GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/469 |
Resumo: | A gestão de conhecimento em serviços de tecnologia da informação (TI) tem assumido importância cada vez maior, diante dos desafios de um mercado cada vez mais globalizado. Existem provedores de TI no mercado mundial que estão investindo fortemente em gestão de conhecimento e inovação há algum tempo, a exemplo das empresas indianas. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar uma aplicação de um modelo de gestão do conhecimento em serviços de TI. Parte-se de um modelo teórico, o SKMS (Service Knowledge Management System), apresentado na versão do ITIL v3 - biblioteca de melhores práticas em gestão de serviços de TI. A seguir, com base em uma pesquisa-ação, estuda-se a aplicação do modelo dentro de um Global Operating Center ou Centro Global de Monitoramento de Infra-Estrutura de TI. Busca-se, finalmente, resultados significativos na criação, armazenamento e recuperação, assim como na integração do modelo à gestão do conhecimento do provedor. Apresenta-se, como conclusão, a importância do modelo na formação de competências essenciais de provedores de TI. |
id |
UTFPR-5_a2f72f2093b9d9b6bef6a7dda227288f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/469 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TIA gestão de conhecimento em serviços de tecnologia da informação (TI) tem assumido importância cada vez maior, diante dos desafios de um mercado cada vez mais globalizado. Existem provedores de TI no mercado mundial que estão investindo fortemente em gestão de conhecimento e inovação há algum tempo, a exemplo das empresas indianas. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar uma aplicação de um modelo de gestão do conhecimento em serviços de TI. Parte-se de um modelo teórico, o SKMS (Service Knowledge Management System), apresentado na versão do ITIL v3 - biblioteca de melhores práticas em gestão de serviços de TI. A seguir, com base em uma pesquisa-ação, estuda-se a aplicação do modelo dentro de um Global Operating Center ou Centro Global de Monitoramento de Infra-Estrutura de TI. Busca-se, finalmente, resultados significativos na criação, armazenamento e recuperação, assim como na integração do modelo à gestão do conhecimento do provedor. Apresenta-se, como conclusão, a importância do modelo na formação de competências essenciais de provedores de TI. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Gilmar Souzade Campos, Fernando Celso2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/46910.3895/S1808-04482009000300007S1Revista Gestão Industrial; Edição Especial - Gestão do Conhecimento1808-044810.3895/S1808-044820090003S1reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/469/377Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-12-01T14:03:20Zoai:periodicos.utfpr:article/469Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2009-12-01T14:03:20Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI |
title |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI |
spellingShingle |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI Santos, Gilmar Souza |
title_short |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI |
title_full |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI |
title_fullStr |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI |
title_sort |
GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DO USO DO MODELO ITIL-SKMS EM MONITORAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TI |
author |
Santos, Gilmar Souza |
author_facet |
Santos, Gilmar Souza de Campos, Fernando Celso |
author_role |
author |
author2 |
de Campos, Fernando Celso |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilmar Souza de Campos, Fernando Celso |
description |
A gestão de conhecimento em serviços de tecnologia da informação (TI) tem assumido importância cada vez maior, diante dos desafios de um mercado cada vez mais globalizado. Existem provedores de TI no mercado mundial que estão investindo fortemente em gestão de conhecimento e inovação há algum tempo, a exemplo das empresas indianas. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar uma aplicação de um modelo de gestão do conhecimento em serviços de TI. Parte-se de um modelo teórico, o SKMS (Service Knowledge Management System), apresentado na versão do ITIL v3 - biblioteca de melhores práticas em gestão de serviços de TI. A seguir, com base em uma pesquisa-ação, estuda-se a aplicação do modelo dentro de um Global Operating Center ou Centro Global de Monitoramento de Infra-Estrutura de TI. Busca-se, finalmente, resultados significativos na criação, armazenamento e recuperação, assim como na integração do modelo à gestão do conhecimento do provedor. Apresenta-se, como conclusão, a importância do modelo na formação de competências essenciais de provedores de TI. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/469 10.3895/S1808-04482009000300007S1 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/469 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482009000300007S1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/469/377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; Edição Especial - Gestão do Conhecimento 1808-0448 10.3895/S1808-044820090003S1 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237644093849600 |