Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos discussões sobre a imbricada relação entre o binômio desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano no âmbito da educação em Engenharia e defendemos que, por meio de sua equalização, será possível efetivar uma educação tecnológica mais comprometida com o bem viver coletivo. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica e por meio dela construímos encaminhamentos de cunho reflexivo/propositivo. Nesse sentido, constatamos que: (a) a educação em Engenharia precisa reavaliar o modelo de desenvolvimento tecnológico que, historicamente, reproduz; (b) as repercussões da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo nos levam a pensar em fragilidades do enfoque CTS como interface de formação e, nessa perspectiva, trabalhamos com o conceito de Equação Civilizatória para relacionar as questões técnicas e humanas; e (c) a formulação e resolução desta complexa e não linear equação passa por uma educação mais interdisciplinar e menos ‘comportada’. |
id |
UTFPR-6_974b50447166020514fe508301f7a783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5326 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vidaÁrea: Ciências Humanas; Sub-área: EducaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)Neste artigo apresentamos discussões sobre a imbricada relação entre o binômio desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano no âmbito da educação em Engenharia e defendemos que, por meio de sua equalização, será possível efetivar uma educação tecnológica mais comprometida com o bem viver coletivo. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica e por meio dela construímos encaminhamentos de cunho reflexivo/propositivo. Nesse sentido, constatamos que: (a) a educação em Engenharia precisa reavaliar o modelo de desenvolvimento tecnológico que, historicamente, reproduz; (b) as repercussões da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo nos levam a pensar em fragilidades do enfoque CTS como interface de formação e, nessa perspectiva, trabalhamos com o conceito de Equação Civilizatória para relacionar as questões técnicas e humanas; e (c) a formulação e resolução desta complexa e não linear equação passa por uma educação mais interdisciplinar e menos ‘comportada’.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bordin, LeandroBazzo, Walter Antonio2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/532610.3895/rts.v13n28.5326Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n28reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326/3676Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-17T18:39:02Zoai:periodicos.utfpr:article/5326Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-05-17T18:39:02Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida |
title |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida |
spellingShingle |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida Bordin, Leandro Área: Ciências Humanas; Sub-área: Educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente) |
title_short |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida |
title_full |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida |
title_fullStr |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida |
title_full_unstemmed |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida |
title_sort |
Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida |
author |
Bordin, Leandro |
author_facet |
Bordin, Leandro Bazzo, Walter Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Bazzo, Walter Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordin, Leandro Bazzo, Walter Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Área: Ciências Humanas; Sub-área: Educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente) |
topic |
Área: Ciências Humanas; Sub-área: Educação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente) |
description |
Neste artigo apresentamos discussões sobre a imbricada relação entre o binômio desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano no âmbito da educação em Engenharia e defendemos que, por meio de sua equalização, será possível efetivar uma educação tecnológica mais comprometida com o bem viver coletivo. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica e por meio dela construímos encaminhamentos de cunho reflexivo/propositivo. Nesse sentido, constatamos que: (a) a educação em Engenharia precisa reavaliar o modelo de desenvolvimento tecnológico que, historicamente, reproduz; (b) as repercussões da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo nos levam a pensar em fragilidades do enfoque CTS como interface de formação e, nessa perspectiva, trabalhamos com o conceito de Equação Civilizatória para relacionar as questões técnicas e humanas; e (c) a formulação e resolução desta complexa e não linear equação passa por uma educação mais interdisciplinar e menos ‘comportada’. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326 10.3895/rts.v13n28.5326 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v13n28.5326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5326/3676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v13n28 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877528289280 |