AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS PRESTADOS NA ÁREA EDUCACIONAL ATRAVÉS DO MODELO SERVQUAL
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/445 |
Resumo: | O presente artigo aborda a qualidade dos serviços prestados aos clientes (alunos) em uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Santa Maria, RS. Para avaliação da qualidade, utilizou-se a Escala SERVQUAL, composta por quarenta e quatro questões, sendo vinte e duas questões para expectativas e vinte e duas para a percepção. O levantamento foi feito nos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia. Os dados foram analisados utilizando-se as freqüências dos gaps de cada questão da Escala SERVQUAL e de cada dimensão. Dos 534 alunos foram entrevistados 185 e utilizou-se o Alfha de Cronbach para a validação da pesquisa com fidedignidade acima de 0,9 mostrando que todos os entrevistados obtiveram a mesma linha de opiniões. Todos os gaps obtiveram qualidade insatisfatória, com fatores justificados pela mudança de gestores que ocorreu recentemente na instituição. O atributo tangível obteve o GAP mais insatisfeito com GAP= -1,29 e o atributo Empatia foi o menos insatisfeito com GAP= -0,89. Dados estes relevantes para que os novos gestores tenham conhecimento das expectativas e necessidades dos seus clientes, e evidenciar áreas com possibilidades de melhorias. |
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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS PRESTADOS NA ÁREA EDUCACIONAL ATRAVÉS DO MODELO SERVQUALO presente artigo aborda a qualidade dos serviços prestados aos clientes (alunos) em uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Santa Maria, RS. Para avaliação da qualidade, utilizou-se a Escala SERVQUAL, composta por quarenta e quatro questões, sendo vinte e duas questões para expectativas e vinte e duas para a percepção. O levantamento foi feito nos cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia. Os dados foram analisados utilizando-se as freqüências dos gaps de cada questão da Escala SERVQUAL e de cada dimensão. Dos 534 alunos foram entrevistados 185 e utilizou-se o Alfha de Cronbach para a validação da pesquisa com fidedignidade acima de 0,9 mostrando que todos os entrevistados obtiveram a mesma linha de opiniões. Todos os gaps obtiveram qualidade insatisfatória, com fatores justificados pela mudança de gestores que ocorreu recentemente na instituição. O atributo tangível obteve o GAP mais insatisfeito com GAP= -1,29 e o atributo Empatia foi o menos insatisfeito com GAP= -0,89. Dados estes relevantes para que os novos gestores tenham conhecimento das expectativas e necessidades dos seus clientes, e evidenciar áreas com possibilidades de melhorias.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Prass, Raquel MarceleSant' Anna, Luiz CarlosGodoy, Leoni Pentiado2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44510.3895/S1808-04482010000200012Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 2 (2010)1808-044810.3895/S1808-044820100002reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/445/489https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/445/30Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-30T20:00:57Zoai:periodicos.utfpr:article/445Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2010-06-30T20:00:57Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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