Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gozzi , Marcelo Pupim
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Mizukami , Maria da Graça Nicoletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2516
Resumo: Este artigo mostra uma comparação entre duas comunidades, uma desenvolvida presencialmente e outra virtualmente, objetivando verificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas, quando visionadas através de quatro dimensões: formação da identidade do grupo; percepção dos limites individuais; definição do foco que mantém a comunidade ativa; e desenvolvimento da responsabilidade comum. Ele vem contribuir para o entendimento das potencialidades das comunidades virtuais, capazes de agrupar pessoas dispersas geograficamente, com baixo custo e flexibilidade temporal de acesso. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa em uma comunidade virtual de prática de um curso a distância mediado por computador e Internet, foi possível fazer uma descrição analítica- sintética do processo de construção de um projeto coletivo neste curso, possibilitando visualizar e analisar o desenvolvimento desta comunidade virtual nas quatro dimensões citadas, comparando com o resultado de uma pesquisa realizada em uma comunidade presencial. Os resultados mostram a comparação no desenvolvimento das duas comunidades, ressaltando a importância da mediação pedagógica e da interface virtual do ambiente para o favorecimento da construção de projetos coletivos em comunidades virtuais de prática.
id UTFPR-6_6e8a3e87255a1c24864238308d30313b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2516
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensõesEste artigo mostra uma comparação entre duas comunidades, uma desenvolvida presencialmente e outra virtualmente, objetivando verificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas, quando visionadas através de quatro dimensões: formação da identidade do grupo; percepção dos limites individuais; definição do foco que mantém a comunidade ativa; e desenvolvimento da responsabilidade comum. Ele vem contribuir para o entendimento das potencialidades das comunidades virtuais, capazes de agrupar pessoas dispersas geograficamente, com baixo custo e flexibilidade temporal de acesso. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa em uma comunidade virtual de prática de um curso a distância mediado por computador e Internet, foi possível fazer uma descrição analítica- sintética do processo de construção de um projeto coletivo neste curso, possibilitando visualizar e analisar o desenvolvimento desta comunidade virtual nas quatro dimensões citadas, comparando com o resultado de uma pesquisa realizada em uma comunidade presencial. Os resultados mostram a comparação no desenvolvimento das duas comunidades, ressaltando a importância da mediação pedagógica e da interface virtual do ambiente para o favorecimento da construção de projetos coletivos em comunidades virtuais de prática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2008-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/251610.3895/rts.v4n6.2516Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)1984-35261809-004410.3895/rts.v4n6reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2516/1629Direitos autorais 2008 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGozzi , Marcelo Pupim Mizukami , Maria da Graça Nicoletti 2014-12-10T12:09:41Zoai:periodicos.utfpr:article/2516Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:09:41Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
title Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
spellingShingle Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
Gozzi , Marcelo Pupim
title_short Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
title_full Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
title_fullStr Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
title_full_unstemmed Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
title_sort Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
author Gozzi , Marcelo Pupim
author_facet Gozzi , Marcelo Pupim
Mizukami , Maria da Graça Nicoletti
author_role author
author2 Mizukami , Maria da Graça Nicoletti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gozzi , Marcelo Pupim
Mizukami , Maria da Graça Nicoletti
description Este artigo mostra uma comparação entre duas comunidades, uma desenvolvida presencialmente e outra virtualmente, objetivando verificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas, quando visionadas através de quatro dimensões: formação da identidade do grupo; percepção dos limites individuais; definição do foco que mantém a comunidade ativa; e desenvolvimento da responsabilidade comum. Ele vem contribuir para o entendimento das potencialidades das comunidades virtuais, capazes de agrupar pessoas dispersas geograficamente, com baixo custo e flexibilidade temporal de acesso. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa em uma comunidade virtual de prática de um curso a distância mediado por computador e Internet, foi possível fazer uma descrição analítica- sintética do processo de construção de um projeto coletivo neste curso, possibilitando visualizar e analisar o desenvolvimento desta comunidade virtual nas quatro dimensões citadas, comparando com o resultado de uma pesquisa realizada em uma comunidade presencial. Os resultados mostram a comparação no desenvolvimento das duas comunidades, ressaltando a importância da mediação pedagógica e da interface virtual do ambiente para o favorecimento da construção de projetos coletivos em comunidades virtuais de prática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2516
10.3895/rts.v4n6.2516
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2516
identifier_str_mv 10.3895/rts.v4n6.2516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2516/1629
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2008 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2008 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v4n6
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877539823616