Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Izabel Alinne Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7124
Resumo: A literatura aponta diversas ferramentas capazes de avaliar e melhorar a qualidade em serviços, entretanto predominam-se mecanismos subjetivos, que se resumem a mensurar a satisfação do cliente ao fim do processo. É certo que, a qualidade tem foco no cliente, mas na atual Era da Qualidade assume-se que ela é gerada durante o processo produtivo. Daí objetivou-se construir um modelo de análise e melhoria de processo, respaldado nos preceitos da Gestão da Qualidade, capaz de otimizar processos executados no setor de serviços, através do uso de técnicas de gestão e estatística, como também gerasse dados objetivos para que assim a tomada de decisão fosse feita de forma mais robusta. Para isto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, de aspecto exploratório, qualitativo e de natureza básica. Ao fim, através da concatenação das fases do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) com as etapas de Planejamento Experimental foi obtido modelo.
id UTFPR-5_b5ee6f776f060118c84d915dea216837
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7124
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidadeEngenharia de Produção. Gerência de Produção. Garantia de Controle de Qualidade.modelo; qualidade; processo; serviço.A literatura aponta diversas ferramentas capazes de avaliar e melhorar a qualidade em serviços, entretanto predominam-se mecanismos subjetivos, que se resumem a mensurar a satisfação do cliente ao fim do processo. É certo que, a qualidade tem foco no cliente, mas na atual Era da Qualidade assume-se que ela é gerada durante o processo produtivo. Daí objetivou-se construir um modelo de análise e melhoria de processo, respaldado nos preceitos da Gestão da Qualidade, capaz de otimizar processos executados no setor de serviços, através do uso de técnicas de gestão e estatística, como também gerasse dados objetivos para que assim a tomada de decisão fosse feita de forma mais robusta. Para isto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, de aspecto exploratório, qualitativo e de natureza básica. Ao fim, através da concatenação das fases do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) com as etapas de Planejamento Experimental foi obtido modelo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Paula, Izabel Alinne Alves2018-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/712410.3895/gi.v14n2.7124Revista Gestão Industrial; v. 14, n. 2 (2018)1808-044810.3895/gi.v14n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7124/5467https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/864https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/865https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/866https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/867https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/868Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-26T16:14:18Zoai:periodicos.utfpr:article/7124Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2018-10-26T16:14:18Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
title Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
spellingShingle Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
de Paula, Izabel Alinne Alves
Engenharia de Produção. Gerência de Produção. Garantia de Controle de Qualidade.
modelo; qualidade; processo; serviço.
title_short Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
title_full Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
title_fullStr Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
title_full_unstemmed Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
title_sort Proposta de modelo de análise e otimização de processos para o setor de serviços visando a melhoria da qualidade
author de Paula, Izabel Alinne Alves
author_facet de Paula, Izabel Alinne Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Izabel Alinne Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Produção. Gerência de Produção. Garantia de Controle de Qualidade.
modelo; qualidade; processo; serviço.
topic Engenharia de Produção. Gerência de Produção. Garantia de Controle de Qualidade.
modelo; qualidade; processo; serviço.
description A literatura aponta diversas ferramentas capazes de avaliar e melhorar a qualidade em serviços, entretanto predominam-se mecanismos subjetivos, que se resumem a mensurar a satisfação do cliente ao fim do processo. É certo que, a qualidade tem foco no cliente, mas na atual Era da Qualidade assume-se que ela é gerada durante o processo produtivo. Daí objetivou-se construir um modelo de análise e melhoria de processo, respaldado nos preceitos da Gestão da Qualidade, capaz de otimizar processos executados no setor de serviços, através do uso de técnicas de gestão e estatística, como também gerasse dados objetivos para que assim a tomada de decisão fosse feita de forma mais robusta. Para isto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, de aspecto exploratório, qualitativo e de natureza básica. Ao fim, através da concatenação das fases do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) com as etapas de Planejamento Experimental foi obtido modelo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7124
10.3895/gi.v14n2.7124
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7124
identifier_str_mv 10.3895/gi.v14n2.7124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7124/5467
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/864
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/865
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/866
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/867
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7124/868
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 14, n. 2 (2018)
1808-0448
10.3895/gi.v14n2
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237643987943424