O modelo das forças de Porter e posicionamento estratégico como diferencial competitivo: o caso de uma empresa no ramo de bebidas
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8046 |
Resumo: | As empresas do ramo de bebidas são organizações que estão constantemente buscando maneiras mais eficientes de satisfazer as necessidades dos clientes. Cada organização utiliza-se de diversas estratégias com o objetivo de atingir mais compradores sem comprometer a sua existência e a sua vantagem competitiva. Este trabalho baseia-se nas cinco forças competitivas e na teoria das estratégias competitivas genéricas de Porter (1999), que estabelece em seu modelo que as empresas pertencentes ao mercado devem possuir, no mínimo, uma das três abordagens estratégicas: diferenciação, enfoque e liderança no custo. Será identificado e descrito o modo de atuação das cinco forças competitivas de Porter e como elas influenciam na definição da estratégia competitiva empresarial. Inicialmente, procurou-se realizar o levantamento da relação das estratégias da empresa em estudo com a teoria apresentada por Porter e foram aplicados questionários aos gerentes setoriais da empresa em questão. Após a análise destes questionários, foram identificados três agrupamentos setoriais com abordagens válidas. Posteriormente, foram selecionadas as respostas correlacionadas que possuíam maior afinidade entre os setores e que melhor representavam os resultados dispostos acerca da teoria proposta e, nesta amostragem, foi realizada uma entrevista com o gerente geral. O resultado observado a partir da entrevista validou a análise dos dados encontrados nos questionários aplicados anteriormente, demonstrando conformidade com o referencial teórico. Pode-se afirmar que, com os resultados obtidos, é válida a aplicação desta teoria na empresa comercial de bebidas, a qual vem se adequando para maximizar os resultados financeiros e aperfeiçoar o posicionamento estratégico em relação aos seus concorrentes |
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O modelo das forças de Porter e posicionamento estratégico como diferencial competitivo: o caso de uma empresa no ramo de bebidasEngenharia de Produção, Planejamento estratégicoSetor de Bebidas; Modelo de Forças Competitivas de Porter; Estratégia empresarialAs empresas do ramo de bebidas são organizações que estão constantemente buscando maneiras mais eficientes de satisfazer as necessidades dos clientes. Cada organização utiliza-se de diversas estratégias com o objetivo de atingir mais compradores sem comprometer a sua existência e a sua vantagem competitiva. Este trabalho baseia-se nas cinco forças competitivas e na teoria das estratégias competitivas genéricas de Porter (1999), que estabelece em seu modelo que as empresas pertencentes ao mercado devem possuir, no mínimo, uma das três abordagens estratégicas: diferenciação, enfoque e liderança no custo. Será identificado e descrito o modo de atuação das cinco forças competitivas de Porter e como elas influenciam na definição da estratégia competitiva empresarial. Inicialmente, procurou-se realizar o levantamento da relação das estratégias da empresa em estudo com a teoria apresentada por Porter e foram aplicados questionários aos gerentes setoriais da empresa em questão. Após a análise destes questionários, foram identificados três agrupamentos setoriais com abordagens válidas. Posteriormente, foram selecionadas as respostas correlacionadas que possuíam maior afinidade entre os setores e que melhor representavam os resultados dispostos acerca da teoria proposta e, nesta amostragem, foi realizada uma entrevista com o gerente geral. O resultado observado a partir da entrevista validou a análise dos dados encontrados nos questionários aplicados anteriormente, demonstrando conformidade com o referencial teórico. Pode-se afirmar que, com os resultados obtidos, é válida a aplicação desta teoria na empresa comercial de bebidas, a qual vem se adequando para maximizar os resultados financeiros e aperfeiçoar o posicionamento estratégico em relação aos seus concorrentesUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Ferreira, Diego Felipe RodriguesGonçalves Júnior, Elias RochaGonçalves, Virgínia SiqueiraCroce, Paulo Rossi2019-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/804610.3895/gi.v15n2.8046Revista Gestão Industrial; v. 15, n. 2 (2019)1808-044810.3895/gi.v15n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/8046/6363Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-11T11:42:16Zoai:periodicos.utfpr:article/8046Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2019-07-11T11:42:16Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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