Tecnologia social no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539 |
Resumo: | A tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação. |
id |
UTFPR-6_03a62f9fbe27e6857b6ad726c27adfcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/16539 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia social no ensino básicoEducaçãoTecnologia Social; Educação; Ensino BásicoA tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vaz, Ednilson Luiz SilvaSant'Anna, Daniele Ornaghi2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1653910.3895/rts.v19n58.16539Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-172Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-1721984-35261809-004410.3895/rts.v19n58reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539/9953Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:15Zoai:periodicos.utfpr:article/16539Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:15Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia social no ensino básico |
title |
Tecnologia social no ensino básico |
spellingShingle |
Tecnologia social no ensino básico Vaz, Ednilson Luiz Silva Educação Tecnologia Social; Educação; Ensino Básico |
title_short |
Tecnologia social no ensino básico |
title_full |
Tecnologia social no ensino básico |
title_fullStr |
Tecnologia social no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Tecnologia social no ensino básico |
title_sort |
Tecnologia social no ensino básico |
author |
Vaz, Ednilson Luiz Silva |
author_facet |
Vaz, Ednilson Luiz Silva Sant'Anna, Daniele Ornaghi |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Anna, Daniele Ornaghi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Ednilson Luiz Silva Sant'Anna, Daniele Ornaghi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologia Social; Educação; Ensino Básico |
topic |
Educação Tecnologia Social; Educação; Ensino Básico |
description |
A tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539 10.3895/rts.v19n58.16539 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v19n58.16539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539/9953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-172 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-172 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n58 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663125504001 |