ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciano Costa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gohr, Cláudia Fabiana, Vieira Junior, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica para o ensino de Gestão da Produção que propõe a aplicação de conexões de PVC, normalmente utilizadas em instalações hidráulicas, para simular operações de montagem que são comuns na indústria. O método de ensino seguiu a lógica dos modelos de educação cooperativa e colaborativa e foi desenvolvido em uma abordagem de pesquisa-ação, uma vez que as atividades propostas foram testadas e aperfeiçoadas durante as aplicações feitas em laboratórios de ensino. A aplicabilidade do método foi confirmada pelo feedback positivo recebido dos alunos envolvidos, obtido através de uma pesquisa realizada após um conjunto de aplicações. A atividade com conexões hidráulicas representa um exercício prático que contribui para a redução da lacuna entre teoria e prática no ensino de Gestão de Produção. Utilizando materiais simples e de baixo custo, os alunos são induzidos a simular um processo real a partir de um produto fictício. 
id UTFPR-5_065a92d83a7f2afa465d5c5221df34b2
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1186
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃOEducação em Engenharia de Produção O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica para o ensino de Gestão da Produção que propõe a aplicação de conexões de PVC, normalmente utilizadas em instalações hidráulicas, para simular operações de montagem que são comuns na indústria. O método de ensino seguiu a lógica dos modelos de educação cooperativa e colaborativa e foi desenvolvido em uma abordagem de pesquisa-ação, uma vez que as atividades propostas foram testadas e aperfeiçoadas durante as aplicações feitas em laboratórios de ensino. A aplicabilidade do método foi confirmada pelo feedback positivo recebido dos alunos envolvidos, obtido através de uma pesquisa realizada após um conjunto de aplicações. A atividade com conexões hidráulicas representa um exercício prático que contribui para a redução da lacuna entre teoria e prática no ensino de Gestão de Produção. Utilizando materiais simples e de baixo custo, os alunos são induzidos a simular um processo real a partir de um produto fictício. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Luciano CostaGohr, Cláudia FabianaVieira Junior, Milton2013-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/118610.3895/S1808-04482013000100006Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013)1808-044810.3895/S1808-044820130001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186/995https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1186/130Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-23T16:48:59Zoai:periodicos.utfpr:article/1186Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-05-23T16:48:59Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
title ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
spellingShingle ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
Santos, Luciano Costa
Educação em Engenharia de Produção
title_short ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
title_full ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
title_fullStr ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
title_full_unstemmed ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
title_sort ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
author Santos, Luciano Costa
author_facet Santos, Luciano Costa
Gohr, Cláudia Fabiana
Vieira Junior, Milton
author_role author
author2 Gohr, Cláudia Fabiana
Vieira Junior, Milton
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciano Costa
Gohr, Cláudia Fabiana
Vieira Junior, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Engenharia de Produção
topic Educação em Engenharia de Produção
description O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica para o ensino de Gestão da Produção que propõe a aplicação de conexões de PVC, normalmente utilizadas em instalações hidráulicas, para simular operações de montagem que são comuns na indústria. O método de ensino seguiu a lógica dos modelos de educação cooperativa e colaborativa e foi desenvolvido em uma abordagem de pesquisa-ação, uma vez que as atividades propostas foram testadas e aperfeiçoadas durante as aplicações feitas em laboratórios de ensino. A aplicabilidade do método foi confirmada pelo feedback positivo recebido dos alunos envolvidos, obtido através de uma pesquisa realizada após um conjunto de aplicações. A atividade com conexões hidráulicas representa um exercício prático que contribui para a redução da lacuna entre teoria e prática no ensino de Gestão de Produção. Utilizando materiais simples e de baixo custo, os alunos são induzidos a simular um processo real a partir de um produto fictício. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186
10.3895/S1808-04482013000100006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482013000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186/995
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1186/130
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013)
1808-0448
10.3895/S1808-044820130001
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237641649618944