Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7124 |
Resumo: | A literatura aponta diversas ferramentas capazes de avaliar e melhorar a qualidade em serviços, entretanto predominam-se mecanismos subjetivos, que se resumem a mensurar a satisfação do cliente ao fim do processo. É certo que, a qualidade tem foco no cliente, mas na atual Era da Qualidade assume-se que ela é gerada durante o processo produtivo. Daí objetivou-se construir um modelo de análise e melhoria de processo, respaldado nos preceitos da Gestão da Qualidade, capaz de otimizar processos executados no setor de serviços, através do uso de técnicas de gestão e estatística, como também gerasse dados objetivos para que assim a tomada de decisão fosse feita de forma mais robusta. Para isto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, de aspecto exploratório, qualitativo e de natureza básica. Ao fim, através da concatenação das fases do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) com as etapas de Planejamento Experimental foi obtido modelo. |
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Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidadeEngenharia de Produção. Gerência de Produção. Garantia de Controle de Qualidade.modelo; qualidade; processo; serviço.A literatura aponta diversas ferramentas capazes de avaliar e melhorar a qualidade em serviços, entretanto predominam-se mecanismos subjetivos, que se resumem a mensurar a satisfação do cliente ao fim do processo. É certo que, a qualidade tem foco no cliente, mas na atual Era da Qualidade assume-se que ela é gerada durante o processo produtivo. Daí objetivou-se construir um modelo de análise e melhoria de processo, respaldado nos preceitos da Gestão da Qualidade, capaz de otimizar processos executados no setor de serviços, através do uso de técnicas de gestão e estatística, como também gerasse dados objetivos para que assim a tomada de decisão fosse feita de forma mais robusta. Para isto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, de aspecto exploratório, qualitativo e de natureza básica. Ao fim, através da concatenação das fases do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) com as etapas de Planejamento Experimental foi obtido modelo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Paula, Izabel Alinne Alves2018-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/712410.3895/gi.v14n2.7124Revista Gestão Industrial; v. 14, n. 2 (2018)1808-044810.3895/gi.v14n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7124/5467https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/864https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/865https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/866https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/867https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/868Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-26T16:14:18Zoai:periodicos.utfpr:article/7124Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2018-10-26T16:14:18Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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