |
title |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC |
spellingShingle |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC Carvalho, Wilson Ensino de Ciências e Educação Matemática Motivação; Análise de Conteúdo; ENPEC |
title_short |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC |
title_full |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC |
title_fullStr |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC |
title_full_unstemmed |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC |
title_sort |
A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC |
author |
Carvalho, Wilson |
author_facet |
Carvalho, Wilson Stanzani, Enio Lorena Passos, Marinez Meneghello |
author_role |
author |
author2 |
Stanzani, Enio Lorena Passos, Marinez Meneghello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Wilson Stanzani, Enio Lorena Passos, Marinez Meneghello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Educação Matemática Motivação; Análise de Conteúdo; ENPEC |
topic |
Ensino de Ciências e Educação Matemática Motivação; Análise de Conteúdo; ENPEC |
description |
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o conceito motivação a partir de trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para primeira etapa analítica, foram analisados todos os trabalhos publicados nos anais das últimas seis edições do evento (2005 a 2015), totalizando 5693 artigos. Na sequência foram realizadas buscas pelo termo motivação, resultando em 93 trabalhos, os quais constituíram o corpus da presente pesquisa. Como ferramenta metodológica de análise e de coleta de dados, utilizou-se a análise textual, com ênfase nos pressupostos da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, foi possível constatar que: no ENPEC os trabalhos relacionados ao conceito motivação não representam uma temática significativa dentre os temas pesquisados ao longo das últimas seis edições; o número de pesquisas que trazem o termo motivação com seu entendimento de senso comum é elevado, aproximadamente 56% do total; e os trabalhos que buscam discutir o conceito motivação de forma fundamentada mostram uma limitação dos referenciais utilizados, evidenciando alguns autores, os quais apresentam fortes vínculos acadêmicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820 10.3895/actio.v2n3.6820 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n3.6820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820/4630 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/846 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/847 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 97-114 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 97-114 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984310190080 |