Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Adriana Cibele de Mesquita
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Giacomini, Rui Rafael Faraco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/17313
Resumo: Com o avanço da biotecnologia e a compreensão dos benefícios que o homem tem com as leveduras, os estudos nesta área se intensificaram.  Este trabalho propõem uma revisão sobre os fundamentos e as inovações biotecnológicas no uso de leveduras nos processos fermentativos nas cervejarias e vinícolas. Muitas inovações e aplicações estão sendo realizadas através do uso de ferramentas biotecnológicas em diversos estudos: a genética das leveduras e sua relação com a evolução da espécie, a diversidade de cepas associadas as melhorias nos processos fermentativos em diferentes regiões geográficas. O genoma sequenciado da levedura Saccharomyces cerevisiae, traz informações relevantes quanto a identificação de genes reguladores de vias metabólicas responsáveis por formar distintos aromas e sabores em bebidas fermentadas como a cerveja e o vinho.  Dados com base molecular permitiu a identificação de genes da floculação em leveduras das cervejas e genes de interesse relacionados a compostos indesejáveis nos vinhos, dos quais foram desenvolvidas cepas recombinantes com tais características. Para a maior parte das modificações genéticas, além das alterações metabólicas introduzidas, não foi revelada nenhuma diferença significativa entre os vinhos produzidos com uma estirpe comercial e os vinhos produzidos com a correspondente estirpe modificada, em termos de características enológicas.
id UTFPR-3_b9cb6026a9af1929ee33b72df483494c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/17313
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadasCiência e Tecnologia de AlimentosLevedura; Diversidade; Genom;. Cervejarias; Vinícolas.Com o avanço da biotecnologia e a compreensão dos benefícios que o homem tem com as leveduras, os estudos nesta área se intensificaram.  Este trabalho propõem uma revisão sobre os fundamentos e as inovações biotecnológicas no uso de leveduras nos processos fermentativos nas cervejarias e vinícolas. Muitas inovações e aplicações estão sendo realizadas através do uso de ferramentas biotecnológicas em diversos estudos: a genética das leveduras e sua relação com a evolução da espécie, a diversidade de cepas associadas as melhorias nos processos fermentativos em diferentes regiões geográficas. O genoma sequenciado da levedura Saccharomyces cerevisiae, traz informações relevantes quanto a identificação de genes reguladores de vias metabólicas responsáveis por formar distintos aromas e sabores em bebidas fermentadas como a cerveja e o vinho.  Dados com base molecular permitiu a identificação de genes da floculação em leveduras das cervejas e genes de interesse relacionados a compostos indesejáveis nos vinhos, dos quais foram desenvolvidas cepas recombinantes com tais características. Para a maior parte das modificações genéticas, além das alterações metabólicas introduzidas, não foi revelada nenhuma diferença significativa entre os vinhos produzidos com uma estirpe comercial e os vinhos produzidos com a correspondente estirpe modificada, em termos de características enológicas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dantas, Adriana Cibele de MesquitaGiacomini, Rui Rafael Faraco2024-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1731310.3895/rbta.v18n1.17313Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 18, n. 1 (2024)1981-368610.3895/rbta.v18n1reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRDireitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T18:49:35Zoai:periodicos.utfpr:article/17313Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2024-08-01T18:49:35Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas
title Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas
spellingShingle Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas
Dantas, Adriana Cibele de Mesquita
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Levedura; Diversidade; Genom;. Cervejarias; Vinícolas.
title_short Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas
title_full Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas
title_fullStr Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas
title_full_unstemmed Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas
title_sort Inovações biotecnológicas em leveduras para bebidas fermentadas
author Dantas, Adriana Cibele de Mesquita
author_facet Dantas, Adriana Cibele de Mesquita
Giacomini, Rui Rafael Faraco
author_role author
author2 Giacomini, Rui Rafael Faraco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Adriana Cibele de Mesquita
Giacomini, Rui Rafael Faraco
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e Tecnologia de Alimentos
Levedura; Diversidade; Genom;. Cervejarias; Vinícolas.
topic Ciência e Tecnologia de Alimentos
Levedura; Diversidade; Genom;. Cervejarias; Vinícolas.
description Com o avanço da biotecnologia e a compreensão dos benefícios que o homem tem com as leveduras, os estudos nesta área se intensificaram.  Este trabalho propõem uma revisão sobre os fundamentos e as inovações biotecnológicas no uso de leveduras nos processos fermentativos nas cervejarias e vinícolas. Muitas inovações e aplicações estão sendo realizadas através do uso de ferramentas biotecnológicas em diversos estudos: a genética das leveduras e sua relação com a evolução da espécie, a diversidade de cepas associadas as melhorias nos processos fermentativos em diferentes regiões geográficas. O genoma sequenciado da levedura Saccharomyces cerevisiae, traz informações relevantes quanto a identificação de genes reguladores de vias metabólicas responsáveis por formar distintos aromas e sabores em bebidas fermentadas como a cerveja e o vinho.  Dados com base molecular permitiu a identificação de genes da floculação em leveduras das cervejas e genes de interesse relacionados a compostos indesejáveis nos vinhos, dos quais foram desenvolvidas cepas recombinantes com tais características. Para a maior parte das modificações genéticas, além das alterações metabólicas introduzidas, não foi revelada nenhuma diferença significativa entre os vinhos produzidos com uma estirpe comercial e os vinhos produzidos com a correspondente estirpe modificada, em termos de características enológicas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/17313
10.3895/rbta.v18n1.17313
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/17313
identifier_str_mv 10.3895/rbta.v18n1.17313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 18, n. 1 (2024)
1981-3686
10.3895/rbta.v18n1
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1809282204222619648