ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica para o ensino de Gestão da Produção que propõe a aplicação de conexões de PVC, normalmente utilizadas em instalações hidráulicas, para simular operações de montagem que são comuns na indústria. O método de ensino seguiu a lógica dos modelos de educação cooperativa e colaborativa e foi desenvolvido em uma abordagem de pesquisa-ação, uma vez que as atividades propostas foram testadas e aperfeiçoadas durante as aplicações feitas em laboratórios de ensino. A aplicabilidade do método foi confirmada pelo feedback positivo recebido dos alunos envolvidos, obtido através de uma pesquisa realizada após um conjunto de aplicações. A atividade com conexões hidráulicas representa um exercício prático que contribui para a redução da lacuna entre teoria e prática no ensino de Gestão de Produção. Utilizando materiais simples e de baixo custo, os alunos são induzidos a simular um processo real a partir de um produto fictício. |
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ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃOEducação em Engenharia de Produção O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica para o ensino de Gestão da Produção que propõe a aplicação de conexões de PVC, normalmente utilizadas em instalações hidráulicas, para simular operações de montagem que são comuns na indústria. O método de ensino seguiu a lógica dos modelos de educação cooperativa e colaborativa e foi desenvolvido em uma abordagem de pesquisa-ação, uma vez que as atividades propostas foram testadas e aperfeiçoadas durante as aplicações feitas em laboratórios de ensino. A aplicabilidade do método foi confirmada pelo feedback positivo recebido dos alunos envolvidos, obtido através de uma pesquisa realizada após um conjunto de aplicações. A atividade com conexões hidráulicas representa um exercício prático que contribui para a redução da lacuna entre teoria e prática no ensino de Gestão de Produção. Utilizando materiais simples e de baixo custo, os alunos são induzidos a simular um processo real a partir de um produto fictício. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Luciano CostaGohr, Cláudia FabianaVieira Junior, Milton2013-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/118610.3895/S1808-04482013000100006Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013)1808-044810.3895/S1808-044820130001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1186/995https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1186/130Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-23T16:48:59Zoai:periodicos.utfpr:article/1186Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-05-23T16:48:59Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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